Guia do Freela

Sua habilidade é uma profissão: quais trabalhos freelas você pode fazer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Já imaginou que algumas das suas habilidades ou experiências profissionais acumuladas podem ser tornar trabalhos freelas? 😉

O mercado de trabalho atual está totalmente dinâmico, e novas modalidades de trabalho surgem todos os dias.

Além disso, com o avanço da internet, as oportunidades estão mais diversificadas. Assim, é possível aproveitar habilidades pessoais para criar novas fontes de renda.

Foi-se o tempo em que as pessoas possuíam um talento nato, porém não podiam explorá-los financeiramente! 💸

Trabalhos freelas não são apenas viáveis, mas uma forma de usar as habilidades em uma profissão flexível e que pode ser altamente rentável.

Conheça quais trabalhos freelas você pode oferecer com algumas habilidades mais populares!

Redator de conteúdo web

Esse é um dos trabalhos freelas para quem tem habilidade de escrita e conhecimento da língua portuguesa ✏.

De fato, a produção de conteúdo está em alta, e muitos clientes buscam redatores capazes de atrair acessos em sites e blogs com apelo informativo.

Essa modalidade de marketing, conhecida como inbound marketing, é uma forma de trocar informações com potenciais clientes. Utilizando técnicas específicas, o escritor atrai leitores em troca de alguns dados, como cliques ou endereço de e-mail.

As habilidades para os trabalhos freela com redação são criatividade, busca por conhecimento sobre os assuntos relacionados, boa escrita e saber adequar a linguagem do texto para cada cliente.

É recomendável que o redator se atualize quanto às exigências de ranqueamento dos mecanismos de busca. Também, busque conhecimento para otimizar e melhorar seus textos. 

Existem muitos cursos para redator freelancer disponíveis, sejam eles gratuitos ou com um baixíssimo investimento. Se você tem essa habilidade, pode considerar estudar para trabalhar com redação!

curso checklist de conteúdo web

Programador

O programador freelancer é um profissional que pode oferecer seus serviços em inúmeras áreas, de forma independente 💻.

A imensa disponibilidade de sistemas para diversos dispositivos, abre um leque de atuação de acordo com o conhecimento e gosto dos programadores.

As principais demandas atuais são criação e manutenção de sites, e-commerces, desenvolvimento de aplicativos e softwares.

Esses trabalhos freelas, como você deve imaginar, requer que os programadores sejam altamente qualificados e atualizados.

Ainda assim, se você tem habilidade com lógica, linguagens diferentes e bom entendimento sobre usabilidade, pode considerar se qualificar nessa área.

É uma demanda que tende a crescer com o passar dos anos, sendo uma ótima opção para quem deseja trabalhar para outros países e receber pagamentos em moeda estrangeira.

Trabalhos freela como designer

Outro ramo para os criativos, a profissão de designer sempre teve um “pézinho” no trabalho freelancer. Muitos profissionais decidem assumir projetos de criação e desenvolvimento como freelas.

No mercado, há uma grande procura por um olhar diferenciado, crítico, e pela criação de logos ou projetos gráficos complexos. Os designers são essenciais na criação e fortalecimento da marca e produtos. 

Pessoas que são criativas, com disposição para buscar soluções para desafios, e que gostam de trabalhar em projetos visuais, têm boas chances de curtirem essa área.

Entrentanto, para se destacar nos trabalhos freela é interessante ter conhecimento em comunicação e publicidade. Aproveite as demandas da área de tecnologia, e se especialize em User Interface ou Use Experience.

Portfólio de designer

Produção e edição de vídeos

Que a produção audiovisual está em alta, não é nenhuma novidade. Por isso, a busca por profissionais que saibam usar recursos e programas de edição e produção cresce exponencialmente 🎬.

Há inúmeras oportunidades de trabalhos freelas nessa área, ainda mais se a qualidade do projeto entregue for profissional.

Muitas pessoas que atuam nesse ramo começam de maneira intuitiva, fazendo edições para seus vídeos próprios de projetos estudantis ou mesmo nas redes sociais.

Por isso, se você gosta de mexer em programas de edição, se interessa por roteiro, consome muito YouTube e tem habilidades criativas, pode se dar bem com trabalhos freelas audiovisuais!

Tanto na gravação quanto na edição é preciso usar bons equipamentos e estar atento aos pedidos e as ideias dos clientes. Se mantenha atualizado às mudanças e tendências empregadas na área.

Muitas empresas estão em busca de profissionais que possam fazer vídeos institucionais para divulgação em redes sociais. Sendo esse, mais um mercado em que o freela pode atuar. 

Gestão de redes sociais

Se a produção de vídeos está em alta, a gestão das redes sociais e da mídia paga online também é uma área que abre vagas para freelas diariamente. Afinal, as empresas estão buscando, cada vez mais, investir em ferramentas de divulgação online.

Existem várias possibilidades nessa gestão. Da pessoa que cria o design de um post até o gestor de tráfego pago são diversas opções profissionais.

Porém, aqui estamos falando da gestão mais “básica”. Ou seja, os trabalhos freelas do profissional vão incluir programar posts, responder comentários, ter ideias para novas publicações, acompanhar métricas, enfim.

Nesse meio, é importante que o freela conheça os meios de divulgação do marketing digital e as métricas para acompanhar os resultados obtidos.

Esses trabalhos freelas envolvem o entendimento do nicho de atuação, noções de cálculos, como o retorno do investimento, visão analítica e gestão de campanhas.

Habilidades de estratégias, criatividade, atenção para tendências e gosto por mexer nas redes são essenciais!

Nesse sentido, também é fundamental constante atualização quanto às políticas de publicação paga e práticas de acesso orgânico.

Ilustrador

Você é bom em pintura ou desenho? Então, trabalhar  como ilustrador, pintor ou desenhista freelancer pode adicionar renda em troca de seus talentos 🎨.  

Esse trabalho pode ser realizado tanto para empresas e pessoas jurídicas, como diretamente para pessoas físicas. Além disso, a internet e as redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação do que você faz.

Você pode criar um portfólio atrativo para que os clientes venham até você, ou se candidatar para vagas em sites freelas. Ilustração de livros infantis, animação em parceria com designers, pintura em tela e reprodução de fotos são algumas possibilidades.

Para ser um ilustrador, você precisa ter habilidades de desenho e criação, ser original, estar sempre evoluindo sua técnica e testando coisas novas.

Ilustrador freelancer

Trabalhos freelas a partir de suas habilidades!

A verdade é que os trabalhos freelas são bem diferentes dos “tradicionais”. Inclusive, em alguns casos, a formação técnica tem o mesmo valor das habilidades de cada um.

Por isso, se você está pensando em fazer freela, pare e analise quais são suas habilidades. Muitas vezes, algo que você faz com facilidade pode ser uma fonte de renda.

E tem coisa melhor do que aproveitar nossos conhecimentos para crescer profissionalmente? 🤗

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como começar a ser freelancer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *