Se você tem um projeto para fazer e precisa terceirizar essa tarefa, pode ter pensado em contar com a ajuda de um freela. Mas você sabe como contratar um freelancer? 🤔
Não saber como fazer esse contato e negociação é o que, muitas vezes, impedem as pessoas de fazer negócios com freelancers. E aí, como resultado, contratam empresas maiores (como agências, por exemplo), que cobram mais por terem despesas maiores.
Mas a verdade é que, se você souber o que quer desenvolver e se fizer uma boa pesquisa, contratar um freelancer pode ser simples! No vídeo abaixo 👇 (e neste artigo), eu conto tudo sobre o assunto!
E se você é freelancer, não deixe de conferir esse conteúdo! Afinal, entendendo a forma como o cliente pensa e o que ele vai procurar em um profissional, fica muito mais fácil criar uma imagem positiva nos primeiros contatos.
Então, vamos falar como contratar freelancer legalmente?
Do primeiro contato ao negócio fechado
Existem algumas atividades que não são bem explicadas. Ao pesquisar sobre como contratar freela, por exemplo, nem sempre você vai encontrar orientações práticas. 😔
Nesse sentido, não seria ótimo se existisse um guia, passo a passo, sobre como contratar um freelancer? 🤗
Para resolver esse “problema”, nesse artigo você vai conferir os 4 passos essenciais para terceirizar um projeto com um profissional freela de qualidade. Confira!
Passo 1: Entendendo o seu projeto
O primeiro passo nesse processo é entender o que exatamente você precisa. Qual serviço você quer desenvolver? E que tipo de freelancer pode fazer esse projeto?
Essas perguntas são bem importantes porque elas determinarão a sua pesquisa por profissionais.
Por exemplo, dentro da redação, existem várias ramificações. Um redator freelancer trabalhos escolares pode não fazer artigos para portais e blogs. Assim, se você souber que quer desenvolver um tipo de redação, vai procurar por um freelancer que seja capaz de fazer essa entrega.
Mas o que acontece quando você não sabe, exatamente, qual profissional realiza determinada tarefa? 😬
Nesse caso, tente pesquisar as especializações de áreas mais próximas. Assim, se você quiser contratar freelancer online para cuidar das redes sociais do seu negócio, mas não conhecer o termo “social media”, deve pensar e pesquisar quem faria isso: o designer? O redator? O profissional de marketing?
Além disso, reserve algum tempo para estruturar os detalhes do seu projeto. Não há nada pior para um freelancer do que conversar com um potencial cliente que não tem clareza do que quer fazer, não tem um prazo, um orçamento máximo… nada!
Assim, tente listar ao máximo os detalhes do seu projeto:
- O que deve ser desenvolvido?
- Qual é o prazo de entrega?
- Qual é o objetivo do projeto?
- Tem um orçamento máximo?
- Quais são as informações relevantes que o freelancer precisa saber?
- Você tem referências para enviar?
Acredite, fazer esse esforço inicial vai poupar tempo do freelancer e, principalmente, vai te trazer clareza. Dessa forma, as suas expectativas já estarão “balanceadas” quanto à entrega. 😊
Entretanto, seja realista. Não adianta solicitar um projeto “do dia para a noite” e esperar um trabalho primoroso ou um alto interesse dos profissionais.
Passo 2: A busca pelo freelancer
Feito o escopo do projeto, é hora de buscar por um profissional freelancer! Nesse sentido, existem vários espaços para pesquisar.
O primeiro deles, e mais óbvio, é o Google. Você pode fazer uma busca por freela do tipo de projeto que você quer desenvolver, como contratar designer freelancer ou redator. Caso queira alguém da sua cidade, pesquise com o nome da região.
Porém, nem todo freelancer tem uma página de projetos própria, como um site. Isso significa que alguns profissionais não serão facilmente encontrados no Google.
De fato, muitas vezes os profissionais possuem somente contas em sites freelas ou em sites de portfólio.
Falando nos sites freela, outro bom lugar para pesquisar freelancers é nesse tipo de plataforma!
Nos sites freela (como 99freelas e Workana), você poderá fazer o anúncio de uma vaga ou projeto e esperar para que os freelas respondam ao anúncio apresentando suas propostas. É aqui que aquele escopo que você montou anteriormente vai ser bem útil.
Não é comum existir taxas nos sites freelas para clientes anunciarem. Você vai pagar uma taxa posteriormente, que varia de site para site. Apenas opte sempre por sites confiáveis.
Um terceiro caminho para encontrar um profissional autônomo é nas redes sociais, como no Instagram e no Linkedin. Você pode buscar por hashtags relacionadas às áreas do projeto que você quer desenvolver e dar uma olhada no portfólio dessas pessoas.
Existem também os sites de portfólio, como Behance para o design ou o Github para os programadores. Essas plataformas são bem interessantes para conhecer profissionais autônomos e entrar em contato com eles.
Por fim, você também pode contratar um freelancer ao pedir indicações e recomendações de seus amigos e conhecidos. Muitas vezes, alguém que você conhece fez o mesmo tipo de projeto que você quer fazer, e pode te recomendar alguém.
Passo 3: A seleção de freelancers
Depois de fazer a sua pesquisa, tente selecionar mais de uma opção de profissional freelancer para um projeto. Afinal, você certamente vai encontrar várias pessoas talentosas, o que vai tornar a escolha um pouco mais complicada. Além disso, nem sempre um freela que você gostou terá agenda para te atender.
Quando você entrar em contato com o freelancer, procure observar o portfólio que ele apresenta. Veja se está bem estruturado, se foi feito com cuidado, se a descrição corresponde com que está sendo demonstrado.
Veja também se o portfólio corresponde com o que você procura. Se você quer contratar freelancer marketing digital, é importante ver cases que mostrem que a pessoa teve sucesso nessa área.
Caso você use um site freela para anunciar uma vaga, você poderá observar o relato de clientes anteriores e se eles recomendam ou não o profissional.
E se a pessoa não tiver nenhuma experiência prévia, pergunte e se informe se ela será capaz de entregar o que você deseja.
Lembre-se também de trazer as características do seu projeto, especialmente a questão do prazo e se você tem um valor de orçamento máximo pré-definido 💸.
Não tem problema não ter um valor em mente, porque existem projetos que, se você nunca contratou, não terá uma base mesmo. Nesses casos, é só aguardar que o freelancer traga o seu orçamento.
Além disso, vale a pena observar o comportamento do freelancer. Se você quer agilidade, por exemplo, e o freelancer demorou 3 dias para responder um contato, pode não ser a melhor opção. Analise como o profissional se sai em uma reunião, se ele se mostra interessado, participativo, se foi pontual, etc.
Todos esses pequenos detalhes, que fazem parte de uma convivência de trabalho, podem contar pontos para você escolher alguém.
Passo 4 (opcional): Solicite um teste
Por fim, se você ainda não se sentir 100% seguro com um freelancer ou estiver em dúvida entre um e outro, pode solicitar um teste de serviço.
Por exemplo, você pode pedir que o designer desenvolva uma pequena parte do projeto para entender se ele consegue captar no briefing o que você espera de entrega.
Agora, algo muito importante: não é porque é um teste que a pessoa vai trabalhar de graça! 👈
Embora existam freelancers que não cobrem por um teste, o correto é que você pague pelas horas de trabalho desse profissional. Afinal, ele está trabalhando não é mesmo?
Para construirmos um mercado saudável para todo mundo, precisamos valorizar a mão de obra e as horas dedicadas de alguém.
E então, quando você encontrar esse freelancer ideal para o seu projeto, você pode fechar negócio!
É sempre recomendado ter um contrato e muitos profissionais autônomos já possuem um modelo para compartilhar com o cliente.
Caso isso não aconteça, e se você sentir necessidade, pode montar um contrato para deixar tudo esclarecido, do prazo de entrega ao valor pago. Isso dá mais segurança para todos.
Contratar um freelancer é simples!
Depois de todas essas dicas, você que está pensando em contratar um freelancer não tem mais desculpa para não terceirizar o seu projeto!
Saiba que os freelas normalmente cobram menos, porque têm menos custos envolvidos, oferecem um atendimento bem próximo do cliente e são excelentes no que fazem. 🤗
Mas importante: apesar de serem profissionais autônomos, os freelas devem ser vistos como prestadores de serviço, como uma pequena empresa. Ou seja, não seja o cliente que liga de noite ou no final de semana para o freelancer. Seja respeitoso, seja cordial.
Assim, escolhendo um bom freelancer e cuidando do relacionamento com a pessoa, essa experiência tem tudo para ser proveitosa para todos!
✨
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Obrigada e até a próxima!
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