Guia do Freela

Curso de freelancer gratuito existe? Onde encontrar?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Antes de iniciar uma jornada profissional, muita gente gosta de se preparar com o máximo de informações possíveis. Por isso mesmo, é comum encontrar freelas iniciantes em busca de um curso de freelancer gratuito. Mas isso existe? E onde encontrar?

Mais do que saber se há um curso de freelancer gratuito, é importante falar sobre o que você pode aprender ao se preparar. Com o acesso a internet, é muito mais fácil encontrar conteúdo de qualidade, sem pagar nada por isso.

Então, sem mais “enrolação”, vamos ao que interessa!

Curso de freelancer gratuito existe?

Até existem cursos sobre aspectos da vida de um freelancer, mas um material completo, que guia um profissional desde o início da jornada e que seja gratuito, não foi possível encontrar.

Em outras palavras, um curso de freelancer talvez exista, especialmente quando consideramos outros idiomas – como inglês ou espanhol. Porém, nas nossas pesquisas não encontramos um só curso que seja completo com tudo o que um freela precisa aprender.

Assim, você pode encontrar, por exemplo, cursos que ensinam a ser freelancer de redação. Mas um curso que fale de todas as características do freelancer, por enquanto, ainda não encontramos.

Gif animado. Um personagem fica cansado e bate com a cabeça no notebook que estava usando.

Quais são as opções de curso de freelancer

Mas calma! Não é porque você não encontrou um curso de freelancer gratuito que você deve desistir do aprendizado.

Uma boa dica é considerar alguns conhecimentos interessantes que um freelancer precisa ter, para além de seus conhecimentos de nicho profissional, e se dedicar a estudá-los.

Afinal, ser freelancer significa gerir um pequeno negócio, e justamente por conta disso, se informar sobre técnicas de administração, vendas, atendimento e gestão de projetos é essencial.

Nesse sentido, conheça alguns cursos interessantes – nenhum é um curso de freelancer gratuito, mas todos vão te ajudar na sua jornada!

Formação de preço de venda

Um dos maiores desafios dos freelancers é precificar corretamente os serviços ou produtos que oferece. Por isso, um dos cursos que você pode fazer é focado nesse tema e é do Sebrae, uma plataforma repleta de conteúdos gratuitos para você aproveitar.

No curso “Formação do preço de venda“, você vai aprender a estruturar e analisar os custos de sua empresa (sim, como freela você tem uma empresa!), para estipular o preço de venda adequado para os seus produtos ou serviços.

Essa parte é bastante teórica e focada na administração, mas saiba que como profissional autônomo, você vai precisar ter contato com a gestão da sua empresa em algum nível. E se isso te ajudar a precificar seus serviços da forma ideal, melhor ainda, certo?

Gestão do tempo

O tempo de um freelancer é um recurso precioso! Afinal, em funções autônomas, a frase “tempo é dinheiro” é totalmente verdadeira.

Por isso, uma boa indicação de curso de freelancer gratuito é da Udemy, que ensina sobre gestão de tempo. Chamado “A Mini Course on Time Management“, o curso tem legendas em português e é grátis!

Nele, você vai aprender em 7 passos como gerir o tempo que você tem disponível para aumentar a sua produtividade. Além disso, existe um módulo que mostra como evitar as “armadilhas” do dia a dia e manter o foco no que realmente importa.

Gif animado do Pato Donald dormindo enquanto o despertador está tocando.

Criação de conteúdo criativo para Instagram

Por mais que você faça um ótimo trabalho como freelancer, você precisa divulgar seus projetos para atingir mais pessoas. E nada melhor do que entender de criação de conteúdo para o Instagram para aproveitar essa plataforma a seu favor.

Nesse sentido, uma boa opção é o curso gratuito da Domestika chamado “Criação de conteúdo criativo para Instagram“. Nele, você vai aprender aspectos teóricos da criação de conteúdo, como se enxergar como marca e vai fazer um projeto final.

Ao abrir a página do curso você vai ver uma marcação de preço. Mas não é preciso pagar: você pode assistir todas as aulas e passar os “capítulos” ao rolar a página para baixo. Apesar de ser em espanhol, você pode ativar as legendas para português.

Regulação da preocupação e da ansiedade

Trabalhar por conta própria pode ser bastante desafiador para o emocional. Por isso, incluímos nessa lista um curso que fala sobre psicologia: “Regulação da Preocupação e da Ansiedade” pela Fundação Bradesco.

Nele, o estudante vai entender sobre os sentimentos relacionados ao medo, como regular esse estado de preocupação e o que fazer quando a ansiedade atinge níveis altos demais.

É claro que um curso não deve ser considerado como tratamento para a ansiedade. Porém, ter esse conhecimento pode te ajudar com sentimentos conflitantes.

Além disso, a Fundação Bradesco é uma ótima plataforma para aprender sobre diferentes temas. Existem vários cursos focados na administração e aspectos relacionados.

Aprendizado ampliado

Ainda que não exista um curso de freelancer gratuito, a verdade é que você encontra facilmente conteúdos gratuitos para diferentes aspectos do dia a dia de um profissional autônomo.

Além disso, uma boa dica é ficar de olho nos cursos relacionados dessas plataformas. Muitas vezes, o próprio site indica outros cursos interessantes que você pode fazer para ampliar o aprendizado em determinada área.

E se você quiser outras ideias de cursos para estudar, não deixe de conferir o vídeo abaixo!

Estude sempre

Se você acha que depois da escola ou da faculdade vai parar de estudar, trago notícias: não vai! Na verdade, hoje a realidade é que ninguém consegue parar os estudos.

Felizmente, a produção de conteúdo de qualidade segue em alta! Assim, mesmo que você não tenha como investir, existem cursos que você pode fazer sem desembolsar um Real.

Aproveite as oportunidades, estude, aumente suas habilidades e se prepare. Só assim, você vai evoluir na carreira e crescer!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Sua habilidade é uma profissão: quais trabalhos freela você pode fazer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *