Você já sabe que ser freelancer tem inúmeras vantagens. Mas como qualquer profissão, também tem momentos estressantes e difíceis de lidar. Uma delas é garantir que o cliente te pague pelo freela.
Nem todo cliente age de forma prejudicial com profissional freelancer, atrasando o pagamento. Entretanto, sempre queremos receber o que combinamos, certo?
A maioria dos clientes faz o pagamento certinho, no dia combinado. Também existem aqueles que apesar dos imprevistos, cumprem com o acordo. E, claro, existem os mais difíceis: é preciso insistir pelo pagamento.
No artigo de hoje, confira algumas dicas para garantir que o cliente te pague pelo freela prestado!
Faça parte de plataformas freelancers
Uma das formas de garantir que o cliente te pague pelo freela é ter cadastro em plataformas de trabalho freelancer.
As possibilidades são cada vez maiores, com diversos tipos de plataformas especializadas em manter a segurança do serviço prestado. Essa é uma forma de contornar possíveis golpes e garantir o recebimento do seu dinheiro.
De modo geral, é preciso que você realize um cadastro no site e aceite um trabalho freela dentro da plataforma para iniciar um novo projeto. É por meio dela, também, que você pode conversar com o cliente ao longo de todo o serviço prestado.
No próximo passo é que surge uma grande diferença: o pagamento do serviço prestado ao cliente fica por conta da plataforma. Ou seja, o cliente não irá diretamente te transferir o valor do freela.
Esse intermédio das plataformas traz mais segurança para o seu bolso e garante que o dinheiro caia na sua conta sem complicações! Por outro lado, é comum que os sites freelas cobrem uma taxa de operação em cada serviço.
São plataformas conhecidas: Upwork, FreelasConecta, 99Freelas, Workana e muitas outras!
No Instagram do Guia do Freela, temos uma série de Reels com indicações de sites freelas para você se cadastrar.
Procure referências sobre o cliente
Sabemos como o fantasma do golpe está sempre presente na contratação de trabalhos freelas.
Para garantir que o cliente pague pelo freela e que você receba devidamente pelos serviços prestados, especialmente fora dos sites freelas, uma boa dia é pesquisar antes de fechar um acordo.
Para começar, busque por informações do cliente nas redes sociais. Afinal, muito provavelmente a pessoa ou empresa já trabalhou com outros profissionais freelancers e deve possuir esses canais de contato.
É bom pesquisar pelo básico: como foi o processo de contratação? Como foi idealizar e finalizar um projeto com esse cliente? E o prazo dos pagamentos?
Também pode ser bom procurar por boas recomendações de trabalhos anteriores. Pode ser que você encontre relatos similares a sua dúvida e tenha certeza que o cliente pague pelo freela.
O site Reclame Aqui é um ótimo exemplo de plataforma que pode servir para conferir se existem comentários ou reclamações acerca do cliente – ainda mais se estamos falando de uma empresa.
Uma outra dica também é verificar grupos de freelancers, já que muitas vezes um cliente ruim passa por um “exposed” nesses ambientes.
Finalmente, pode ser interessante pesquisar sobre o profissional que entrou em contato com você para o serviço prestado. Com uma dessas ações, você pode assegurar que o cliente pague pelo freela.
Sugira o uso de um contrato
O trabalho freelancer é, cada vez mais, uma possibilidade para milhares de pessoas. Com essa alta demanda, também existe a necessidade de garantir segurança para o tomador e prestador de serviços.
Por isso, o uso de um simples contrato entre as duas partes é essencial.
Se você deseja usar essa opção para garantir que o cliente pague pelo freela existem diversos modelos de contratos online prontos para edição.
Busque por um que mais se assemelha com as suas necessidades e personalize da melhor forma para garantir a sua remuneração.
No contrato, lembre-se de estabelecer exatamente o tipo de serviço que será prestado para receber o equivalente ao que está sendo oferecido.
Além disso, especifique os dias de pagamento, multas e/ou juros caso o acordo não seja cumprido e a pessoa não pague pelo freela.
Essa modalidade é muito efetiva para garantir que o cliente te pague pelo freela nos dias corretos.
Imponha o pagamento antecipado
Estabelecer o pagamento antecipado é uma das modalidades de cobrança mais conhecidas por freelancers.
Por exemplo, se você oferece como serviço a confecção de bordados, placas de madeira e produtos similares, usar esse formato pode ser interessante.
Isso porque, dessa forma, você consegue assegurar que o cliente te pague pelo freela, pelo menos pela metade dele ou pelos custos da produção.
Uma dica é informar ao cliente as condições para que o serviço seja realizado e estabelecer 50% do valor total já na contratação.
Com o produto ou serviço finalizado, exija que o cliente faça o pagamento do valor restante.
De fato, para profissionais autônomos, essa é uma forma de que o cliente te pague pelo freela ou que você não fique totalmente no prejuízo caso o pior aconteça.
Cliente que te pague pelo freela
A verdade é que, ao trabalhar como freelancer, sempre precisamos ter atenção e cuidado aos acordos que fazemos.
É imprescindível que o cliente te pague pelo freela nos dias combinados ou a cada serviço prestado. Afinal, suas contas e boletos não esperam, não é mesmo?
Essas são algumas dicas básicas que podem te ajudar a evitar ter uma grande dor de cabeça ou sair no prejuízo ao aceitar projetos com clientes novos.
Dessa forma, construir uma carreira freela pode ser lucrativo e manter seu padrão de vida com qualidade!
✨
Vem me acompanhar nas redes sociais:
Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto
Instagram: /guiadofreela_
Obrigada e até a próxima!
Leia também: Como receber do exterior