Guia do Freela

Como fazer tarefas e ganhar dinheiro?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

As possibilidades de trabalhar pela internet são muitas. Quando se trata de realizar tarefas e ganhar dinheiro como uma renda extra, as opções são ainda mais variadas.

Uma dessas possibilidades são as micro tarefas, que são simples, rápidas, realizáveis de maneira remota, e garantem renda extra, até com pagamento em dólar. 

Você encontra oportunidades para trabalhar em pequenas atividades em plataformas online e aplicativos. Ou seja, tudo acontece pela internet!

Fazer tarefas e ganhar dinheiro é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos. Que tal saber tudo sobre esse assunto e garantir um dinheirinho extra?

Gif de animação com mãos tirando dinheiro de uma carteira.

O que são micro tarefas e como fazer tarefas e ganhar dinheiro?

As micro tarefas, como o próprio nome sugere, são pequenas atividades que você pode fazer em questão de minutos, pelo computador ou celular. 

Embora haja tarefas que variam o nível de complexidade e natureza, a grande maioria é simples e repetitiva.

A execução da tarefa, após o cadastro nos sites especializados, pode acontecer acessando determinado link, site ou newsletter. 

Dependendo do contrato, pode ser necessário enviar uma imagem da tela para garantir que o usuário fez a tarefa e receber o devido pagamento.

Quem tem o plano de realizar tarefas e ganhar dinheiro deve ter em mente que é necessário realizar um grande volume para que o pagamento seja significativo.

Gif animado de uma mão rolando uma página de celular

A oferta por esse tipo de trabalho acontece agrupando as micro tarefas em lotes e distribuindo-as para vários trabalhadores. 

Essa modalidade de trabalho é vantajosa para empresas que precisam completar tarefas que são muito pequenas para justificar a contratação de um funcionário em tempo integral. Porém, são importantes para o funcionamento geral de suas operações.  

Para ter uma ideia, as micro tarefas incluem:

  • classificação de imagens;
  • transcrição de áudios curtos em texto escrito;
  • tradução de frase ou palavra;
  • validação se os dados do banco de dados estão corretos e atualizados;
  • identificar objetos em imagens para ajudar a treinar algoritmos de aprendizado de máquina;
  • preencher formulários online com informações específicas;
  • responder a pesquisas online de opinião ou de mercado;
  • verificar se o conteúdo em um site está funcionando corretamente ou se há erros;
  • organizar conteúdo em categorias ou tags;
  • identificar ou marcar e-mails ou comentários como spam ou legítimos. 

Quando vale e quando não vale fazer essas micro tarefas?

A decisão de quando as micro tarefas valem a pena, ou não, depende de vários fatores como objetivos pessoais, situação financeira, habilidades e valores.

É preciso, primeiramente, considerar se há um equilíbrio entre realizar tarefas e ganhar dinheiro. As atividades precisam estar alinhadas aos seus objetivos e gerar retorno que justifique o tempo e esforço empregado.

Quando as micro tarefas valem a pena?

  • Se você tem tempo livre e procura maneiras de ganhar dinheiro extra ou ocupar seu tempo.
  • Quando você possui habilidades específicas para realizar as atividades de maneira eficiente e com agilidade.
  • Flexibilidade, pois a realização das atividades não precisa de um horário regular, e pode ser feito de qualquer lugar. É flexível, também, em relação à quando e quanto trabalhar.
  • Aprendizado de máquina. Isso porque, muitas vezes, essas tarefas estão relacionadas a treinar algoritmos de aprendizado de máquina. Ao fazer isso, há contribuição, mesmo que indiretamente, para o desenvolvimento de tecnologias futuras.

Quando não valem a pena?

  • Como a remuneração é baixa, é preciso se certificar que o pagamento seja justo pelo trabalho a se realizar. Algumas tarefas oferecem baixa remuneração em relação ao tempo e esforço.
  • Se as micro tarefas ocuparem muito do seu tempo e não contribuírem significativamente para sua qualidade de vida ou objetivos, pode não valer a pena dedicar seu tempo a elas.
  • Muitas vezes pode ser mais vantajoso investir seu tempo em atividades relacionadas à área de atuação ou especialização do que em micro tarefas genéricas.
  • Algumas micro tarefas podem levar ao esgotamento mental ou emocional. Avalie se você está confortável com o tipo de trabalho solicitado.

Como aproveitar suas habilidades para ter freelas maiores e mais rentáveis?

Realizar tarefas e ganhar dinheiro envolve ter estratégia, atualização, prospecção e autoconhecimento.

Para que seja possível aproveitar as habilidades e atuar em projetos mais rentáveis, faça uma avaliação sobre quais são suas habilidades, conhecimentos e experiências. É interessante listar tudo em que você é bom, o que pode oferecer e gerar valor aos clientes.

Gid animado Bob Sponja com uma lista

Considere se aperfeiçoar para ser especialista em um determinado nicho ou serviço. Assim, é mais fácil conquistar clientes que buscam especificamente por um determinado conhecimento.

Outra questão é construir um portfólio online que destaque seus diferenciais e projetos anteriores. Dê destaque para as áreas ou serviços que deseja trabalhar.

Realizar tarefas e ganhar dinheiro requer definir seus preços adequadamente. Não subestime seu valor, pesquise pelo mercado os preços praticados pelas habilidades semelhantes. Para maior lucratividade, considere incluir serviços adicionais a preços diferenciados.

Se mantenha atualizado na área de atuação e invista em desenvolver suas habilidades para que seus serviços possam entregar ainda mais qualidade.

E, por fim, invista em sua presença online como autoridade no assunto. Isso irá ampliar sua conexão com profissionais da área e potencializará o aproveitamento de oportunidades.

Fazer tarefas e ganhar dinheiro é para você?

A resposta para essa pergunta só pode partir de você!

De fato, as micro tarefas são uma boa oportunidade para iniciar a carreira freela e garantir ganho extra no seu tempo disponível.

A partir do momento em que há experiência, principalmente em relação a autonomia e organização do tempo,  fica mais fácil assumir projetos maiores e mais rentáveis. 

De modo geral, realizar tarefas e ganhar dinheiro é possível, principalmente considerando que o custo de execução é mínimo.

Entretanto, coloque na balança se o esforço de realizar essas atividades compensa financeira e emocionalmente. Muitas vezes, com dedicação a uma área específica, você consegue ganhar muito mais, com o mesmo ou menor esforço.

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: O que é avaliador de mídia?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *