Guia do Freela

5 golpes que os freelancers estão expostos

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Trabalhar por conta própria tem vantagens e desvantagens. Um dos pontos negativos é estar exposto à diferentes golpes nos freelancers.

Ainda que a maioria dos projetos e clientes sejam sérios, a verdade é que existem também atividades criadas para aplicar golpes e prejudicar quem trabalha de modo autônomo.

Recentemente, um comentário no canal do YouTube abriu meus olhos para esse “mundo de golpes”. Este era o comentário:

comentário sobre golpes nos freelancers

Para responder a essa dúvida, fiz uma pesquisa, que resultou no vídeo abaixo, em que falo sobre alguns golpes nos freelancers.

Neste post, trago mais detalhes sobre os golpes, para que você, que trabalha por conta própria, fique atento e não caia em situações suspeitas!

Golpe 1: Depósito de segurança

Esse é um golpe nos freelancers que acontece quando um falso cliente pede que você envie dinheiro para ele, como um depósito de segurança, para que só então ele te aprove em uma vaga.

Em uma plataforma de trabalho freela, esse falso cliente entra em contato com um freelancer e envia uma proposta de trabalho.

Porém, para que a contratação seja efetuada, o “cliente” diz que você precisa realizar um depósito de segurança, normalmente pelo PayPal ou outro método de pagamento eletrônico.

Mas porque você deveria fazer esse depósito? 🤔

O falso cliente justifica que já sofreu com golpes dados por freelancers, que tem medo de fechar contrato e o profissional desistir de repente, levando o dinheiro investido.

De fato, os falsos clientes são muito bons em te convencer de quantas vezes passaram por essa situação.

Se isso acontecer com você, e você receber esse tipo de solicitação, não faça depósito nenhum!

Afinal, se o cliente te encontrou dentro de uma plataforma, ele sabe que os pagamentos e negociações são feitas somente dentro desse site.

Se o contato aconteceu por fora dos sites freela, no seu portfólio ou no Linkedin, basta pensar que o cliente é que deveria te dar um sinal para confirmar o projeto – e não o contrário.

Aparentemente, esse é um golpe mais comum no site Freelancer.com, sendo que neste artigo o próprio site orienta os freelancers como agir.

Então, se você usa esse site (ou outra plataforma), fique de olho!

Golpe 2: Pedido de uso da sua conta

O segundo entre os golpes nos freelancers é o pedido de terceiros para usar sua conta em um site freela. 

Esse golpe já aconteceu comigo! Foi assim: um dia, fiz um post no meu Linkedin para comemorar um marco atingido dentro do Upwork.

Logo depois, recebi uma mensagem de uma pessoa da Rússia, pedindo quanto eu cobrava para deixar ele usar a minha conta.

Golpe nos freelancers linkedin

Eu lembro que eu compartilhei esse caso no meu Instagram, e um conhecido meu avisou que muitos países são proibidos de usarem sites como o Upwork.

E aí eu até fiquei com um pouco de pena do moço. Até que…

Pesquisando para esse post, eu descobri que na verdade, isso é um golpe.

Essas pessoas que tentam “alugar” uma conta em sites freela, não vão te pagar nada, possivelmente vão trocar sua senha e vão se aproveitar da sua boa reputação na plataforma.

Ao fechar contratos, os golpistas não vão entregar o trabalho. Dessa forma, como sua conta não está trabalhando corretamente, a plataforma vai acabar por excluir seu perfil, sem chances de retorno.

Assim, se alguém perguntar se você pode alugar sua conta, diga NÃO!

Golpe 3: Compra de perfil

Se você já tem uma conta em sites freela, sabe que construir a sua página e ter uma reputação leva tempo e muita dedicação.

Nem todas as pessoas têm paciência para isso – e aí entra o golpe, que é bem parecido com o anterior, mas tem um nível a mais.

Esses freelancers que não querem esperar para construir uma reputação, se passam por um cliente e publicam um projeto.

Quando um outro freelancer de alta qualidade envia uma proposta, esse falso cliente fecha o contrato, mas ao invés de passar as orientações do trabalho, pede para comprar o seu perfil!

E então, entra um outro nível do golpe: o pedido de acesso remoto ao seu computador.

Isso porque, a maioria das plataformas freela conseguem reconhecer quando seu endereço IP muda, e se for uma mudança muito brusca, sua conta pode ser limitada.

Assim, para que os sites não captem essa mudança, os falsos clientes pedem que você passe acesso remoto do seu computador. Ou seja, sua segurança fica ainda menor!

Se você vende sua conta, todo o trabalho que você teve até aqui para manter sua página em dia vai por água abaixo.

E saiba que, normalmente, esses sites não vão deixar que você use a mesma identidade para se cadastrar e começar uma nova página! 😞

Golpe 4: Testes desnecessários

Quando você se candidata para um serviço em uma plataforma freela, é comum que o cliente solicite o envio de uma amostra, para conhecer suas habilidades.

Até aí não tem problema. Eu mesma já propus fazer testes para os clientes, para que eles conhecessem meu estilo de trabalho.

Porém, existem pessoas má intencionadas que se aproveitam disso para que o freelancer trabalhe de graça. 💸

Eles pedem que você faça algo grandioso, como uma arte completa, com o pretexto de ser um teste.

E mesmo que você entregue um produto de qualidade, esses clientes dizem que você não atingiu as expectativas e que vão contratar outros freelancers.

Esse golpe é mais difícil de identificar, porque existem pedidos de amostras de trabalhos que são verídicas e que podem te ajudar a conquistar um projeto.

Algo que pode te ajudar a não cair em golpes e perder seu tempo, é fazer uma amostra que seja somente uma pequena parte de um projeto maior.

Ou seja, se o projeto for um e-book e o cliente pedir uma amostra, você pode diagramar somente uma ou duas páginas, não o e-book todo. 😉

Golpe 5: Pagamentos antecipados

Nesse golpe, os clientes enviam pagamentos antecipadamente, que são tirados da conta do freelancer depois. 💸

Esse é um golpe que ficou mais popular durante a pandemia, que acontece em plataformas freela, como o Upwork ou o Freelancer.com, e foi noticiado pela NBC News.

Funciona assim: ao se candidatar em uma vaga em sites freelas, o cliente fala que ficou interessado no seu perfil, mas que por algum motivo não pode realizar os pagamentos pela plataforma.

As justificativas vão de aspectos legais (a empresa não consegue pagar nesse site), até uma forma de ajudar o freelancer a não pagar pelas taxas.

Então, o falso cliente leva a conversa para fora da plataforma, normalmente para o Skype.

Ele fala que vai enviar o pagamento de um valor inicial para confirmar a contração, para você usar para comprar materiais para o escritório, tipo licença de software ou um equipamento melhor.

O falso cliente envia o dinheiro para sua conta, que pode ser o PayPal ou outro método de transferência eletrônica.

Ele envia também uma lista de “fornecedores”, para que você use o dinheiro recebido para comprar materiais com esses fornecedores.

Depois que você compra o que precisa, o “cliente” cancela a transferência inicial, o que faz com que o banco retire dinheiro da sua conta para pagar esses “fornecedores”.

Nisso, o cliente desaparece do mapa e você fica no prejuízo.

Segundo a matéria da NBC News, teve gente que perdeu mais de dois mil dólares nesse golpe!

E como o cliente falso faz todas as comunicações fora da plataforma freela, mesmo que você reclame para o site, ele não vai te ressarcir.

Afinal, você saiu da plataforma para negociar por Skype – não é mais responsabilidade deles.

Atenção aos golpes nos freelancers!

Como em todas as áreas de trabalho, estar expostos à riscos de golpes também é algo que acontece com o freelancer.

E como os golpistas são muito espertos, eles agem de tal forma que você não tem com quem reclamar.

Por isso, se você trabalha ou quer trabalhar como freelancer, fique atento.

Wake Up Lol GIF by America's Funniest Home Videos - Find & Share on GIPHY

No geral, trabalhar por conta própria é muito seguro, mas ninguém está livre de cruzar com esses golpistas. Então, a palavra-chave é atenção!

Se você já caiu em algum golpe ou conhece outro esquema que eu não falei por aqui, deixa nos comentários para ajudar outros freelancers!

E é isso! Espero ter ajudado a deixar você mais preparado para não cair nos golpes nos freelancers!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /bmarzarotto

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 9 dúvidas frequentes sobre freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

46 respostas

  1. Olá Bruna, amei seu conteúdo e foi através dele também que tirei essa dúvida e não caí no primeiro golpe. Fiz a candidatura pela Upwork e eles conversaram comigo se identificando pela empresa Appen pelo whatsapp, logo que começamos a acertar, ele mandou um arquivo em pdf com os projetos e quando li, já vi que tinha que depositar um valor pro “projeto”, já fiquei com um pé atrás, disse que não estava interessada e me despedi. Fiz a denúncia na plataforma e pronto. E vi que tinham várias postagens no mesmo estilo. Espero que ninguém caia.

    1. Oi Barbara! Muito obrigada por compartilhar seu relato. Com certeza, vai ajudar outras pessoas.
      A gente precisa estar atento o tempo todo para que nosso trabalho renda lucros, e não prejuízo com golpes.
      Um abraço!

    2. Isso aconteceu com vc em 2021 e hoje 27/07/2022 quasebcai nesse golpe com a mesma empresa. Podemos notar que eles continuam ativos na plataforma tentando enganar outras pessoas

  2. Parabéns por sua enquete. Ontem mesmo (20/01/2022) quase caí no primeiro golpe de “Depósito de segurança” e suspeitei e ele estava usando o nome da appen e achei muito suspeito, daí eu pesquisei pela plataforma appen tanto no Google como no YouTube e em nem uma vi que eles exigem tal “Depósito de Segurança”
    Inventei uma desculpa e saí rsrs

    1. Oi John! Ainda bem que você conseguiu ficar alerta nesse momento e evitar cair em um golpe! Essa do depósito de segurança acaba pegando muito freelancer novato, triste demais 🙁 Obrigada por compartilhar seu relato!

  3. Olá, Bruna!
    Infelizmente encontrei tarde de mais o seu post.
    uma pessoa entrou em contato comigo pelo site: freelancer.com falando sobre um projeto.
    me enviou um video demonstrativo, informou sobre o deposito de segurança.
    Por desconhecer, acabei fazendo o deposito, realizei o trabalho, recebi um email dizendo que foi aceito e estava tudo em ordem. Porem pare eu receber a remuneração, precisava fazer um pagamento para o cartão de identificação $350, o qual não havia sido mencionado até o momento.

    Pensei, pensei e decidi fazer o pagamento… depois de alguns minutos fui informado que era necessário fazer a validação desse cartão de identificação, mais $500.

    Foi nesse momento que desconfiei, e não dei sequencia.
    o dinheiro pelo serviço esta nessa plataforma de pagamentos, https://quantcastfinance.com/
    a pessoa até encaminha um video mostrando como faz para retirar o dinheiro.

    Eu e minha esposa estamos sem trabalho, temos um bebe e outro para nascer. Infelizmente acreditei ser uma oportunidade de mudar esse situação, porem como você mesma disse, eles são articuladores, te dão “suporte” e respondem as dúvidas, tudo para parecer normal.

    Resumindo, perdi $470 na brincadeira… triste mas vida que segue.
    Estou deixando esse relato, porque podem ter mais pessoas na mesma condição que eu.

    1. Oi Bruno. Nossa, sinto muito mesmo pelo que aconteceu com você :´( E te agradeço por você compartilhar seu relato por aqui. Certamente, vai ajudar outras pessoas.
      É muito triste porque esses golpistas envolvem a gente numa narrativa em que tudo parece fazer sentido. E eu acho mais triste ainda porque freelancer nenhum é milionário para ficar gastando dinheiro com golpe…
      Existem muitas plataformas e vagas sérias, mas às vezes, acabamos “cruzando” com essas pessoas de má índole. Vale como aprendizado.
      Espero que você se recupere e fique bem com sua família. Um abraço!

  4. Boa Noite!

    Me cadastrei no freela a pouco tempo e tenho uma dúvida.
    A maioria pede pra fazer contato via telegram…até aí ok…Mas, é normal pedirem pra vc preencher um cadastro da empresa para “ser contratado” para o trabalho temporário, pedindo cópia dos seus docs?
    Deixei de responder a pessoa quando me pediu pra enviar um currículo, pois recebi outra oferta e agora a pessoa não para de mandar msg, fez até ligação via telegram, tô achando que é interesse demais, normalmente o trabalho não corre atrás da gente assim rsrs. E outra, acho que a pessoa tá oferecendo muito $ por folha digitada. Aí não quer dar mais detalhes do trabalho enquanto não preencher o contrato.
    Existe alguma forma de ver se a empresa ou a pessoa que está fazendo contato é idônea?

    1. Oi Thai, tudo bem?
      Então, essa de pedir documentos para o freelancer é nova para mim. Eu vou te falar que eu acho beeeem suspeito. Se fosse um contrato CLT, até que faria sentido. Mas para freela, pedir cópias de documentos? Parece muito que vão roubar seus dados, sabe?
      Sobre verificar se uma empresa é idônea, não temos muitos recursos… o ideal é fazer uma busca pela marca na internet. Se não tem nenhum registro, nem site, é um mau sinal. Mas, ainda assim, nada impede que um golpista use o nome de uma outra empresa para aplicar um golpe. Talvez um caminho seja pedir dados de cadastro da empresa (se for brasileira CNPJ, se for americana EIN), para tentar verificar nos sites de Receita Federal de cada país.
      Os sinais de alerta são sempre pedidos de depósitos, um valor muito alto em troca de um serviço “simples”, esse tipo de coisa.
      Espero que não seja nada de errado :´) Um beijo!

  5. Olá fiz o cadastro na appen , no site deles e pedem cópias do documento, isso é normal, enviei tudo porém agora não durmo em paz , pq se é só pra tentar serviço freelancer, pq a plataforma deles pedem dados? É comum a plataforma da appen pedir isso?

    1. Oi Suellen! Então, o site da Appen eu nunca usei para te orientar. Porém, existem sites freelas que pedem dados dos usuários, especialmente por questões de pagamento posteriormente. Não sei te dizer qual é o caso da Appen, mas na dúvida, envie um e-mail para o suporte deles pedindo esclarecimentos.

  6. Gente oi , caraca eu iria cair em um golpe sobre esse ” pagamento de segurança” iria depositar amanha mas ,achei suspeito e vim pesquisar sobre, mds ele me pediu pra comprar um tipo de cartao para poder trabalhar com a empresa ,dai pra pegar o trabalho e $50 mas para trabalhar tinha que comprar primeiro esse card, ai desconfiei.
    Muito obg por abir os olhos .
    Entao para trabalhar nao presisamos pagar nada e isso??

  7. Fiz um projeto mas na hora de receber pediram uma taxa de transição do dinheiro de 100 dólares, tudo fora da plataforma. Em outro projeto depois de pronto pediram pra abrir conta no banco coastal e que teria que pagar pela ativação da conta no valor de 100 dólares. Perdi 3 dias nesses projetos, mas pelo menos não levaram meu dinheiro, não façam nada fora da plataforma.

  8. Recebi três propostas pelo site do Freelancer.com, todas com uma mensagem bem parecida, e pedindo contato pelo Telegram. Oferecendo um valor alto demais e prazos curtíssimos, eles não se disponhem a saber seu background ou nada parecido.

    Foi quando um deles me pediu para realizar um depósito “de segurança” que já fiquei com o pé atrás. Todos têm uma abordagem basicamente idêntica, enviando um PDF com “planos” de trabalho para você escolher, e sequer se apresentam ou certificam qualquer coisa.

    1. Boa noite, Marcos, isso aconteceu exatamente do mesmo jeito comigo, na Freelancer, três contatos diferentes, o mesmo tipo de projeto com três planos. O que mudou comigo foi que para realizar o serviço necessitaria de um cartão de acesso ao custo de 40,00USD que seria reembolsado ao final do serviço. Dei um pontapé e o cara sumiu na hora!

  9. Realizei um projeto de transcrição de 200 imagens que contém textos sobre COVID-19, o cliente se o identificou como Martins Tremblay e disse que fazia parte da TELUS Company, primeiramente ele entrou em contato comigo através da Free-lancer.com, depois pediu para entrar em contato através do WhatsApp, conversei com ele, ele passou as instruções do projeto, disse que eu ganharia $11 por cada imagem transcrita em documento Word e depois convertida para PDF e disse que eu teria 2 dias para fazer o projeto, aceitei o projeto e fiz a transcrição das 200 imagens, entreguei o projeto em PDF como ele tinha me pedido, quando fui conversar sobre o pagamento, perguntei se poderia via PayPal pela facilidade, ele disse que tudo bem, ele aprovou o projeto feito e me redirecionou para o gestor de pagamentos da empresa, fui falar com o gestor e falei sobre o pagamento que teria que receber pelo projeto, passei meu e-mail do PayPal para realizar o pagamento, 5 minutos depois o gestor disse que o pagamento não liberado pois precisaria do “IMF Code”, não entendi bem o que era, ele disse que era por uma questão de segurança da empresa, e que precisa desse código para liberar o pagamento, eu disse que não tinha esse código, ele disse que era preciso ter para liberar, aí eu perguntei como é que fazia para ter esse código, e ele disse que precisaria do número da carteira de identidade nacional e de $100. Eu disse que não tinha essa quantia em dinheiro e perguntei se não poderia descontar do valor que eu receberia pelo o projeto, ele disse que não tinha como e disse que eu precisaria desse código, fiquei muito com o pé atrás, sou muito leigo nessas questões e não faço ideia se é preciso ou não desse código para ter o pagamento, queria que alguém que tenha mais experiência e tenha conhecimento sobre tal assunto, me orientasse, tenho muito medo de ser um golpe ainda não fiz nenhum depósito e nem envie documento meu, se alguém puder me orientar agradeço

  10. Muito obrigada por isto! Agora mesmo recusei uma oferta da Appen também que me pedia para pagar por um projeto. Enfim 🤷🏻‍♀️

  11. Acabei de entrar no freelancer.com e me mandaram msg pra entrar no telegram. Conversei com o rapaz ele disse que é diretor de projetos da Halifax livraria canadense e me pediu pra fazer 15 logos pra essa livraria em 24h por $1500. É golpe? Entrei no site, pesquisei essa Halifax e tudo certo, mas isso nao Quer dizer que ele não vai me pagar depois que terminar. Qual a melhor forma de agir nesse caso? Não me pediu dados, nem pagamento adiantado. Não sei se continuo ou não. Pela sua experiência oq vc acha?

    1. Oi Verônica, tudo bem? Pela sua descrição, eu acho suspeito. Muitas vezes, golpistas usam o nome de marcas conhecidas, como pode ser o caso dessa livraria, para transmitir confiança. No seu lugar, eu pediria para voltarmos para o site para fazermos o projeto – normalmente, se for golpe, ele vai insistir que precisa ser pelo telegram, que assim você paga menos taxas, etc. Outra maneira de testar é pedir um adiantamento de um valor simbólico, que seja de 10 dólares, justificando que existem muitos golpes e você gostaria de ter mais segurança. Espero ter ajudado 🙂

  12. Boa tarde, peguei dois trabalhos recentemente, conclui e entreguei. O projeto foi aprovado e pediram para fazer uma conta em plataformas chamadas -PEOPLE BASE- e -QUIDPRO-.
    O pagamento foi feito nelas, mas, preciso verificar o KYC pra ter acesso ao dinheiro, mas, não aceitam o nosso RG brasileiro. Preciso de um passaporte ou ID de empresa. Mas, tem um detalhe não acho nada sobre as plataformas no Google, só tenho acesso pelo link que eles me enviaram para abrir a conta. E ai, vocês acham que é golpe?

  13. Brasília, quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023. O GOLPE CONTINUA, desde o dia 31 de janeiro de 2023, venho desenvolvendo um job para uma pessoa que chegou até a minha atraves da plataforma Freelancer.com.

    Forma deles agirem: Fale um pouco da sua experiência profissional…
    …o trabalho é curto, mas pode ser estendido, dependendo da sua desenvoltura.

    Vou te passar um teste. Teste feito, vem a resposta: “VOCE FOI APROVADO”. Você passa a ficar super empolgado, cheio de planos. Te encaminham formulário para ser preenchido, depois disso, te passam email com instruções de como deve ser entregue os trabalhos, te dão prazo e você começa a mergulhar no tal trabalho, as vezes, fica até sem dormir para cumprir o prazo (foi assim comigo), último dia para entregar o trabalho, você está 100% dentro do prazo, encaminha seu projeto, comunica que está tudo, ok. Então, o falsário te responde pedindo para que você encaminhe o trabalho para o seguinte endereço de email para ser avaliado, e você na maior expectativa. Ele pede para você verificar a sua caixa de entrada…logo, está lá o tão esperado email, “SEU TRABALHO ESTA APROVADO “, ele pede para enviar os dados bancários para fazer o pagamento, feito isso, chega na sua caixa de entrada o email mais esperado, está lá o depósito de tantos DÓLARES ou REAIS (nesse caso é Dólar), com a seguinte frase: (A LINKING FEE OF $80 WILL BE REQUIRED – This fee of $80 will be refunded back to you), ora, como vou pagar por um trabalho que eu fiz e, ainda nem recebi??? Aí você começa a desconfiar, sai pesquisando na internet e chega nesse (vou chamar de blog) da Bruna Marzarotto, muito bacana e cheio de dicas e, principalmente, comentários esclarecedores, que vão ajudando a montar um quebra cabeça. Ao contrário de uns que caíram, fica meus sentimentos, e saiba que tudo na vida é aprendizado e EXPERIÊNCIA, foi o que eu ganhei com tudo que relatei. Esse caso aconteceu comigo hoje (Quin, 2 fevereiro de 2023), é bom deixar as datas para possamos estar atualizados de quanto em quanto tempo isso vem ocorrendo. Cabeça erguida e vamos trabalhar. Abraço para todos!

    1. Oi Edson! Muuuito obrigada por compartilhar seu relato com tantos detalhes! Tenho certeza que vai ajudar outras pessoas que passarem por isso 🙂 E sinto muito por ter acontecido com você (ainda que eu esteja feliz que você não perdeu dinheiro). Um abraço e obrigada!

    2. Oi, hoje é dia 21/12/2023. Eu também passando pelo a mesma coisa que vc relatou. Cheguei aqui porque estava procurando BVT code. Parece que é a mesma pessoa que fez isso com vc que também está fazendo a mesma coisa comigo. Gente, tomam cuidado. É o mesmo relato, exatamente igual.

  14. Eu acabei de fazer um trabalho que consegui através da Workana. Mas fui contratada via Telegram. Enviei o trabalho, uma transcrição de 50 imagens. Recebi a resposta que o trabalho estava aprovado, mas que teria que pagar $150 para cadastrar o meu pagamento. Perdi tempo, mas o meu dinheiro não. Pior que eles são super persuasivos, se você não cuidar, cai mesmo no golpe.
    Essa “empresa”: TOPTAL PROJECT TEAM.

  15. Gravei 3 vídeos de uma propaganda de produto para emagrecer em espanhol, mas o cara nunca estava satisfeito e nessa Gravei 9 vídeos todos em lugares diferentes e roupas diferentes.
    Por fim qdo eu disse que não ia mais gravar porque estava cansada, ele me disse que iria usar os vídeos que fiz.
    Me pediu 20 áudios de 3 minutos cada tbm em espanhol ,detalhe…ele tratou fora da plataforma free-lance.
    Qdo enfim envie em drive.google.com como ele me pediu….o cara sumiu não responde mais e não pagou.

    1. Oi Suzan! Nossa, esse eu nunca tinha ouvido falar :O Mas parece que ele se aproveitou da sua boa vontade para ter várias versões diferentes do mesmo vídeo. Sinto muito por isso 🙁 Espero que isso não aconteça mais.

  16. Consegui um trabalho na upwork mas o pagamento sendo feito por fora em criptomoedas, staficoin.com, que só consigo entrar pelo link ou colocando o link completo no Google. Foi feito contrato e 50% do pagamento adiantado. Mas pra retirar preciso transferir um valor de 200 dólares de minha conta lá pro site. Tô com medo de ser golpe

    1. E aí? Como terminou a história? Tô no mesmo barco que você. Mesma história, mesmas condições. Só não recebi os tal dos 50% no tal site ainda.

  17. Olá Bruna, obrigada pelo arquivo, sou escritora iniciante, e estou participando de grupos no facebook sobre escrita e etc, recebi um convite para realizar a tradução de livros, para uma ‘empresa america’, recebi um link para entrar em contato pelo telegram, entrei em contato, o diálogo foi todo em inglês, até aí tudo bem, me enviaram por e-mail o livro para traduzir, ok, realize a tradução, enviei o livro, e informaram que o trabalho foi aprovado, ok, me enviaram um link para realizar o cadastro na plataforma chamada, Cloxfix, para receber o pagamento, não conhecia a plataforma, fiz o cadastro, enviei os dados do cadastro e fizeram o “pagamento”. Achei estranho o valor do pagamento, $2100,00, foram apenas 18 páginas traduzidas, estranhei, mas, enfim, um valor dos sonhos. Me informaram que para receber precisaria validar a conta, enviando uns documentos, dentre eles o ID da empresa on-line virtual, que seria um cadastro de freelancer que custa $250,00, sem esse cadastro, não poderei receber pelo trabalho realizado. Como isso é possível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *