Guia do Freela

Como funciona o site 99Freelas?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Procurando vagas como freelancer e se deparou com o site 99Freelas? Essa é uma das principais plataformas existentes para que freelancers consigam se conectar com possíveis clientes.

Por aqui, os contratantes também podem encontrar profissionais freelancers capacitados para realizar seus projetos, chamando-os diretamente para uma negociação.

Dentre os ramos que são aceitos no site 99Freelas está a redação, programação, fotografia, social media, e diversos outros.

Então, que tal entender todos os detalhes dessa plataforma, e como conseguir alguns trabalhos freela? Siga em frente  e tire todas as suas dúvidas!

O que é o site 99Freelas?

O site 99Freelas é uma plataforma online que conecta profissionais freelancers à clientes que precisam desenvolver projetos.

Sem dúvida, esse site é um dos mais famosos quando consideramos essa modalidade de trabalho. 

A plataforma é bastante ampla, tanto em questão de profissionais disponíveis, incluindo 99freelas escrita, como de preços praticados. Isso porque, por aqui você pode encontrar valores condizentes com o que o projeto exige. Mas, também há clientes que oferecem valores muito abaixo do praticado.

Como funções, os clientes podem encontrar fotógrafos, redatores, programadores, designers, desenvolvedores, social media, especialistas em SEO e muitos outros.

Por ser um site internacional, existe um certo grau de concorrência. Então, é importante destacar seu perfil e as suas qualidades. Muitas vezes, analisar os perfis dos seus concorrentes é uma boa tática para mostrar seus diferenciais, aumentando as chances de conseguir um bom trabalho no site 99Freelas.

site 99freelas

Como funciona o 99freelas?

Uma dúvida que muita gente tem ao ouvir falar desse site é: “99Freelas, como funciona?”

De maneira resumida, primeiramente é preciso realizar um cadastro. Então, para oferecer os trabalhos freelancers é só enviar uma proposta para um projeto anunciado. Fica a cargo do contratante aprovar ou recusar essa candidatura.

Você também pode receber propostas de contratantes, que acontece quando um cliente analisa o seu perfil e entra em contato diretamente com você para negociar.

Quem busca oportunidades pode usar filtros para encontrar o trabalho que se enquadre em suas habilidades. E é bacana ficar de olho periodicamente, porque todos os dias são registrados novos projetos para demandas recorrentes ou pontuais. 

O site é inteiramente gratuito para cadastro e envio de propostas para potenciais clientes. Mas, o 99freelas calculadora cobra uma taxa de 5% a 20% sobre o valor final da oferta, e será paga pelo contratante.

Ou seja, o que você receber terá um desconto de 5 a 20%, no momento em que o cliente fizer o pagamento.

Existem planos premium com valores variados e que oferecem outras vantagens e benefícios para os freelas, como taxas menores sobre os projetos realizados.

O site 99freelas é seguro?

Uma das principais questões de site de freelancer ou para oferta de trabalho, é saber se a plataforma é segura. Principalmente para garantir que não haverá nenhum tipo de prejuízo ou danos.

O site declara e reconhece que o seu serviço é unicamente intermediar relações entre contratantes e prestadores de serviço. Por isso, trabalha para oferecer uma experiência segura para todos.

Quando há problemas como cancelamento de projetos, o site 99Freelas faz a mediação para identificar quem deve ser reembolsado. Além disso, fornece documentos fiscais relativos aos serviços efetivamente prestados pela plataforma. 

Por outro lado, diversos usuários relatam ter caído em golpes dentro do 99Freelas. São casos de clientes falsos, que oferecem uma proposta atrativa (geralmente para os freelas que são novos no site) e exigem um “depósito de segurança” para liberar o pagamento do que foi feito.

No Guia do Freela, temos um post MEGA completa sobre o golpe do depósito de segurança. Vale a pena conferir para ficar atento e não cair nesse tipo de situação.

Assim, pode-se  dizer que o site 99Freelas possui confiabilidade – mas não é o site freela mais seguro da atualidade.

Uma dica essencial para garantir mais segurança é se certificar de negociar, formalizar o projeto e fazer a entrega dentro da plataforma. Ou seja, nada de sair do site para negociar! A maioria dos clientes que pedem para fazer uma negociação fora do 99Freelas são golpistas.

Como se inscrever no 99freelas

É muito simples se cadastrar no site 99Freelas, basta clicar no canto superior direito da página na opção “Eu quero trabalhar”.

Então, o freela pode escolher se cadastrar com suas redes sociais, ou com seu e-mail e senha. Ao terminar de preencher as informações requeridas, é só clicar em cadastrar.

Tela de cadastro do 99freelas

Para terminar, o profissional terá que clicar no link enviado para o seu e-mail para validar sua inscrição. Depois, é só usufruir de todas as funcionalidades do site.

Não esqueça de criar um perfil que demonstre suas habilidades, competências, campo de atuação e seus diferenciais. E, adicionar seu portfólio.

Inclusive, vale avisar que o mercado de tecnologia está, cada vez mais, oferecendo vagas de trabalho freelancer. Se você é desse ramo, tem ainda mais oportunidades.

Se candidatando a vagas

O site 99Freelas é super amigável e fácil de ser usado. Para conseguir oferecer seus serviços é só ir na aba Projetos, e “buscar projetos” selecionando a área de interesse, como 99freelas digitador.

Ao escolher uma opção que é do seu interesse, envie uma proposta. Lembre-se de descrever suas qualificações, o tempo necessário para execução e o preço.

E caso sua proposta seja aceita, é só aguardar o cliente fazer a garantia do pagamento e iniciar os trabalhos.

Quando terminar, marque que o projeto está concluído para que o cliente libere o pagamento para que seja repassado a você. O site 99Freelas se encarrega de liberar o dinheiro diretamente na conta bancária cadastrada em até 10 dias úteis para contas grátis.

E fique tranquilo, se o pagamento não for repassado, o site 99freelas emite uma posição em até 5 dias. É só entrar em contato pelo e-mail.

As regras do 99freelas 

Como tantas outras plataformas de ligação entre profissionais e clientes, é proibido adicionar informações de contato ao perfil ou portfólio. 

Também não solicite ou compartilhe dados de contato ao enviar proposta e evite perguntar sobre o projeto sem necessidade ou solicitação do cliente.

Recuse pagamentos fora da plataforma e informe, na sua proposta ao cliente, a comissão destinada ao 99Freelas. Obviamente, não envie conteúdo ofensivo, cumpra o trabalho e prazo acordado, e não cometa plágios.

Evite quebrar essas regras, assim como propagar spams, fraudes, atividades ilegais e outras ações contra os termos e regras estipulados. 

Caso contrário, o site 99Freelas adicionará um ícone de alerta ao seu perfil e irá rebaixar suas propostas para últimas posições.

Outra penalização é bloquear suas atividades por prazo indeterminado. Em casos extremos, o site pode banir definitivamente o acesso do usuário.

Pontos positivos

O site 99Freelas não é um dos mais famosos por acaso. Há vários benefícios que podem ser obtidos, como: 

  • criar network com profissionais e empresas de diferentes lugares;
  • ferramentas intuitivas;
  • possibilidade de delimitar seu preço;
  • redução de burocracias e pagamento em dia;
  • oportunidade para novos freelas conseguirem clientes mesmo sem experiência;
  • enviar propostas ilimitadas, mesmo com plano gratuito.

Pontos negativos

Já em relação às desvantagens, o site 99Freelas possui:

  • concorrência acirrada, podendo haver leilão de preço pelo cliente;
  • limitações na versão grátis;
  • pagamento pode ser realizado em até 10 dias;
  • grande incidência de clientes golpistas;
  • na versão gratuita só é possível se candidatar ao projeto após 24 horas de publicação da oportunidade.      

Conclusão

O site 99Freelas não faz todo esse sucesso à toa. De fato, a plataforma é muito bem estruturada, na questão de navegação e de suas regras. 

Como há intervenção em relação aos pagamentos, é muito mais seguro contratar ou ser contratado. 

E, assim como existe uma infinidade de áreas de trabalho e de projetos, há oportunidades para freelas iniciantes e experientes.  A melhor parte é que você pode realizar o cadastro e testar a plataforma inteiramente grátis.

Você já conhecia o site 99Freelas? Já conseguiu algum trabalho por lá? 

Se ficou com alguma dúvida, ou quer contar sua experiência com o site, escreve aqui nos comentários 🙂

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Os melhores sites freela (e também os piores)

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *