Guia do Freela

O que são micro tarefas? Conheça 3 sites para trabalhar

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Tirar fotos, comentar em uma rede social, seguir uma conta ou baixar um app: já imaginou ganhar dinheiro por fazer uma dessas coisas? Essa é a proposta dos sites de micro tarefas, que pagam para pessoas de todo o mundo realizarem pequenas atividades 💸.

Se você está pensando em trabalhar como freela como uma renda extra, essa pode ser uma opção interessante. Mas antes de falar sobre os sites que você pode se cadastrar, que tal entender um pouco melhor sobre esse mercado de micro tarefas?

No vídeo abaixo tem tudo o que você precisa saber sobre o que são as micro tarefas e alguns sites para trabalhar! 👇 Mas é só seguir no artigo para ler o conteúdo por completo!

O que são micro tarefas?

Pode ser que você já tenha ouvido falar dos sites de micro tarefas. Normalmente, eles aparecem como uma oportunidade simples e acessível de ganhar dinheiro.

Mas você já se perguntou como isso funciona? 🤔

Antes de mais nada, é preciso entender o que são essas micro tarefas. São atividades simples de serem realizadas, que podem ser feitas pelo celular, e que são especialmente úteis para as empresas que trabalham online.

Micro tarefas no celular

Essas empresas não acham vantajoso contar com uma equipe completa para realizar atividades tão pequenas, que não exigem um treinamento específico. Assim, elas optam por utilizar sites de micro tarefas para divulgar vagas e contratar freelas.

Como são tarefas bem simples, o preço pago para o freelancer é de centavos de Dólar 💸. Se torna atrativo para as pessoas que conseguem fazer uma boa quantidade de entregas diárias, ou para quem não tem no freela a sua única fonte de renda.

Você vai encontrar a “profissão” de realizar micro tarefas com diferentes nomes: digitador de marketing online, analista de mídias, avaliador de redes sociais.

Além disso, existem muitos cursos que prometem ensinar como ser um “digitador de marketing online”. Porém, a verdade é que esses cursos ensinam como se cadastrar em sites de micro tarefas.

Por vezes, os cursos são vendidos como um grande treinamento – mas a realidade é que você não precisa estudar nada disso, já que as plataformas são bem intuitivas.

Pequenos trabalhos e atividades

Mas você sabe quais são os trabalhos que um freelancer pode encontrar em sites de micro tarefas?

Bom, isso é bem variável. É comum encontrar vagas para:

  • Baixar um app e avaliá-lo
  • Acessar uma página online
  • Deixar um comentário
  • Seguir determinada conta em rede social
  • Clicar em um anúncio de um site
  • Tirar fotos

Nesse sentido, pode ser que você esteja se perguntando: por que uma empresa pagaria para uma função tão básica, como acessar um site? 🤔

A resposta está na publicidade. Esses sites normalmente liberam espaços para que o Google insira propagandas variadas, e o Google paga por esse espaço. Porém, os donos do site só recebem pelas publicidades inseridas se alguém visualizá-las ou clicar sobre elas.

Assim, muita gente paga para que pessoas acessem um site, repassando uma pequena parcela dos lucros que vem do Google para esses freelas.

Então, é aqui que entram os sites de micro tarefas. Afinal, tem lugar melhor do que a internet para encontrar pessoas dispostas a realizarem essas atividades por um custo bem baixo? 😅

3 sites de micro tarefas para você se cadastrar

De fato, existem várias opções de sites de micro tarefas no mercado. Porém, a seguir você encontra as três principais 🤗.

Antes, algumas informações. Para começar, é muito comum que os sites sejam em inglês, mas você pode usar o recurso de tradução do Google Chrome para que todos os textos apareçam traduzidos. Dessa forma, você só vai precisar se comunicar bem em inglês caso tenha algum grau de conversação no projeto.

Importante : eu nunca usei esses sites! O que eu vou escrever aqui não é uma experiência própria e nem uma indicação. São materiais coletados em pesquisas para fazer o roteiro desse vídeo, ok?

Site 1. Appen

A Appen é a plataforma de micro tarefas mais popular do mundo. Ela se descreve como uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inteligência artificial.

No site, você encontra projetos completos, micro tarefas e até trabalhos mais práticos, como responder pesquisas ou gravar o seu depoimento em voz.

Os preços para os projetos variam bastante. Para tarefas simples, são centavos de Dólar mesmo, como 10 centavos. Agora, se você pegar um projeto um pouco mais complexo, como tradução, pode receber bem mais.

É um site simples de usar, que se diz com uma história de mais de 25 anos e que te possibilita pegar tanto projetos pequenos quanto grandes.

site appen

Site 2. Lionbridge

Outro dos sites de micro tarefas com uma boa popularidade é o Lionbridge. Eles se descrevem como uma plataforma de comunicação, por isso, boa parte dos serviços são focados em tradução e interpretação simultânea.

Além disso, existe uma área do site para funções relacionadas ao mundo dos games, já que essa é uma indústria em constante crescimento.

Aqui, as micro tarefas também rendem centavos de Dólar. Mas algumas funções, que são um pouco mais complexas, pagam mais – seja por projeto ou por hora.

O interessante é que esse site cresceu tanto nos últimos tempos que eles mantêm até um aviso de cuidado com golpes para os visitantes na página.

site lionbridge

Site 3. Clickworker

Por fim, uma terceira opção é o Clickworker, que traz uma série de categorias de atividades que o freelancer pode fazer.

Nesse site de micro tarefas você pode encontrar vagas para editar, categorizar dados, participar de pesquisas ou enviar testes.

Um diferencial é que o Clickworker valoriza a agilidade do profissional. Afinal, a marca fala que quanto mais rápido você trabalhar, mais dinheiro vai fazer. Também por isso, é difícil prever o quanto você poderia ganhar por aqui.

Além disso, a política do site é que se você tem feedbacks positivos dos clientes, aumenta as suas chances de encontrar mais e mais vagas. Isso é ruim para quem está começando mas, depois de um tempo, pode ser algo bem interessante.

Site clickworker

Vale a pena trabalhar nesses sites?

Depende de qual é o seu objetivo com esse trabalho e as suas expectativas em relação a ele.

Por mais que sejam tarefas simples, vão tomar o seu tempo, e ele serão pagas em centavos de Dólar.

Você vai precisar trabalhar uma boa quantidade de horas por dia para ter um rendimento legal. Por isso, pode não ser boa opção para quem quer ter aqui a sua principal fonte de renda.

Além disso, conseguir esses projetos não é algo tão fácil ou simples. Assim como você, milhares de pessoas ao redor do mundo estão de olho em uma dessas vagas. Assim, a concorrência é alta, o que pode gerar frustração se você entrar nessa pensando que vai ficar muito rico com as microtarefas.

Também é fundamental que você fique de olho nas regras desses sites 👀. Muitas vezes, as plataformas não permitem que duas pessoas com o mesmo endereço IP criem contas – como aconteceu no site Picoworkers.

Da mesma forma, existem plataformas que exigem que você cumpra X tarefas antes de começar a receber, para ter um feedback positivo.

E atenção: se você encontrar vídeos de outras pessoas que falam que ganharam muito dinheiro nesses sites, cheque se elas não estão vendendo nada com esses vídeos, como um curso. Muitas vezes, os títulos chamam a atenção para atrair consumidores, mas a renda real de quem fez o conteúdo vem como afiliado digital.

Agora, com tudo isso esclarecido, você acha que vale a pena trabalhar em sites de micro tarefas? Deixo para você responder essa questão! 😊

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 3 sites freelas brasileiros

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

15 respostas

  1. Obrigada por compartilhar um artigo tão correto ! Enviei isto para um colega de trabalho que estava necessitando dessa informação! E ele ficou muito grato ! Então me permita agradecer… Obrigado por gastar algum tempo falar sobre esse importante assunto aqui no seu blog.

  2. Saiba que é praticamente impossível discutir com você (não que eu realmente queira… Haha). Você colocou um novo olhar sobre este tema que tem sido discutido por muitos anos. Parabéns, muito bem !

  3. É um conteúdo muito bem elaborado que faz as pessoas quererem participar dessa equipe temporária de trabalho das micro tarefas e isso é muito bom e indiscutível, que nos da uma oportunidade de trabalhar e tbm conhecer mais sobre o trabalho e como exceder o trabalho

    1. Nossa, Bruna, obrigada pela honestidade, viu? Tô cansada da qtde de gente que tá por aí enganando o povo pra vender cursos. Finalmente alguém honesto. A internet deveria ter um selo de responsabilidade social, só assim as coisas mudariam. Vc ganhou uma seguidora e alguém que falará muito bem do seu trabalho e respeito ao próximo. Parabéns!

  4. Nossa, Bruna, obrigada pela honestidade, viu? Tô cansada da qtde de gente que tá por aí enganando o povo pra vender cursos. Finalmente alguém honesto. A internet deveria ter um selo de responsabilidade social, só assim as coisas mudariam. Vc ganhou uma seguidora e alguém que falará muito bem do seu trabalho e respeito ao próximo. Parabéns!

  5. Antigamente, isso é apenas um linguajar, as informações eram guardas à sete chaves. Há pessoas, por não saberem onde encontrar essa ou aquela informação, ficam sem nada fazer na vida. Essa atitude sua é de alguém com o senso altruísta. Eu fico feliz.

  6. Bruna, Muito Obrigado, pelas dicas preciosas, eu senti Seriedade em você… Vou pesquisar mais esses Sites, apesar que você, já disse tudo…Vou num site desses e ver o que acontece… Grande Abraço e já sou Seguidor… DEUS TE ABENÇOE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *