Guia do Freela

Onde contratar freelancer? Saiba tudo sobre o assunto!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Nos últimos anos, surgiram novos formatos de trabalho. Não por acaso, muitas empresas passaram a contratar freelancer, principalmente para atuar em projetos específicos.

Seja para um trabalho de um dia, um projeto de longo prazo ou uma tarefa de poucas semanas, é cada vez mais comum ver equipes com um freelancer.

De fato, a procura por freelancers tem crescido no mercado. Nesse sentido, também surgem dúvidas sobre esta forma de trabalho. 

Caso você não saiba como encontrar um bom profissional freelancer online, não se preocupe! 🤗 Este artigo foi feito com as melhores dicas de onde contratar freelancer. Confira!

Por que contratar freelancer?

Antes de falarmos sobre onde e como contratar freelancer, é preciso saber porque esse tipo de trabalho é vantajoso para quem contrata.

O freelancer é um profissional autônomo, que atua sem vínculo empregatício. Isso permite uma jornada de trabalho flexível, com menos custos.

É comum que as empresas contratem pessoas por meio do regime CLT. Entretanto, existem projetos e cargos que não precisam de uma contratação de longa duração, com todos os trâmites legais. São para esses projetos que contratar freelancer é uma boa ideia! 💡

Contratar freelancer

Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa que atua com designers. Caso entre um projeto grande, sua equipe pode ficar sobrecarregada. Então, um designer freelancer surge como uma opção!

Ou seja, a sua equipe não estará sobrecarregada e você vai ter um profissional apto para realização do projeto. Além disso, esse profissional extra não vai demandar direitos trabalhistas ou a burocracia de contratações formais.

O mesmo vale para um restaurante. No dia a dia, um número específico de garçons consegue atender a demanda. Entretanto, em datas comemorativas, um garçom freelancer pode ser bem-vindo.

Assim, contratar freelancer é uma ótima maneira de ter uma mão de obra qualificada, com praticidade.

Onde posso contratar freelancer?

Assim como outras profissões, existem várias formas de contratar freelancer. Seja com sites freelas, anúncios online ou indicações de amigos, o mercado está recheado de bons profissionais autônomos.

Apesar de ser fácil, algumas empresas e recrutadores não sabem como e onde contratar esse tipo de  profissional.

Se esse for o seu caso, as próximas dicas serão bem úteis! Dessa forma, você pode contratar freelancer para sua equipe de maneira prática e segura. Confira!

Sites Freelas

Os sites freelas talvez sejam a forma mais conhecida de contratar freelancer.

Cada plataforma possui algumas regras ou características diferentes para contratação, mas de modo geral são bem simples e intuitivas.

99freelas, Workana, GetNinjas e VintePila são exemplos de sites freela. Neles, é possível encontrar anúncios com ofertas de trabalhos freelancers. Cada anúncio varia de acordo com a duração do projeto e o tipo de serviço.

Também é possível contratar freelancer por meio de anúncios diretos. Nesse sentido, informe o tipo de profissional que você busca, como será o projeto e a duração prevista. Assim, você vai receber propostas dos freelas. 

Exemplo de site para contratar freelancer

Redes Sociais

Outra forma muito comum de contratar freelancer é por meio de posts em redes sociais.

Em uma busca rápida pelo Facebook, você consegue encontrar pessoas divulgando seu trabalho como freelancer.

Além disso, saiba que é possível encontrar grupos com nichos específicos para diferentes áreas. Em cada grupo do Facebook, existem freelas experientes ou que estão iniciando uma carreira freela.

Você também pode fazer um post dentro do grupo anunciando diretamente uma vaga freelancer.

Se você não quiser usar o Facebook, o LinkedIn também é uma ótima opção. Nesse site, são anunciadas novas vagas diariamente, tanto para oportunidades freelancers quanto CLT. Você pode publicar no seu feed sobre um projeto freela e aguardar os candidatos.

Exemplo de post em redes sociais

Pesquisa no Google

Essa opção pode parecer um pouco óbvia, mas ainda é uma das formas de contratar freelancer!

Com os mecanismos de busca do Google, você pode encontrar sites freelancers com oportunidades e novas ofertas de trabalho a todo instante. Ou encontrar plataformas com recomendações de onde encontrar freelancer.

Também é comum encontrar portfólios de profissionais de diferentes áreas. Esses materiais são úteis para tomar uma decisão de contratar freelancer.

Ou seja, com uma rápida pesquisa no Google você pode encontrar opções confiáveis e seguras.

E um lembrete: freelancers contratados fora de sites podem exigir um contrato de serviço. Isso também é positivo para quem contrata.

Exemplo busca freelancer no Google

Freelancers na sua equipe

Viu como é simples e seguro contratar freelancer? De fato, existem bons motivos para investir em profissionais autônomos na sua equipe de trabalho!

Com uma busca em diferentes redes, certamente você vai encontrar bons profissionais. Assim, seu projeto terá mais condições de se concretizar!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como contratar um freelancer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *