Guia do Freela

Freelancer administrativo: 7 atividades de administração que você pode fazer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Você trabalha ou tem conhecimento em administração? Saiba que existem possibilidades de trabalho freela para você! Estamos falando do freelancer administrativo, um profissional ligado à gestão de diferentes projetos e recursos.

Na prática, o trabalho de um freelancer administrativo pode ser feito em diferentes frentes. Do gerenciamento de projetos até a assistência personalizada, existe campo para várias atuações.

Mas quais são as possibilidades para um freelancer administrativo? E mais do que isso, onde encontrar vagas? Descubra tudo, a seguir!

7 atividades de administração que você pode fazer

Se você é formado em administração, à nível técnico ou superior, ou mesmo se você tem experiência no setor, pode se interessar por vagas de freelancer administrativo.

Em geral, essas vagas são contratações por projeto ou por período mais longos. No segundo caso, é comum que as empresas façam contratos somente com MEIs, sem registro em carteira – afinal, vínculo empregatício não “combina” com freelancer.

Além disso, como freelancer administrativo, é usual que você trabalhe de casa, no estilo Home Office. De certa forma, essa é uma vantagem, uma vez que abre mais possibilidades de contratação quando eliminamos as barreiras geográficas.

Mas quais são as vagas de freelancer administrativo que encontramos com mais facilidade? Conheça 7 opções!

1. Gerente de projetos

A primeira atividade que você pode realizar como freelancer administrativo é ser gerente de projetos, também conhecido como Product Manager.

Um Gerente de Projetos desempenha um papel crucial na concepção, planejamento, execução e conclusão bem-sucedida de projetos dentro de uma organização.

Este profissional é responsável por coordenar equipes, definir metas claras, desenvolver planos de trabalho, alocar recursos, gerenciar riscos e garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.

Além disso, o Gerente de Projetos atua como um facilitador na comunicação entre as partes interessadas, assegurando uma compreensão comum dos objetivos e promovendo uma colaboração eficiente entre os membros da equipe.

Essa é uma vaga freela fácil de ser encontrada, mas é preciso que você tenha conhecimento específico no assunto (seja por meio de cursos ou experiência própria) para ter mais chances de contratação e sucesso.

Homem trabalhando com um notebook, enquanto escreve em uma agenda à mão.

2. Suporte administrativo

O freelancer administrativo que presta suporte é o mais próximo de um auxiliar administrativo que encontramos no mundo online.

No dia a dia, um profissional de Suporte Administrativo desempenha uma variedade de funções para manter as operações cotidianas de uma organização funcionando de maneira eficiente.

Suas responsabilidades podem incluir a gestão de agendas, organização de reuniões e eventos, preparação de documentos e relatórios, além de lidar com correspondências e comunicações internas. Eles são frequentemente encarregados de tarefas de secretariado, como responder a chamadas telefônicas, receber visitantes e coordenar viagens.

Além disso, os profissionais de Suporte Administrativo podem trabalhar com manutenção de sistemas de arquivamento, gerenciamento de bancos de dados e realização de tarefas de entrada de dados. Ou seja, é um “coringa” dentro da empresa.

Pessoas que fazem cursos de administração costumam ter nessa função uma “porta de entrada” para o mercado de trabalho. E apesar de ser algo mais iniciante, não significa que não é exigido responsabilidade e comprometimento.

3. Assistente pessoal

Uma terceira possibilidade de atuação como freelancer administrativo é o assistente pessoal.

Nesse caso, o profissional presta suporte direto a um indivíduo, muitas vezes a um executivo ou a um influencer ocupado.

Suas responsabilidades incluem gerenciar a agenda da pessoa para quem trabalham, agendando reuniões, compromissos e viagens.

Eles podem ser encarregados de organizar eventos, preparar documentos, e-mails e relatórios, e cuidar de tarefas pessoais, que vão da reserva de um restaurante até o agendamento de consultas médicas.

Na prática, essa função de freelancer administrativo não exige tanto conhecimento técnico, mas o profissional precisa estar disposto a atuar em diferentes frentes e atividades. A proximidade com o cliente também é algo que faz parte do dia a dia do assistente pessoal.

4. Analista de dados

Se o assistente pessoal não precisa de tanto conhecimento técnico, para a função de analista de dados o caso é totalmente o oposto!

Isso porque, um freelancer administrativo que é analista de dados costuma ter grande formação e experiência para interpretar e analisar diferentes informações, afim de extrair insights valiosos para uma empresa.

Suas responsabilidades envolvem coletar, processar e analisar dados brutos, utilizando ferramentas estatísticas e softwares especializados.

É importante frisar que esses profissionais trabalham frequentemente em colaboração com outras equipes, como as de desenvolvimento de negócios, marketing e TI, para fornecer informações que impulsionem estratégias e melhorias.

E há uma tendência de mais procura por esses profissionais: à medida que a demanda por análise de dados cresce, os Analistas de Dados se destacam no mercado.

Mulher apontando para a tela do computador enquanto fala ao telefone. Ela está sentada, de frente para o computador. Há uma estante ao seu lado.

5. Contador

Qualquer negócio, seja ele presencial ou online, precisa de um contador. Por isso, essa é uma das funções que um freelancer administrativo pode realizar.

É claro que, neste caso, o freela precisa ter um conhecimento técnico e acadêmico em contabilidade. Normalmente, a formação de nível superior se torna um ponto essencial para a contratação.

No dia a dia, um contador freelancer atua no campo financeiro e contábil de uma organização. Suas responsabilidades incluem o registro, análise e interpretação de transações financeiras.

Eles são responsáveis por manter registros precisos das atividades financeiras da empresa, garantindo conformidade com as normas contábeis e regulamentações fiscais.

Além disso, o contador precisa estar sempre atualizado nas leis fiscais, que podem mudar consideravelmente de um ano para o outro.

6. Atendimento ao cliente

Enquanto o freelancer administrativo de contabilidade precisa de uma formação específica para trabalhar, no atendimento ao cliente não é necessário acumular tanto conhecimento especialmente no mundo online!

Hoje, existe uma demanda por profissionais que realizam atendimento ao cliente online, seja em chats de lojas online ou nas redes sociais de influenciadores.

Basicamente, seu objetivo está na construção e manutenção de relacionamentos positivos entre a empresa e seus clientes.

Suas responsabilidades geralmente envolvem responder a perguntas, resolver problemas, fornecer informações sobre produtos ou serviços, processar pedidos e lidar com reclamações, tudo por meio de canais online, como chat, e-mail, redes sociais ou sistemas de ticket.

Esses profissionais devem ter excelentes habilidades de comunicação escrita, empatia e paciência para lidar eficazmente com uma variedade de consultas e situações.

Eles também podem ser encarregados de fornecer suporte técnico básico, orientação sobre o uso de produtos ou serviços, e de garantir que os clientes tenham uma experiência positiva e satisfatória.

7.Gerente de e-commerce

Por fim, uma última possibilidade de trabalho como freelancer administrativo é ser gerente de e-commerce.

Seja em um e-commerce ou um marketplace, as pessoas estão cada vez mais habituadas a comprar pela internet. Por conta disso, as empresas se viram na necessidade de proporcionar uma experiência de qualidade para os consumidores.

Assim, um gerente de e-commerce tem a responsabilidade de cuidar de uma loja virtual. Suas funções incluem dar entrada em produtos, gerenciar o estoque, direcionar pedidos concluídos para o setor de expedição, analisar dados, entre outros.

Por ser um gerente, é comum que haja uma equipe sobre seu “guarda-chuva”, ajudando nas tarefas diárias. Além disso, para se dar bem na área, é preciso ter conhecimento técnico e uma mente dinâmica para lidar com os imprevistos.

Onde encontrar vagas de freelancer administrativo?

Ficou com vontade de atuar como freelancer administrativo? Saiba que você pode encontrar oportunidades de trabalho de diferentes maneiras.

Para começar, temos os sites freelas. São plataformas online, que unem clientes com profissionais freelancers para diferentes funções e projetos.

Você precisa criar uma conta para se candidatar às vagas desse tipo de site e, mais do que isso, precisa ter paciência para garimpar boas oportunidades de trabalho e ter sucesso. Pode ser que, até o seu primeiro “sim”, demore algum tempo.

Você também pode encontrar vagas de freelancer administrativo nas redes sociais de empresas que são do modelo remoto ou de influenciadores digitais. Hoje, muitos influencers vendem cursos e gerenciam negócios, e é comum que vagas sejam divulgadas em suas contas.

Finalmente, você também pode criar uma conta no LinkedIn para observar as vagas que surgem por lá. No vídeo abaixo, você pode conferir dicas de como encontrar projetos freela no LinkedIn:

As possibilidades como freelancer administrativo

Por muitos anos, estudar administração significava trabalhar para uma empresa, em um escritório físico. Hoje, com a evolução da tecnologia, as possibilidades são muito mais amplas.

A verdade é que centenas de pessoas atuam como freela administrativo, seja em funções que necessitam de 8 horas por dia ou de meio período.

De qualquer maneira, quem tem conhecimento de administração e quer um pouco mais de liberdade, pode considerar se tornar um freelancer administrativo. Pode ser que você consiga ter uma carreira muito mais flexível atuando em projetos variados!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Avaliador de mídia social Google é uma profissão?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *