Guia do Freela

Avaliador de mídia social Google é uma profissão? Entenda!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Graças à evolução da tecnologia, muitas novas profissões surgiram no mercado. Trabalhos como avaliador de mídia social Google tornaram-se populares, especialmente entre aqueles que buscam um freela. Mas será que essa é uma atividade real?

De forma prática e resumida: o Google admite uma série de profissionais, que podem inclusive trabalhar com mídias sociais. Entretanto, na maioria das vezes, anúncios para atuar como avaliador de mídia social Google (ou Facebook, TikTok e afins) é apenas uma chamada para vender cursos.

Ficou confuso? Calma! Vamos explicar tudo sobre avaliador de mídia social Google, para que você entenda o que, de fato, é essa profissão e como encontrar uma vaga real.

O que é avaliador de mídia social?

Essa é uma profissão em que os trabalhadores são contratados para avaliar a qualidade e relevância do conteúdo exibido em suas plataformas de mídia social.

Nesse sentido, essas pessoas podem ser encarregadas de analisar a precisão das postagens, a pertinência dos resultados de pesquisa ou a eficácia de algoritmos de recomendação, entre outras tarefas.

Mas espera! Se você já pesquisou sobre avaliador de mídia social, pode ter achado a descrição acima um pouco diferente do que vemos na internet.

Homem sentado em uma cadeira de escritório, segurando um smartphone com uma mão. A sua frente, uma mesa com notebook. O homem olha em direção ao smartphone e sorri.

Isso porque, nos últimos anos, o termo “avaliador de mídia social” passou a ser utilizado para descrever as chamadas micro tarefas.

Assim, se antes um avaliador de mídia social era um profissional que atuava diretamente com as grandes empresas de tecnologia, hoje o termo ficou muito conhecido para descrever tarefas como baixar um app, visualizar um anúncio, responder um formulário, etc. Mais adiante, neste artigo, vamos falar sobre as micro tarefas!

Onde o Google entra

Certo, mas então essa profissão não existe no Google?

Como uma empresa de tecnologia, que movimenta bilhões em anúncios todos os anos, o Google conta com profissionais que são especializados em avaliar as mídias. Porém, essa é uma profissão regular, não uma renda extra.

Acontece que, enquanto as micro tarefas se popularizavam, muitos sites que oferecem esses “jobs” começaram a usar o nome Google como um cliente, para chamar a atenção.

Aí, encontrar anúncios com “Avaliador de mídia social Google”, “Avaliador de mídia social Facebook” ou qualquer outra rede social passou a ser muito comum!

Na prática, atualmente, quando falamos em “Avaliador de mídia social Google” estamos tratando de profissionais freelas, que realizam micro tarefas em troca de centavos de Dólar. Ou seja, o Google entra nisso somente com o nome mesmo.

Não existe algo assim no Google?

Mais uma vez, aqui precisamos separar o termo Avaliador de mídia social em duas coisas distintas.

Não, não existe um avaliador de mídia social Google que trabalha por centavos de Dólar e faz diferentes tipos de micro tarefas.

Mas sim, existe um profissional no quadro de funcionários do Google dedicado a avaliar as métricas de anúncios feitos no site. Normalmente, é um profissional muito qualificado e experiente.

A seguir, compartilho uma resposta sobre ser avaliador de mídia social Google dentro do próprio serviço de suporte do Google. Se você ainda tiver dúvidas, confira a resposta de um especialista:

resposta sobre Avaliador de mídia social Google

As micro tarefas

Se não existe um freela chamado Avaliador de mídia social Google, porque encontramos tantos anúncios de vagas com essas palavras?

Para isso, vamos precisar falar sobre as micro tarefas! Aqui mesmo, no Guia do Freela, já trouxemos alguns artigos que se aprofundam mais nesse tema. Basta usar nossa lupa de pesquisa com o termo “micro tarefas” para encontrar mais conteúdo.

Mas, em resumo, micro tarefas são atividades simples que pessoas podem fazer para ter uma renda extra. Essas tarefas podem ser variadas, como baixar um aplicativo, responder um formulário, tirar fotos, gravar um áudio, gravar um depoimento, enfim.

Em troca dessas atividades, o freelancer é pago com centavos de Dólar.

Para as empresas, contratar freelas de micro tarefas é útil pois não compensa ter um funcionário dedicado para fazer coisas tão básicas. Além disso, esse tipo de trabalho costuma ter mais popularidade em países onde o Dólar está bem valorizado em relação à moeda local (como o Brasil).

Há também um mercado que se beneficia em vender cursos que “ensinam” como conseguir micro tarefas. Normalmente, é nessas páginas que você vai encontrar falas sobre serem contratações diretas de empresas como Google ou LinkedIn – não são!

Em geral, marcas que buscam por micro tarefas não tem relação com gigantes da tecnologia, mas as plataformas se aproveitam de serem atividades relacionadas à informática para usarem nomes “de peso” e chamar a atenção dos freelas.

Entretanto, vale frisar que existem outras possibilidades mais lucrativas de conseguir uma renda extra do que com as micro tarefas.

Onde fazer microtarefas?

Pode ser que, depois de entender mais sobre avaliador de mídia social Google, você tenha vontade de fazer parte dos freelas que realizam micro tarefas (e que nada tem a ver com o Google, lembra?)

Nesse caso, é bom saber quais são as plataformas para buscar essas atividades pequenas e que rendem um dinheirinho.

Atualmente, existem alguns sites em funcionamento. Sendo alguns dos mais populares:

  • Appen
  • Lion Bridge
  • Click Worker

E atenção: se você encontrar qualquer site, falando que é preciso comprar um “kit de trabalho” ou “fazer um curso” para começar a trabalhar nessas plataformas, saiba que é mentira!

Você pode se cadastrar nesses e em outros sites de micro tarefa sem passar por nenhum tipo de preparo antes. Existe muito conteúdo gratuito na internet. Evite comprar “kits” ou “cursos” que serão pouco úteis para você.

Afinal, é uma profissão?

Dentro da empresa Google, pode existir um profissional que é um avaliador de mídia. Entretanto, normalmente, é uma pessoa que se especializa em análise de dados, marketing, entre outros conhecimentos.

Você pode estudar e buscar uma colocação dentro de empresas de tecnologia, seja o Google ou outras grandes corporações.

Agora, se você viu o termo “Avaliador de mídia social Google” em um anúncio na internet, saiba que provavelmente existe alguma venda envolvida (como um curso ou um kit de trabalho), e a ideia é prestar serviços com micro tarefas.

Ficou claro? Se tiver mais alguma dúvida, pode deixar nos comentários!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como fazer tarefas e ganhar dinheiro

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *