Guia do Freela

Como trabalhar como programador freelancer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm preferido trabalhar de forma autônoma. Se você sabe de programação e quer ter uma carreira sem vínculo empregatício, ser um programador freelancer pode ser a sua solução 💻.

De fato, com o crescimento do trabalho remoto, existem diversas possibilidades de utilizar suas habilidades no desenvolvimento para alavancar sua carreira. Flexibilizar sua rotina pode trazer resultados benéficos para você.

Neste artigo, saiba como ser um programador freelancer!

O que faz um programador freelancer?

O programador freelancer é aquele profissional capaz de desenvolver e gerenciar  softwares. Também é comum que a profissão seja conhecida como freelancer desenvolvedor web.

Em outras palavras, o programador pode elaborar aplicações visuais e operações de servidor em uma página web. Se você consegue acessar este site tranquilamente, saiba que foi preciso implementar códigos e linguagens próprias para seu funcionamento.

Ao atuar como freelancer, esse profissional pode estabelecer uma própria rotina de trabalho, com horários e dias flexíveis.

Como trabalhar como programador freelancer?

Saiba como trabalhar como programador freelancer

Se você é um freelancer de programação iniciante, você está no artigo certo para saber dicas para entrar no mercado de trabalho!

Ao trabalhar como desenvolvedor web existem certos serviços no desenvolvimento que são indispensáveis. É interessante que você especifique o que será ofertado e de que forma o cliente pode ter acesso ao conteúdo.

Mas antes de mais nada, confira formas de trabalhar como ser freelancer na programação!

Desenvolvimento Front-End

O freelancer desenvolvedor front-end é responsável pela criação de todo o conteúdo visual de um site ou interface. Esse profissional é capaz de definir imagens, ícones, botões e cores presentes no site do cliente.

É possível executar cada design preferido através de códigos, como HTML, CSS e JavaScript. Dessa forma, o programador freelancer front-end está encarregado de garantir que o usuário tenha uma ótima experiência ao visitar uma plataforma.

Além de ser preciso ter conhecimento nos códigos de programação citados acima, é interessante que o desenvolvedor front-end tenha conhecimentos básicos de SEO.

Por mais que não seja um estudo obrigatório, pode ser um grande diferencial já estar familiarizado com as ferramentas de otimização de buscas.

Desenvolvimento Back-End

No trabalho de desenvolvedor back-end, é preciso saber operar todas as funções ligadas ao servidor do site. Isto é, armazenamento de dados, informação de APIs, tudo o que se relaciona com a estrutura de uma plataforma.

Ou seja, este programador freelancer deve ter muito conhecimento nas linguagens Java, Python, PHP, Clojure e outras. É essencial que você escolha uma linguagem de sua preferência que também esteja de acordo com as especificações do cliente.

Vale lembrar que os elementos desenvolvidos no front-end devem estar conectados à linguagem fornecida através do back-end. Dessa maneira, é muito importante que os desenvolvedores de back-end tenham uma boa comunicação com a equipe de front-end.

Desenvolvimento Full-Stack

Por fim, o profissional especializado em full-stack possui tanto habilidades de front-end como de back-end.

Ou seja, o programador freelancer full-stack precisa ter conhecimento e capacidade total para lidar com todas as etapas de desenvolvimento web. Isso inclui trabalhar na criação da interface de um site e nas operações de servidor.

Entretanto, o desenvolvedor full-stack também deve estar atento para não saber somente um pouco de cada área. Isso porque, é necessário conseguir implementar muito bem cada linguagem e componente visual de uma página web.

Por onde começar?

Se você é um programador e quer ter uma carreira freelancer, saiba que o primeiro passo é criar o seu portfólio!

O portfólio é um documento muito importante para reunir seus melhores e principais trabalhos. É nele que você vai exibir toda a sua capacidade criativa e profissional.

Algumas opções de sites para portfólio de programação são: DeviantArt, Behance, Cargo, Driblle e GitHub.

No seu portfólio, você pode incluir tanto projetos que você desenvolveu em cursos e estudos, quanto projetos que você fez e entregou para clientes.

O importante é que sua página faça um apanhado geral do que você faz e como.

Programador freelancer

Onde encontrar trabalhos para programador freelancer?

A melhor forma de encontrar trabalhos para desenvolvedores web é por meio de sites freelancer de programação.

Essas plataformas oferecem listas de serviços para freelancers online. Isto é, você pode se cadastrar nos sites para encontrar trabalhos com base nas suas habilidades e experiências.

Você pode especificar os serviços oferecidos, os valores e até se é possível realizar outras demandas além das indicadas no anúncio.

Aqui no Guia do Freela, você encontra várias análises de sites freela e até dicas de como saber se uma plataforma é confiável.

Invista na sua carreira de programador freelancer

Ao contrário do que podem te dizer, não é impossível estabelecer uma carreira como programador freelancer.

Quando você entende as formas de se conseguir trabalho freelancer e oferecer seus serviços online, torna-se fácil montar uma estratégia.

Hoje, esta área é uma das mais promissoras do mercado, com oportunidades que ignoram as barreiras geográficas. Muitos freelancers atuam em empresas internacionais, ganham em Dólar, mas moram no Brasil.

É claro que um bom profissional precisa se manter atualizado e trazer soluções inovadoras. Mas há um campo interessante, que pode ser explorado!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Conhece o Upwork?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *