Guia do Freela

Avaliador de mídia: o que é e como trabalhar com isso?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Na busca por trabalhos freelas, especialmente aqueles que são uma renda extra, muita gente se depara com a promessa de se tornar um avaliador de mídia. Mas você sabe o que é isso? 🤔

Para quem pensou que essa profissão é o mais novo tipo de golpe na rede, saiba que existem pessoas que trabalham como avaliadores de mídias e empresas que necessitam da contratação desses profissionais.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Ainda que a profissão em si não seja um golpe, existem pessoas vendendo promessas irreais para conseguir vagas no ramo com mais facilidade 🧐.

E para entender tudo sobre o assunto, e até saber como trabalhar como avaliador de mídia, é só continuar neste artigo!

O que é um avaliador de mídia?

Primeiramente, o avaliador de mídia (também conhecido como digitador de marketing) é um profissional que atua na análise de anúncios e/ou propagandas online.

Pode parecer fácil ou até mesmo uma função secundária para quem vê de fora, mas esse profissional precisa estar muito atento ao modo em que os clientes reagem ao anúncio de um determinado produto ou marca.

Isto é, cabe ao avaliador de mídia averiguar se a mensagem proposta para o anúncio consegue chegar até o público selecionado.

Além de analisar a recepção de cada anúncio, outras funções também incluem responder formulários e/ou pesquisas e também verificar cada conteúdo postado nos canais digitais. São funções simples, mas que precisam ser feitas por alguém especializado.

Assim, em resumo, esse profissional deve indicar se a proposta de um anúncio e/ou propaganda foi apropriada, ofensiva ou favorável para a empresa.

Mas é golpe?

Por ser uma profissão relativamente nova, muita gente pensa que ser avaliador de mídia é algo irreal, um golpe aplicado em freelancers.

Porém, é preciso separar as coisas: a função de avaliador de mídia existe e não é golpe!

Apesar disso, existem muitas pessoas aproveitando para vender cursos sobre essa atividade, como se fosse um requisito básico para trabalhar no ramo – e, aqui sim, podemos entender como um golpe.

A maioria dos blogs e sites que te explicam como ser um avaliador de mídia vendem a ideia de que para ganhar muito dinheiro nessa profissão é preciso se inscrever no curso X ou Y.

Fuja dessa ideia! 🏃‍♀ Ao contrário do que essas plataformas querem informar, não é imprescindível realizar um curso de avaliador de mídia para se tornar um bom profissional.

Essas publicações em blogs ou em vídeo normalmente apresentam um link de um curso em que o autor é afiliado. O golpe está em vender a necessidade de fazer um curso para atuar, algo que gera lucros para quem fez a publicação.

A verdade é que você pode optar por não realizar um desses cursos e ainda assim se tornar um profissional freelancer bem sucedido.

Onde encontrar trabalho?

Na primeira pesquisa que você fizer sobre empresas para avaliadores de mídia, certamente vai encontrar os sites Appen e a Lionbridge como opções.

Essas são as empresas mais conhecidas e utilizadas para a contratação desses profissionais. Os sites focam naquilo que chamamos de “micro tarefas”.

Enquanto a Lionbridge é uma empresa de tradução e localização, a Appen é especializada em dados digitais, com destaque para o desenvolvimento de IA e aprendizado de máquinas.

Essas duas empresas trabalham para grandes nomes como o Google, Facebook e Netflix. Ainda assim, ao trabalhar para Appen ou Lionbridge não significa que você estará trabalhando para o Google, por exemplo.

Real, Euro ou Dólar?

Um diferencial nessa profissão está no recebimento das horas pagas trabalhadas. O pagamento costuma ser feito em Euro ou Dólar, variando de empresa para empresa.

Por exemplo, a Appen chega a pagar cerca de 16 dólares aos seus contratados, enquanto a Lionbridge pode variar de 7 a 18 dólares.

Diante do cenário econômico atual, sem dúvidas é mais atrativo receber em uma moeda com a cotação similar ao Dólar do que a do Real.

Mas atenção ⚠ : ainda que essa seja a média de valores pagos, sendo sites de micro tarefas, é comum que os pagamentos sejam menores. Pense que é algo proporcional: para pequenas tarefas, os pagamentos também são reduzidos.

Existe uma média salarial?

Assim como outras profissões freelancers, o valor que você recebe por mês depende da quantidade de trabalhos e projetos realizados.

Mas, de acordo com comentários em grupos freelas, existem pessoas que conseguem arrecadas mais de 4 mil reais por mês como avaliador de mídia.

Vale frisar que esse valor pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de projetos entregues. E sempre desconfie de projetos ou vagas em empresas que oferecem valores exorbitantes logo de início.

Por exemplo, receber 200 mil por mês é muito atraente, mas nem sempre condiz com os aspectos da realidade de um profissional 💸.

Trabalhar como avaliador de mídia

Agora que você percebeu como é possível trabalhar como avaliador de mídia, que tal começar a pesquisar mais sobre essa área?

Lembre-se que não é preciso realizar cursos para se tornar um profissional apto. Na verdade, essa escolha deve ser feita com base no que você deseja dessa profissão.

Também tenha em mente que essa é uma área relativamente nova e, apesar de parecer uma função simples, é um trabalho como qualquer outro – ou seja, exige seu tempo, dedicação e esforço.

Se você quer ganhar uma renda extra, sabe muito sobre redes sociais e quer começar a realizar análise desses dados, considere essa profissão freelancer! 

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Picoworkers: Como funciona?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

29 respostas

  1. Boa noite Bruna tudo bem com vc?
    Muito prazer sou Isaías Lima e quase estava entrando nessa onda de adquirir curso para ganhar como avaliador de mídia…
    Não te conhecia aínda na internet mais passei a ser seu seguidor, vou passar a te seguir nas redes sociais, e com certeza vc já tem meu respeito, desde já meu muito obrigado pelas dicas…
    Boa noite!

  2. Parabéns.materia excelente.vejo sempre alguém oferecendo trabalhos home office no Facebook.dizendo que a função vai ser enviar e-mail,preencher formulários e avaliar mídias,e pedem pra vc deixar seu e-mail.
    Mas todas as propostas,dizem que vc terá que pagar um treinamento,aí que vc descobre que não existe trabalho nenhum.é na verdade uma pirâmide.pra vc ganhar algum dinheiro terá que passar pra outras pessoas,o mesmo que estão te passando.tudo golpe

  3. olá, tudo bem? Gostara de saber se é necessário ter algum conhecimento prévio em alguma coisa referente a marketing digital ou em gestão de redes sociais pra começar nesse ramo de avaliador digital. Caso não, quais conhecimentos prévios eu preciso ter pra que eu não comece tão perdida nesse ramo? pois to analisando a possibilidade de mergulhar nos freelas esse ano pra eu não ficar tão ociosa e de quebra, ganhar um extra

  4. Olá!! Muito obrigada por esclarecer de forma tão sincera sobre esse trabalho. Eu tava pesquisando e tbm quase caindo nessa história de comprar curso! Tem muita gente fazendo isso, principalmente no Instagram. Um absurdo! Deus te recompense querida 🌹

  5. Acho que fui vítima de um golpe também. Fiz um pix na promessa de receber por e-mail os cursos online e até agora não chegou nada. São bandos de filhos da puta.

  6. Olá!!!
    Parabéns bruna pelos esclarecimentos sobre tal conteúdo, pois fiquei e fico triste em ver muita gente querendo se aproveitar de quem ta em buscar de uma renda seja ela extra ou mesmo a principal.

    beijos!

  7. Sensacional, só não cai no golpe, porque consultei antes se era mesmo verdade tudo que falava… então cheguei nessa página e vi tudo que precisava… obrigado por nos esclarecer…

  8. Eu quase cair no golpe de comprar curso como Avaliador de Mídias, obg por esclarecer, desejo muito trabalhar nesta área

  9. De qualquer maneira tem que pagar uma taxa pra essa appen para antes fazer o treinamento né? Se assim for da no mesmo que fazer um curso,porque a appen não contrata para fazer o serviço para descontar no salário?

  10. Me cadastrei em uma Site pra ser avaliador
    De marcas. Shen mais no final vi que era um golpe. Então não faço mais isso de jeito nenhum. Fiz com pé atrás, o sesto sentido
    Avisando. Mais a pessoa não da ouvidos e da merda.

  11. Olá, Bruna! Tudo bem? Amei ter encontrado esse compartilhamento de informações, assim eu não pagaria algo que posso fazer sem pagar. Grata mesmo. Poderia dá dicas sobre pesquisas remuneradas!?

  12. Achei bem interessante a matéria as pessoas sempre oferecem algumas coisas dizendo ser avaliador de mídia ou digitados e na verdade não exista nada

  13. Oi bom dia estive pesquisando seu comentário e gostaria de uma dica para começar trabalhar quero criar uma renda extra tenho o tempo disponível só presciso de um começo obrigada que Deus te abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *