Guia do Freela

Como saber se um site freela é confiável

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Os sites freelas são ótimas ferramentas para profissionais freelancers em busca de projetos. Entretanto, como qualquer plataforma que conta com transações financeiras, os usuários estão sujeitos à uma série de riscos.

Mas será que tem como saber se um site freela é confiável? 🤔

Para falar sobre esse tema e te dar algumas dicas para aumentar a segurança, preparei um conteúdo especial! Você pode assistir tudo no vídeo abaixo, ou continuar a leitura. 👇 Ah, e no final do artigo tem ainda uma lista com 7 opções de sites freelas confiáveis!

A segurança dos freelancers

Há algum tempo, aqui no Guia do Freela, publiquei um artigo que falava sobre golpes aplicados em freelancers. Esse é um dos posts mais acessados, e pelos comentários, ele já ajudou algumas pessoas a fugir de golpistas 😅.

Mas aí, com esse artigo, começou a surgir uma dúvida comum entre os leitores: como saber se um site freela é confiável? Afinal, aparentemente, os golpes acontecem em qualquer plataforma.

E a verdade é que não existe uma forma única que nos permita afirmar categoricamente: esse é um site freela confiável!

Mas, existem algumas coisas que você pode se atentar na hora de analisar em uma plataforma freela, para garantir a sua segurança. 😉

Pesquise sobre o site

O primeiro passo para identificar se é um site freela confiável é dedicar alguns minutos para estudar a plataforma, mesmo que você não se inscreva nela.

E como isso funciona?

Primeiramente, você vai ler, com calma e atenção, os detalhes sobre o funcionamento do site, que geralmente são apresentados na página inicial ou em áreas explicativas para freelas e para contratantes.

É muito comum que os sites tenham um FAQ ou uma área de Ajuda. Por isso, vale olhar nesse espaço e entender quais são os mecanismos de segurança que a plataforma oferece.

Site freela confiável - como identificar?
Exemplo de páginas explicativas no site Workana

Se a plataforma conta com a barrinha de busca no espaço de FAQ, pesquise coisas relacionadas ao pagamento 💸, o que acontece se o cliente não pagar, como o site garante a sua segurança, enfim.

Essa é uma etapa um tanto quanto monótona, mas bem importante. É dessa forma que você vai entender em que tipo de ambiente está entrando.

E atenção ⚠: se o site freela não apresenta nenhum conteúdo sobre a segurança do usuário, é um motivo para você ficar com um pouco de “pé atrás” e buscar outras fontes e opiniões.

Busque por opiniões de usuários

Do mesmo modo, a segunda dica sobre identificar se é um site freela confiável é: procurar pela opinião de outros usuários.

Pode ser um artigo de um blog (como as análises do Guia do Freela 😬), um comentário em redes sociais, conteúdos de grupos específicos online, etc. Na internet, você consegue encontrar pontos de vista variados sobre uma plataforma específica.

Entretanto, nesse aspecto é preciso ter um filtro. Afinal, é sempre mais fácil encontrar pessoas reclamando sobre um serviço do que elogiando.

O filtro que você precisa ter ao analisar o que você ler é: o problema dessa pessoa era com segurança, ou é algo que ela foi parte do erro? 🤔

Por exemplo, digamos que você encontre o comentário de alguém dizendo que foi banido de um site freela X. O que você precisa procurar saber é se essa pessoa fez algo que ia contra a política do site, ou se realmente foi um erro da plataforma.

Além disso, nessas pesquisas não é difícil encontrar algumas plataformas com uma fama, digamos, não tão boa.

Então, cabe a você analisar se você quer se colocar nesse ambiente, tomando mais precauções, ou se você vai pela opinião de outros freelancers e não vai se cadastrar.

Comportamento dentro do site freela

Só com essas duas fontes de pesquisa você vai conseguir julgar se esse é um site freela confiável ou não. Ainda assim, se você optar por entrar para uma plataforma, pode tomar algumas precauções na hora de se candidatar para as vagas.

Por exemplo, sites como o Upwork informam quando o pagamento do cliente foi confirmado. Ou seja, que o dinheiro do projeto já está dentro da plataforma. Essa é uma medida de segurança simples, que ajuda os freelas a preverem que vão receber o seu pagamento.

site freela confiável
Exemplo de vaga com pagamento verificado no Upwork

Entretanto, se o pagamento não estiver confirmado, é sempre bom dar uma olhada nos feedbacks que os freelancers deram para aquele cliente. O fato de não ter feedbacks não é um indicativo de que o cliente não seja confiável, mas pode ser um ponto extra para você ficar atento. 🧐

Além disso, outra coisa que você deve ficar de olho é se a oferta da vaga parece boa demais para ser verdade.

Por exemplo, uma vaga que pede que você traduza 3 páginas do inglês para o português e paga 500 dólares. Ninguém vai pagar tanto por esse “tamanho” de trabalho. Sabe aquele ditado “quando a esmola é grande, o santo desconfia”? Então.

Enfim, vale aquele lembrete clássico: nunca saia da plataforma freela para negociar!

Sempre que um cliente chama você para negociar fora do site freela, existe um grande potencial de ser um golpe, daqueles que eu expliquei no vídeo sobre o tema. 👇

Sites freelas confiáveis em 2022

Pode ser que você não queira ou não possa gastar tanto tempo para procurar um site freela confiável. Neste caso, preparei uma lista com as melhores opções de 2022, que serão atualizadas anualmente.

Essa lista leva em consideração tanto o serviço oferecido pelo site, quanto a reputação da plataforma de acordo com a opinião dos usuários.

Então, descubra a seguir quais sites você pode confiar para fazer o seu cadastro!

1. Upwork

O Upwork é um dos sites freelas mais tradicionais do mundo. Com uma política de cadastro mais rigorosa, que não permite um número excessivo de freelancers por área, a plataforma também demonstra se preocupar com a segurança dos usuários.

No Upwork, os clientes publicam vagas de projetos, que geralmente incluem os detalhes do serviço a ser realizado e, em alguns casos, se a verba do trabalho já foi depositada no site.

Além disso, é possível verificar feedbacks de outros freelancers sobre um cliente, para garantir que é uma pessoa ou empresa boa para se trabalhar.

2. Workana

O Workana é um site freela confiável que está entre os mais populares do Brasil.

Dentro do site, há um sistema em que freelancers bem avaliados podem se candidatar à mais vagas, enquanto os clientes também recebem feedbacks após cada projeto.

Além disso, a plataforma trabalha com sistemas de inteligência artificial, que ajudam a perceber e apontar informações de contato do freelancer, para evitar negociações fora do site.

3. Fiverr

Esse site funciona como um marketplace de serviços freelance. Assim, o Fiverr permite que tanto clientes possam anunciar projetos para freelancers, quanto freelancers possam anunciar seus serviços para clientes.

No site, também é fácil encontrar uma página focada na Confiança e Segurança, onde existem materiais explicativos de como a Fiverr opera para tornar as relações comerciais menos arriscadas.

Algo importante: apesar de ser um site em inglês, é possível mudar o idioma para o português.

4. FlexJobs

Outra opção de site freela confiável é o FlexJobs, que tem como proposta unir profissionais à vagas remotas e flexíveis ao redor do mundo.

Justamente por isso, nenhuma negociação é feita pelo FlexJobs. O freelancer vai apenas encontrar anúncios e pode enviar o seu currículo ou portfólio para o endereço indicado pela empresa.

5. Talent Network Rock Content

A Rock Content é uma das empresas precursoras das técnicas de SEO no Brasil. Por isso mesmo, há algum tempo criou sua própria plataforma de recrutamento de redatores freelas.

Para se cadastrar no Talent Network, é preciso passar por um processo de avaliação. Graças à isso, além de filtrar o nível dos freelancers, o site consegue aplicar uma política de distribuição de trabalho justa, mantendo a segurança do usuário.

6. FreelaWeb

O FreelaWeb funciona como uma grande vitrine de freelancers, em que os profissionais autônomos criam anúncios sobre os serviços que oferecem. Assim, é o cliente que procura no site o freelancer ideal para seu projeto.

Apesar de ser um site mais simples, opera somente com métodos de pagamento seguros, além de contar com áreas completas de suporte e ajuda.

7. 99Freelas

Para muitos freelancers, o envio ilimitado de propostas para as vagas é o grande atrativo do 99Freelas. Entretanto, esse site brasileiro também preza pela segurança dos usuários. Prova disso é a extensa área de orientação na página de Central de Ajuda.

O funcionamento segue o padrão de outros sites: um cliente faz o anúncio de uma vaga, o freelancer envia seu contato e espera ser aprovado ou não. Mas na dúvida, existe atendimento disponível para o profissional.

Com alguns cuidados, os riscos diminuem

E será que depois de tudo isso você estará livre de riscos em sites freelas?

Na verdade, não. 😥

Mas se você pesquisar sobre um site antes de se cadastrar, analisar com calma os detalhes e tomar cuidado ao se candidatar em uma vaga, as chances de acontecer alguma experiência ruim diminui bastante.

Nós, como freelancers, temos que ter uma atitude responsável com o nosso próprio trabalho. E isso inclui um esforço extra para proteger os nossos interesses e a nossa segurança.

Vale ficar de olhos abertos e tomar todas as precauções possíveis!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 7 profissões freelas que pagam bem

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *