Guia do Freela

Sites freela: como os perfis dos seus concorrentes podem te ajudar!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Não há como negar: a melhor maneira de chamar a atenção em sites freelas é construindo um perfil atraente 🤗. O que nem todo mundo sabe é que tem como usar os perfis dos seus concorrentes, ou seja, dos outros freelancers, como inspiração.

Se você está pensando em ser freelancer ou já trabalha por conta própria, provavelmente sabe que os sites freelas são ótimas ferramentas para encontrar potenciais clientes.

E ainda que você precise se candidatar para projetos, o que faz da carta de apresentação e do portfólio elementos centrais, muitos clientes verificam o perfil do freelancer antes de qualquer negociação.

Por isso, elaborar o seu perfil com bastante atenção e cuidado é essencial! Inclusive, você pode até se inspirar no que os freelas de sucesso fazem 😉.

Neste artigo, vou te mostrar como se basear nos perfis dos seus concorrentes para criar algo único para você. Além disso, tem um vídeo com o mesmo tema, em que faço a análise em tempo real, se você preferir! 👇

O tal do benchmarking

Essa ideia de pesquisar pelos concorrentes para criar uma página otimizada, seja em sites freelas ou qualquer outro ambiente, não é nova.

No mundo empresarial, existe o conceito do benchmarking. Basicamente, trata-se de uma estratégia para melhorar o desempenho de um negócio, a partir das práticas de outras empresas do ramo.

Dessa maneira, uma empresa pode analisar o comportamento de outra (concorrentes ou negócios que se destacam), para replicar táticas.

Então, para empresas, o benckmarking existe tanto no quesito processos do dia a dia da empresa, quanto no marketing ou desenvolvimento de soluções.

E você, como freelancer, pode fazer o mesmo com os perfis dos seus concorrentes!

Pesquisando os perfis dos seus concorrentes

Os sites freelas são sempre recomendados para quem quer trabalhar por conta própria. Entretanto, quem inicia no ramo normalmente sente dúvidas sobre como criar um bom perfil.

O seu perfil é como uma vitrine, que junto com a carta de apresentação, faz com que os clientes se interessem mais pelo seu trabalho.

Nesse sentido, muita gente se pergunta: o que eu devo colocar no meu perfil do site freela? Como descrever meu serviço? Preciso listar meus conhecimentos? O que eu não devo fazer? 🤔

Encontrar respostas para todas essas perguntas pode não ser algo tão simples. Até porque, quem está começando agora não tem referência para tomar decisões estratégicas.

É aí que entra uma ótima dica: pesquisar perfis dos seus concorrentes para analisar o que eles fazem e replicar no seu perfil!

Mas, como fazer essa pesquisa?

1. Encontre seu nicho

Para começar, você vai precisar abrir o site freela da sua preferência – e existem vários no mercado! Entre os mais populares temos o Workana, Upwork, 99Freelas, VinteConto, enfim.

É bacana pesquisar dentro do site que você criou uma conta, pois muitas vezes, a linguagem muda de plataforma para plataforma.

Uma vez que você escolha um site freela, você precisa encontrar onde estão os perfis dos seus concorrentes. Normalmente, eles aparecem em uma seção de “procure talentos” ou “find freelancers”.

Quando você chegar nessa etapa, deve selecionar no filtro a sua área de atuação. Pode ser design, redação, programação, etc.

De fato, quanto mais específico você for, melhor será para a pesquisa de referências!

perfis dos seus concorrentes em sites do Upwork, Workana e 99 Freelas
Onde buscar concorrentes no Upwork, Workana e 99Freelas

2. Selecione alguns perfis dos seus concorrentes

É comum que os sites freelas apresentem os melhores freelancers de cada nicho nesse tipo de pesquisa.

Nesse sentido, selecione cerca de cinco perfis dos seus concorrentes para abrir em uma nova página e analisar com mais calma.

Existem sites que somente permitem esse tipo de visualização aos usuários que são cadastrados. Nesse caso, analise se vale a pena criar uma conta ou se você pode pesquisar em outra plataforma.

3. Observe com cuidado

Cada página que você abrir deve ser analisada com atenção e cuidado. Dedique um tempo para observar os detalhes dos perfis dos concorrentes.

Como cada um se comunica? Existe um padrão entre os perfis? Como essas pessoas tornaram seus perfis atrativos?

Nesse ponto, é preciso ser estratégico e analítico. Só assim você vai conseguir tirar alguns insights preciosos!

Mas quais insights tirar?

Por mais que esse passo a passo já guia você no processo de benchmarking dos perfis dos seus concorrentes, pode ser que você tenha dúvidas sobre O QUE, exatamente, precisa tirar dessas análises.

insights do benchmarking

Não existe uma resposta única. Mas, ao fim do processo, é interessante que você consiga identificar alguns detalhes, que vão funcionar como “inspirações” para a sua página.

Alguns exemplos são:

  • O tom de voz da apresentação: o texto soa amigável? Ou é mais direto ao ponto?
  • Conhecimentos e habilidades: como a maioria dos freelancers mostram seus conhecimentos? É uma lista com tópicos? É um texto corrido?
  • Uso de recursos visuais: os freelancers concorrentes costumam usar emojis em suas apresentações? Há algum outro tipo de recurso visual?
  • Frase de efeito: existe alguma frase de efeito que os freelancers usam? A frase está transmitindo o quê? (Confiança, transparência, disponibilidade)…
  • Histórico: existem espaços nesses perfis para o seu histórico profissional? Ou experiências em empregos tradicionais não costumam ser exibidas?
  • Diferenciais: o que FALTA nos perfis dos seus concorrentes? Tem algo que você deveria inserir para ficar mais adequado?

A razão dessa pesquisa

A verdade é que fazer essa pesquisa te ajuda a ter ideias para o seu próprio perfil! 💡

Tudo o que você perceber como positivo, desde uma frase de apresentação até emojis que usaram, você pode copiar para montar algo seu.

Depois, com todos esses insights em mente, comece a construir o seu perfil. Como você já criou uma base de referências, fazer algo que comunique com o público de uma área específica fica muito mais fácil.

Mas já vale aquela velha máxima que sempre se aplica a sites freelas: tudo é teste.

Mesmo seu perfil pode passar por ajustes de tempos em tempos. É isso que vai te ajudar a crescer dentro dos sites freela.

Eu espero que essas dicas sejam úteis para você fazer um perfil bem completo e atrativo. E no vídeo do começo deste artigo, eu mostro como eu faço essa análise com perfis reais! Assista para encontrar dicas extras!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como saber se um site freela é confiável?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *