Guia do Freela

Pagamento freela: como receber dinheiro do exterior?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

√ćndice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no bot√£o abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Receber dinheiro do exterior, principalmente de uma moeda mais valorizada que a do seu pa√≠s, √© um sonho, n√£o √© mesmo? ūüėÖ

De fato, muitos brasileiros t√™m vontade de trabalhar para clientes de outros pa√≠ses. Essa inten√ß√£o acontece tanto pela experi√™ncia cultural, quanto pelas in√ļmeras vantagens financeiras. ūüíł

Mas, não seria incrível receber em Dólar, Euro, ou qualquer outra moeda, sem passar pela burocracia dos grandes bancos?

Por meio de plataformas internacionais, muitos profissionais freelancers conseguem internacionalizar seus serviços. Porém, nesses casos é comum se questionar como o pagamento irá chegar até você.

Se antigamente era uma trabalheira burocrática enviar ou receber dinheiro do exterior, o avanço da internet tornou tudo muito mais fácil.

Afinal, quer descobrir como receber dinheiro do exterior para o Brasil? Ent√£o, voc√™ encontrou o conte√ļdo certo! ūü§ó

Prepare a documentação

Antes de ficar pensando em como irá realizar o saque, ou qual mesmo qual é o melhor banco para receber dinheiro do exterior, é preciso preparar a documentação.

Deu um frio na barriga s√≥ em pensar no termo ‚Äúdocumenta√ß√£o‚ÄĚ? ūüė® Saiba que n√£o √© preciso! Afinal, n√£o tem porque sentir “medo”, esse √© apenas um meio para legalizar todo o processo comercial.

Se voc√™ √© um freelancer e deseja cobrar um cliente, um dos documentos necess√°rios para receber dinheiro do exterior √© o Invoice. O Invoice √© similar a nossa nota fiscal, uma esp√©cie de NF internacional. ūüďĄ

O tipo de servi√ßo prestado, a forma de pagamento e o valor recebido s√£o informa√ß√Ķes que aparecem no documento.

Sendo assim, √© um documento obrigat√≥rio para todos os profissionais que realizaram transa√ß√Ķes comerciais internacionais com valores acima de 3 mil d√≥lares americanos ou equivalente em outra moeda.

O Invoice é opcional para quem recebe valores inferiores a 3 mil dólares. Porém, recomenda-se que seja feito. Pode ser necessário emitir uma nota fiscal para garantir a legalidade do processo no Brasil.

O Invoice pode ser feito por meio de plataformas online, como o site Invoicely. Além disso, alguns sites freelas configuram automaticamente um Invoice para o cliente, o que tira do freelancer a responsabilidade de emitir o documento.

Assim, com a documenta√ß√£o em m√£os, √© hora de pensar em outra quest√£o: como receber dinheiro do exterior? Qual meio √© o mais vantajoso? Qual o limite para receber dinheiro do exterior? ūü§Ē

Com receber dinheiro do exterior

De fato, não existe apenas uma maneira de receber dinheiro do exterior. Como cada alternativa possui vantagens e desvantagens, cabe ao próprio freela decidir.

Para te ajudar nessa escolha, temos na lista abaixo algumas op√ß√Ķes interessantes. Confira! ūü§ó

Transa√ß√Ķes entre bancos convencionais

Parece que falar em dinheiro √© falar em banco. De fato, quase todas as alternativas exigem uma conta banc√°ria. 

Nesse sentido, a transfer√™ncia de valores de banco para banco √© simples. Em resumo, o valor √© transferido da conta do contratante para a sua conta, aqui no Brasil. √Č comum que o processo leve alguns dias para ser conclu√≠do.

Além disso, são cobradas algumas taxas, que variam de banco para banco. Assim, para reduzir as cobranças de taxas e receber dinheiro do exterior sem imposto de renda, muitos freelas optam por abrir contas em bancos internacionais.

Payoneer

Se o freelancer usa a internet para trabalhar, nada melhor do que uma ferramenta digital para receber dinheiro do exterior.

O Payoneer permite realizar opera√ß√Ķes financeiras em todo o mundo. Para isso, o usu√°rio precisa preencher seus dados pessoais, de seguran√ßa e banc√°rios.

Assim, ao ser aprovado o cadastro, o freela pode receber e realizar pagamentos internacionais. Tamb√©m √© poss√≠vel solicitar um cart√£o Payoneer, que permite sacar dinheiro no caixa eletr√īnico. 

O Payoneer tem taxas bem menores do que os bancos tradicionais. Al√©m disso, voc√™ n√£o √© obrigado a converter a moeda estrangeira para o Real. Assim, se voc√™ receber um valor em d√≥lar e quiser mant√™-lo, n√£o precisar√° fazer convers√Ķes (at√© mudar de ideia).

PayPal

Outra solução digital, o PayPal também possibilita receber dinheiro do exterior. Embora, para este meio, contratante e o freela devem possuir conta na plataforma.

Da mesma forma que o Payoneer, as opera√ß√Ķes s√£o realizadas das mais diversas partes do mundo. Por√©m, neste caso h√° cobran√ßas de taxas um pouco maiores (mas menores que a de grandes bancos) e o PayPal transfere o valor recebido automaticamente para sua conta banc√°ria.

Sites freelas para receber dinheiro do exterior

Outra maneira de receber dinheiro do exterior é diretamente pelos sites freelas, como o Upwork.

De fato, quem usa o Upwork ou outra plataforma internacional tem a vantagem de que toda negocia√ß√£o √© feita em d√≥lares. ūüíł Normalmente, esses sites permitem que voc√™ receba o pagamento direto na sua conta, seja no banco tradicional, Payoneer ou PayPal.

No caso do Upwork, por exemplo, ao selecionar o banco no Brasil, o pr√≥prio site j√° demonstra o valor das taxas que devem ser pagas e a taxa de convers√£o. Ou seja, o freela j√° sabe quanto ser√° pago ‚Äď em Real, por cada d√≥lar.

Da mesma forma, existem as taxas pelo servi√ßo de envio do valor, mas n√£o a convers√£o. √Č uma op√ß√£o interessante para quem pretende trabalhar com sites freelas.

Devo internacionalizar minha profiss√£o de freela?

Considerando o valor das principais moedas, como o Dólar e o Euro, internacionalizar a profissão de freela é muito vantajoso.

Entretanto, não devemos pensar somente na questão financeira. Trabalhar com contratantes de outros países agrega muito culturalmente, além de desenvolver novas habilidades e ampliar o portfólio.

E depois deste artigo, seja para receber por um freela ou para fazer uma transferência de valores, você já sabe quais plataformas pode utilizar!

‚ú®

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como internacionalizar a sua carreira freela

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

3 respostas

  1. Ol√° Bruna,

    Muito legal o conte√ļdo do seu site e do seu canal no youtube. Por acaso na hora de receber dinheiro do exterior com valor acima de U$3k seu banco ou plataforma pediu “comprovante complementar de c√Ęmbio e com√©rcio exterior”, al√©m do invoice?

    Prestei serviço para uma empresa no exterior e o meu banco está pedindo isso para liquidar a remessa.

    abração!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *