Guia do Freela

Os melhores sites freela (e também os piores)

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Para muitas pessoas, os sites freelas são verdadeiras portas de entrada para o trabalho autônomo. Quem está entrando nesse universo agora, normalmente se depara com dezenas de opções. Mas afinal, quais são os melhores sites freela? E os piores?

Pensando em responder essas questões, fui atrás da opinião dos usuários desse tipo de plataforma e juntei com a minha própria experiência.

Assim, consegui fazer uma lista com as 3 opções mais relevantes da atualidade, além de 2 sites que você pode deixar de lado – pelo menos até que eles passem por alguma melhoria 😅.

Toda essa lista, que você conhecerá na sequência, já ganhou um vídeo. Clique para assistir! 👇

Mas antes da lista…

Há alguns anos, não existiam tantos sites freelas conhecidos no mercado. Hoje, você consegue encontrar uma variedade bem grande de opções. Tanto que, um dos bônus do meu e-book “Como começar um negócio freelance” é um guia com 30 sites freela!

ebook para freelancer

Com tanta variedade e com o nosso tempo cada vez mais escasso, listei quais são os melhores sites freela e os piores.

Essa lista não foi feita não somente com base na minha opinião. Houve uma pesquisa de feedbacks dos usuários de vários sites, além de relatos de pessoas em fóruns como o Quora e o Medium.

Além disso, antes de conferir o ranking, tenha em mente que cada site tem uma proposta diferente. Por isso, muitas vezes um site que é uma ótima opção para mim, pode não ser tão bom para você. Afinal, nem sempre o nosso perfil é o público-alvo de uma plataforma e isso impacta na experiência.

Recados dados. Vamos começar? 🤗

👍 Upwork

O Upwork é uma plataforma internacional, com alta popularidade e algumas características bem marcantes.

Primeiramente, não é todo freelancer que consegue se cadastrar no site. Isso porque, a premissa do site é oferecer uma comunidade freela equilibrada.

Então, se já existe um número excessivo de designers, por exemplo, a página só vão aceitar novos designers quando as demandas aumentarem ou alguns usuários “saírem de cena”.

E como esses usuários saem?

Bom, além dos freelas que fecham sua conta por iniciativa própria, o Upwork tem uma política de manter somente pessoas que estejam produzindo ou que produzem com alguma frequência dentro do site.

Temos relatos de pessoas que tiveram suas contas suspensas (para sempre) porque fizeram o cadastro, mas nunca pegaram projetos. Dessa forma, no entendimento do site, esses usuários estavam “ocupando” o espaço de profissionais que poderiam ser mais colaborativos 😅.

Os melhores sites freela: upwork

Outro ponto positivo é que o Upwork facilita o pagamento de valores para os brasileiros. No site, você recebe em Dólar, mas consegue transferir o valor convertido para o Real para sua conta bancária do Brasil. Isso sem precisar pagar taxas altas de câmbio de moedas.

Como o Upwork é internacional, o freelancer que sabe falar inglês consegue expandir sua área de atuação para qualquer lugar do mundo. E se em algum momento você tiver problemas com o cliente, o suporte do site pode ser bem útil.

Apesar de tudo isso, e de esse ser um dos melhores sites freela, o Upwork tem certas limitações – especialmente se você não pagar um plano. O número de envios de propostas, por exemplo, é bem menor para quem tem a conta “free”.

Ainda assim, no geral, o Upwork é uma ótima opção.

👎 Freelancer.com

O segundo site da nossa lista, sendo a primeira indicação de uma plataforma não tão boa, é o Freelancer.com.

A forma de utilizar o Freelancer, por si só, não é um problema. O site é bem claro, intuitivo, com muitas áreas são traduzidas para o português. Além disso, é fácil encontrar vários projetos para brasileiros nele.

Porém, a grande questão do Freelancer.com é que eles ainda não encontraram uma forma de barrar a quantidade enorme de golpistas que existe no site.

No vídeo sobre golpes que estão aplicando nos freelancers e no post de mesmo tema no Guia do Freela, recebo comentários frequentes de pessoas que caíram em histórias de clientes golpistas.

E a maioria das pessoas que identifica que caiu no golpe do depósito de segurança passou por isso dentro do Freelancer.com.

O ponto chave é que o Freelancer.com sabe que isso acontece. Há alguns anos, existia um artigo no blog da plataforma falando sobre esse tipo de golpe. Ou seja, eles estão conscientes de que isso acontece.

Site freelancer . com

Resolver esse problema não seria tão difícil. Primeiramente, o site poderia inserir um lembrete padrão sobre esse tipo de golpe. Assim, quando um cliente tentasse levar a conversa para fora da plataforma, o freelancer receberia um aviso sobre os riscos envolvidos.

Além disso, o site poderia criar um canal de denúncia rápido, onde o freelancer indicasse clientes falsos, que estão aplicando golpes.

De fato, muita gente usa e consegue trabalho no freelancer.com. Mas, por enquanto, muitas pessoas passam por experiências negativas (e que geram prejuízo) dentro dele.

Dessa forma, pelo menos por enquanto, o site não é recomendado!

👍 Workana

Voltando para os melhores sites freela da atualidade, temos o Workana, que é um site freela que atende bem aos usuários brasileiros.

Apesar de o Workana ser uma plataforma de nível global, ele tem versões diferentes para cada país que opera. Assim, quando você busca uma vaga de design no Workana, por exemplo, vai ver projetos somente do Brasil e em português.

melhores sites freela: workana

Um dos pontos altos do Workana é que você consegue se comunicar rapidamente com os potenciais clientes pelo chat. Se um cliente gostar da sua proposta, ele mesmo pode te chamar para discutir os detalhes.

Outro aspecto interessante é que, apesar de o cliente informar qual é o orçamento previsto, você pode inserir na sua proposta o valor que gostaria de ganhar 💸. Isso dá bastante liberdade para o freela.

Entretanto, o sistema de envio de propostas poderia ser melhor. Isso porque, quando você não assina um plano do Workana, consegue enviar somente duas propostas por semana. É bem pouco, o que acaba te “forçando” a pagar a mensalidade.

👎 Get Ninjas

Há mais de um ano, escrevi um artigo sobre sites freela que incluía o Get Ninjas. Mas, com o passar do tempo, a plataforma passou a apresentar dificuldades para os usuários.

Para quem não conhece, o Get Ninjas tem como proposta unir prestadores de serviços com clientes. Os freelas são de todas as áreas – desde design e programação, até reparos domésticos ou assessoria jurídica.

Site getninjas

Neste site, o cliente anuncia o que procura e os cadastrados podem pagar para enviar propostas. Mas, pelos relatos de usuários do Get Ninjas, são poucos os clientes que retornam para fechar o orçamento.

Além disso, diferente de como era antigamente, se o cliente não fechar com você, o que você pagou para tentar fazer contato não retorna para a conta.

Ainda assim, talvez esse site seja uma boa opção para prestadores de serviço locais que estão entrando no mercado de uma cidade agora. A partir do momento que você cria uma base de contatos, poderia deixar de usá-lo.

👍 TopTal

Para fechar essa lista de melhores sites freela (e alguns não tão bons 😬), temos o TopTal, que é um site freela do exterior muito recomendado.

Mas o que faz do TopTal um site tão recomendado pelos usuários?

Acontece que essa plataforma paga muito bem os seus usuários! E tem um motivo para isso:

A proposta do Toptal é oferecer aos clientes os “top freelancers” de áreas específicas, como programação, design, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos. Justamente por garantir alto nível de especialização, o site atrai clientes dispostos a pagarem mais pela qualidade dos profissionais.

melhores sites freela toptal

Outro ponto positivo é que o Toptal não cobra taxas do freelancer, mas sim do cliente. Um novo contratante precisa até mesmo depositar um valor para começar a contratar, o que garante o pagamento para o freela.

Para os brasileiros, o fator de limitação é que o site é em inglês. Mas, se você sabe o idioma, pode tentar se cadastrar. E por que tentar?

Porque, para garantir toda essa qualidade, o TopTal faz um processo seletivo para os freelancers. Ou seja, é um dos melhores sites freela, mas exige os melhores freelancers.

Os melhores sites freela e os piores

Após ler essa lista, lembre-se: um site que eu considero ruim pode ser muito bom para alguém.

Por isso mesmo, tenha em mente que essa lista foi feita com base na minha experiência e em pesquisas pela internet. Mas a melhor forma de saber a qualidade de uma plataforma é fazendo um teste.

Conheça os sites da lista, vejam aqueles que combinam com o seu perfil, e boa sorte na sua jornada freela!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como saber se um site freela é confiável?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *