Guia do Freela

Como funciona o Upwork? Tudo o que você precisa saber!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Quando falamos em sites freelancer, o Upwork é um nome bastante lembrado. Mas você sabe como funciona o Upwork?

Para responder essa questão e eliminar, de uma vez por todas, as dúvidas sobre o Upwork Brasil, este artigo do Guia do Freela pode ajudar!

E diferente do post sobre o Picoworkers, esse é o relato de uma pessoa que realmente utiliza o Upwork para buscar projetos, há pelo menos 4 anos.

Por isso mesmo, penso que essa experiência possa ajudar a deixar o artigo ainda mais completo e útil para você!

Dito isto, pode se sentar confortavelmente na cadeira (ou no sofá), para conhecer tudo o que você precisa saber sobre o Upwork. 🤗

Tela inicial Upwork Brasil.

O que é Upwork?

Upwork é uma plataforma de trabalhos freelancer, de nível internacional, que permite que clientes ofereçam oportunidades de projetos de diversas áreas para profissionais.

Quando você cria uma conta no Upwork, deve escolher se quer ser um freelancer ou um cliente. Nesse artigo, vou focar somente no serviço para o freela, ok?

Para criar uma conta no site e começar a ver os chamados Upwork jobs é bem simples! Você precisa ter um e-mail, ser maior de idade e preencher todos os dados pessoais solicitados.

É importante ter em mente que não existe uma versão em português do site, um Upwork Brasil. Ainda que brasileiros possam utilizá-lo, todas as páginas são em inglês e alguns comandos podem ser complexos de entender.

Por isso, é bem interessante que você tenha um inglês básico para se dar bem nesse site. Em breve, o Guia do Freela vai apresentar sites em português, para quem não sabe outro idioma. 😉

Feito seu cadastro, se você for aceito, é fundamental que você procure deixar o seu perfil no Upwork o mais completo possível! Isso vai fazer toda a diferença na hora de buscar oportunidades e projetos.

Mas peraí… SE você for aceito?

Importante: nem todo mundo é aceito

Diferente de outras plataformas de trabalho freela, uma característica de como funciona o Upwork, é que existe uma certa “peneira” no número de freelancers em atuação em cada área.

Isso significa que, quando um usuário faz o cadastro no site, não vai conseguir acessar a área de trabalho imediatamente. O site vai analisar o seu cadastro, antes de liberar o acesso.

Dependendo do seu cadastro, da área de trabalho, das habilidades inseridas, enfim, ao invés de ter acesso ao Upwork, você vai receber um e-mail como este abaixo:

e-mail rejeição Upwork
Imagem: freelancersjourney

Na mensagem, lemos o seguinte:

“Como fazemos com todos que desejam ingressar no Upwork, revisamos cuidadosamente seu perfil para determinar se há demanda suficiente de suas habilidades e experiência no mercado. Infelizmente, neste momento já existem muitos freelancers com habilidades semelhantes às suas e não podemos aceitar o seu registro.”

A ideia por trás disso é manter o ambiente do Upwork sem uma competição extrema, com profissionais que tenham qualificação real.

Mas se você receber esse e-mail, saiba que ainda não é o fim! 😊

Você pode, depois de alguns dias ou semanas, tentar novamente fazer o seu cadastro. Conheço freelancers que passaram por isso e conseguiram acessar os Upwork jobs posteriormente.

Enquanto pesquisava para esse artigo, encontrei o relato de um profissional que aprendeu o que é preciso fazer para ser aceito pelo site. Clique aqui para conferir (é um conteúdo em inglês, mas explica como funciona o Upwork para novos usuários.).

E saiba que existem outras “peneiras” que o Upwork realiza entre aqueles que já são cadastrados, que eu vou comentar no tópico sobre regras desse artigo.

Upwork: como funciona?

Certo, então você conseguiu se cadastrar e entrou no site! Olhando para a tela inicial, você sabe como funciona o Upwork?

O menu principal do Upwork é dividido por Find Work, My Jobs, Reports e Messages.

Upwork como funciona menu

Find Work é a tela inicial, onde você encontra projetos – falo sobre ela na sequência.

My Jobs é onde você vê todas as vagas que se candidatou e aquelas que está trabalhando no momento. 👩‍💻

Em Reports, o usuário vai encontrar relatórios financeiros. Vai saber quanto ganhou, quanto tem disponível na conta, enfim. 💸

E Messages é o espaço para trocar mensagens com os seus clientes, dos projetos em andamento. 🗨

Voltando para a tela inicial, você vai encontrar uma seleção de trabalhos recentes, que combinam com os dados que você inseriu no seu perfil.

Com o tempo de experiência, essa seleção também considera o que você realizou de projetos na plataforma.

Um dos pontos positivos do Upwork é que as vagas possuem uma descrição bem completa. Alguns dados que você consegue obter rapidamente são:

  • Valor do projeto (Est. Budget)
  • Quantas pessoas já se candidataram para a vaga (Proposals)
  • Se o pagamento já está no site (Payment Verified)
  • Quando a vaga foi postada (Posted X hours/days ago)
  • Descrição do trabalho
Exemplo de vaga - Upwork como funciona

Assim, quando você clica na vaga, consegue analisar outras informações com mais detalhes, incluindo comentários de freelancers que já trabalharam com esse cliente.

Além disso, é possível encontrar anexos do projeto (attachment), que normalmente são arquivos que o cliente envia como exemplo ou como base do que precisa ser feito.

E aí, se você estiver de acordo com tudo e preencher os requisitos da vaga, pode clicar em Submit a Proposal para se candidatar para os projetos – mas calma, ainda não acabou.

Tentando uma vaga no Upwork Jobs

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o processo de tentar uma vaga no Upwork.

Quando você clica em Submit a Proposal, o Upwork te leva para uma outra janela, onde você vai rever o valor a ser pago pelo projeto, a taxa de operação do site e quanto você vai receber, efetivamente, ao final – se for selecionado.

A taxa de operação é uma tarifa cobrada de todos os projetos. Trata-se de 20% do valor oferecido pelo cliente. Tanto usuários grátis quanto aqueles que pagam mensalidade são cobrados dos 20%.

Além disso, você vai precisar determinar quanto tempo acha que o projeto vai levar para ser concluído, e inserir também uma carta de apresentação, que é o primeiro contato do cliente com você.

No vídeo abaixo, existem dicas práticas de como fazer uma carta de apresentação 👇 E o próprio Upwork tem dicas no blog da plataforma.

Finalmente, você também vai precisar anexar exemplos do seu trabalho, que vão ajudar o cliente a ter uma noção do que você faz.

E aí, vem a parte que você vai precisar usar suas conexões!

As conexões do Upwork

Conexões (Connects) são as “moedas” que o Upwork utiliza para permitir que um freelancer se candidate em uma vaga, e seu número varia de acordo com o tipo de usuário.

Toda pessoa que entra no Upwork tem uma conta Basic, que é grátis. Com a conta Basic, você ganha 10 conexões grátis todos os meses.

Quem quer mais conexões, precisa pagar a mensalidade para ser usuário Plus ($14.99). Nesse caso, o usuário ganha 80 conexões por mês.

Mas o que você vai fazer com essas conexões?

Para se candidatar a um projeto no Upwork Brasil, você precisa ter conexões.

Dependendo da área ou do valor do projeto, você vai precisar de duas ou mais conexões para enviar sua proposta.

Porém, existem também vagas que exigem somente uma conexão. E se você quer que seu perfil apareça mais, porque acha que a vaga vale a pena, pode dar um Boost e inserir mais conexões na proposta.

boost proposal Upwork

Se outros freelancers também inserirem mais conexões, o freela escolhido vai ter o desconto das conexões da proposta mais baixa.

Ou seja, se você deu um boost  de 5 conexões, e outra pessoa tiver enviado 4 conexões, mas você for o selecionado, o Upwork vai descontar somente 4 conexões.

Então, é só esperar pela escolha do cliente para descobrir se você foi o selecionado para a vaga!

Como você viu, essas conexões são bem importantes. Por isso, se você entrar como plano Basic, tente fazer escolhas estratégicas de vagas para se candidatar. 🧐

A seguir, deixo como dica outro vídeo, em que eu passo algumas dicas de como encontrar vagas boas, com mais chances de ser contratado! 👇

Tipos de projetos do Upwork

Nesse momento, você já sabe o básico sobre o Upwork, como funciona para se candidatar em uma vaga e os tipos de usuários. Mas é legal saber também sobre os tipos de projetos.

O Upwork tem uma lista bem extensa das áreas que freelancers podem atuar no site. E dentro dessas áreas, um projeto pode ter um valor fixo ou ser cobrado por hora.

No projeto de valor fixo, o freelancer já sabe, desde o começo, quanto vai receber ao concluir determinada demanda.

Nos casos de projetos de valor fixo, você pode estabelecer etapas na proposta de entregas e faturamentos. Ou seja, você pode determinar que ao entregar X, vai receber uma porcentagem do valor total do projeto.

Exemplo de vaga Upwork preço fixo

Já no pagamento por hora, quando o freelancer começar a trabalhar no projeto, precisa manter ligado o Tracker do Upwork.

Exemplo de vaga com pagamento por hora no Upwork

O Tracker é um software instalado no seu computador, que monitora o tempo que você leva para fazer algo ao dar o Play. Ele também tira prints da sua tela, para que o cliente saiba que você realmente está focado.

Upwork é seguro?

Depois da dúvida “Upwork como funciona?”, a segunda questão mais buscada pelos freelancers é se o site é seguro.

E sim, o Upwork é seguro para trabalhar!

Isso porque, o Upwork está presente em diversos países e conta com sistemas que permitem manter no site uma boa base de clientes que pagam.

Em alguns casos, o cliente precisa depositar o valor do projeto no site antes mesmo de escolher um freelancer. Esse é o tipo de trabalho que tem o selo de pagamento verificado, e é bem útil para que o freela faça escolhas mais seguras.

Ainda assim, mesmo que o projeto não tenha pagamento verificado, caso você feche contrato na plataforma e algo aconteça, pode falar com o suporte para obter apoio.

Todos os projetos são pagos em Dólar 💸 O Upwork permite que você transfira seus lucros para uma conta do PayPal ou para uma conta de um banco brasileiro (não pode ser banco digital). A taxa por transferência é de US$ 0,99

Importante: o Upwork somente dá suporte para vagas e projetos que foram negociados dentro do site.

Existe um golpe, que eu expliquei nesse post, em que falsos clientes convidam os freelas para fora de sites como o Upwork, e pedem um depósito de segurança para “garantir a vaga”.

Se você cair no golpe e tentar reclamar com o Upwork Brasil, eles não vão prestar suporte, pois você optou por negociar fora do site.

Eles protegem somente quem fica dentro do site (até porque, é assim que eles ganham dinheiro, certo?)

Upwork tem regras (e eles cumprem!)

Por ser uma plataforma reconhecida, com uma certa reputação, o Upwork tem uma série de regras – algumas bem curiosas.

A princípio, caso você envie muitas propostas seguidas e não seja aprovado em nenhuma, o Upwork pode suspender sua conta até que você comprove que realmente domina a área que está se propondo a trabalhar.

Conta bloqueada no Upwork
Imagem: Sean Meyer (Medium)

Isso aconteceu comigo, há alguns anos 😅. Eu falei com o suporte e só consegui reativar minha conta porque comprovei, com meu diploma, que sou formada em design.

Além disso, o Upwork pode excluir uma conta permanentemente se o usuário não for ativo no site.

A ideia é simples: para que outros freelas possam entrar, alguns precisam sair. E eles eliminam quem não rentabiliza.

Uma amiga minha perdeu sua conta no Upwork justamente por isso. Ela criou a conta, tentou algumas vagas, entrava de vez em quando, mas não se candidatava para os trabalhos,

Um dia, recebeu um e-mail do Upwork, informando que a conta tinha sido suspensa por uso indevido. Ao tentar esclarecer a situação, ela recebeu como resposta o e-mail abaixo:

Conta suspensa por inatividade.

A mensagem diz que, apesar de a pessoa entrar na página, ela não ganhou nenhum dinheiro, o que os alerta para uma possível saída do site para negociar – o que não aconteceu.

Ainda assim, a conta foi encerrada e não teve como reverter a decisão final.

Ou seja, é bom saber das regras do Upwork, para não ter risco de cometer algum deslize e acabar perdendo a conta!

Pontos positivos

  • Plataforma de reconhecimento internacional
  • Pagamentos em Dólar
  • Grande variedade de projetos e áreas de trabalho
  • Um site totalmente seguro

Pontos negativos

  • É totalmente em inglês, dificultando a comunicação
  • Candidaturas limitadas a projetos (especialmente para usuários Basic)
  • Regras bem restritas, que podem excluir sua conta.

Conclusão

Devo confessar que, de todos os sites freelas, o Upwork é o meu favorito. 🥰

Apesar de ter regras bem restritas e ser totalmente em inglês, vejo esse site como um ambiente seguro, que já me deu boas oportunidades de trabalho.

Com essa análise, espero que tudo tenha ficado bem esclarecido sobre como funciona o Upwork. E caso você tenha gostado, vale a pena tentar um cadastro para começar a experimentar.

Quem já conhecia o Upwork pode deixar nos comentários sua opinião sobre o site!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /bmarzarotto

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

6 respostas

  1. Olá, seus vídeos me ajudar muito, eu não cai no primeiro golpe devido ter que pagar pra pegar o projeto, mas o segundo foi pior, peguei o projeto , fiz e entreguei antes do prazo de 7 dias, e daí alguma horas me pediram o e-mail do PayPal para pagamento, aí passei né, me enviaram um recibo no email de $ 1100 dólar, só que eu tinha que pagar $200 dólares pois a embaixada dos EUA cobra imposto, quando falei que não tinha como efetuar pagamento e que não iria pagar eles pararam de me atender pelo Telegram, então eu acho que cai em um golpe, perdi meu tempo com pesquisa e escrita, esses sites de Freelancer deveria ter um jeito de não deixar esse povo golpista não entrar, e só pra deixar registrado aqui, o golpe foi pelo Freelancer.com, só tenho que agradecer vc pelas dicas, obrigada. E Sucesso com seu trabalho, está de parabéns.

    1. Nossa, sinto muito por isso Aline 🙁 É muito triste o quanto esse tipo de golpe acontece. Eu concordo com você, acho que os sites freelas também poderiam criar mecanismos mais precisos para encontrar e excluir vagas de golpistas. No final, prejudica toda a comunidade freela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *