Guia do Freela

O que é preciso para ser freelancer administrativo?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Desde que o trabalho remoto se popularizou, muitas áreas profissionais passaram a ter pessoas que realizam funções à distância – e isso inclui o setor de administração, com o freelancer administrativo.

Para ser um freelancer administrativo é preciso ter conhecimento ou experiência na área e, claro, se destacar entre os concorrentes.

Por isso, se você entende de administração, mas está cansado do ambiente de trabalho em um escritório presencial, precisa saber mais sobre o freelancer administrativo e suas características. Descubra tudo, a seguir!

O que é freelancer administrativo?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que é freelancer administrativo. Afinal, esse profissional vai muito além de tarefas como lançamento de notas fiscais ou agendamento de compromissos.

Um freelancer administrativo é um profissional independente que oferece serviços de administração a empresas ou clientes em uma base temporária ou por projeto.

Esses profissionais geralmente têm habilidades em tarefas administrativas, organizacionais e de suporte, e oferecem seus serviços de forma flexível, sem a necessidade de compromissos em tempo integral.

Por isso mesmo, é comum que o freelancer administrativo não tenha que cumprir suas tarefas em um ponto físico único. Muitas empresas optam por esses profissionais que vão trabalhar de suas casas, o que proporciona flexibilidade tanto para o profissional quanto para o cliente.

Homem sentado usando um laptop. Ele está anotando algo em um caderno, enquanto olha para baixo. Parece estar trabalhando ou estudando.

Mas quais são as atividades mais comuns de um freelancer administrativo?

  1. Assistência Virtual: Prestação de suporte administrativo de forma remota, como gerenciamento de e-mails, agendamento de reuniões e organização de documentos.
  2. Gestão de Documentos: Organização e arquivamento de documentos, criação de apresentações e relatórios, e outras tarefas relacionadas à gestão de informações.
  3. Gestão de Projetos: Coordenação e acompanhamento de projetos, incluindo a comunicação com as partes envolvidas, monitoramento de prazos e atualização de status.
  4. Assistência Financeira: Realização de tarefas relacionadas à área financeira, como faturamento, controle de despesas, emissão de notas fiscais, etc.
  5. Suporte ao Cliente: Atendimento ao cliente, respondendo a consultas, resolvendo problemas e garantindo a satisfação do cliente.
  6. Pesquisa e Análise: Realização de pesquisas de mercado, análise de dados e preparação de relatórios.

Mas como é o dia a dia?

O dia a dia de um freelancer administrativo é muito semelhante com a rotina de um profissional com vínculo empregatício da área.

Normalmente, o freela recebe uma série de tarefas que precisa ser realizada em determinado prazo. É muito comum que esse freelancer tenha uma carga horária pré-estabelecida, onde deve estar online e disponível para seus clientes.

Em alguns casos, quando o freelancer tem mais experiência, é possível que ele assuma um cargo de gestão. Nesse sentido, até mesmo as definições das tarefas diárias são feitas por ele, de acordo com as necessidades da empresa contratante em questão.

O que é preciso para ser freelancer administrativo?

Se você se identificou com as funções de um freela da administração, pode estar se perguntando sobre o que é preciso fazer para conseguir vagas na área.

Mais uma vez, aqui temos um cenário muito semelhante ao setor de administração tradicional (aquele com vagas em escritórios físicos).

Assim, é preciso ter conhecimento na área de administração. Cursos de nível técnico ou superior são esperados pelos contratantes. Para quem não tem nenhum curso no currículo, os materiais gratuitos do SEBRAE podem ser ótimas maneiras de iniciar.

Mulher usando um laptop. Ela está falando para a tela, o que indica que está em uma chamada de vídeo. Ela está sentada em uma cadeira, com a mesa de escritório logo a sua frente. Ao fundo, há móveis de escritório.

Também é importante (mas não obrigatório) ter experiência na área. Enquanto outros tipos de freela precisam de um portfólio, vagas administrativas vão analisar o seu currículo profissional. Assim, ter vivências se torna um grande diferencial.

Além disso, considerando que o estilo de trabalho é a distância, espera-se que o freelancer administrativo tenha um local adequado para realizar suas funções, mesmo que em casa. É muito raro a empresa oferecer o material de trabalho, como um laptop, por isso VOCÊ deve ter condições básicas para operar.

Onde encontrar vagas?

Existem diferentes locais para encontrar vagas de trabalho remoto de administração.

Já que estamos falando em freela, vamos começar por eles: os sites freelas! Existem várias opções disponíveis na internet, e muitos contam com separação de projetos por área profissional (administração costuma ter uma categoria própria).

Mas é importante estar atento ao site freela que você escolher. Muitos deles não são tão seguros. Por isso, recomendo o vídeo abaixo para você aprender a identificar plataformas confiáveis:

Você também consegue encontrar vagas remotas pelo LinkedIn. Dentro do site, é possível acessar o espaço de busca de vagas e usar filtros como “remoto” ou com localizações específicas.

Uma vantagem de buscar vagas pelo LinkedIn é que você pode montar o seu currículo dentro da plataforma, facilitando o momento da candidatura.

Por fim, também é possível encontrar vagas em redes sociais, especialmente de empresas e empreendedores da internet. Isso porque, pessoas e negócios que começaram no digital, tendem a contratar mais pessoas em esquema remoto.

Considere prestar serviços para uma só empresa

Em geral, o trabalho freelancer costuma ser feito por projetos. Ou seja, um freelancer de design, por exemplo, vai desenvolver um projeto visual para um contratante e, feito isso, não há mais vínculo (até um próximo projeto, se houver).

No caso do freelancer administrativo, a atuação por projeto também existe. Entretanto, o mais comum é que o freela seja contratado para trabalhar como um “fixo” da equipe, por tempo indeterminado. Ou seja, para o vínculo se encerrar você precisa querer sair ou o contratante não querer mais seus serviços.

Um lado positivo de prestar serviços para uma só empresa é que, em geral, os pagamentos são melhores. Além disso, mesmo que remotamente, você consegue ter um certo convívio com outros profissionais, o que é sempre positivo para o networking.

Entretanto, empresas que contratam freelas por períodos maiores costumam optar por profissionais que sejam MEI. Vale conferir um artigo completo sobre MEI para freelancer que temos aqui no Guia!

Mas é fácil entrar para essa área?

O grau de dificuldade é o mesmo de qualquer área profissional. Na prática, existe uma demanda considerável para freelancer administrativo, mas a concorrência também é alta.

Nesse sentido, uma dica essencial é se qualificar e construir um bom currículo. É claro que você pode começar a pesquisar e a se candidatar para vagas com o seu conhecimento e experiência atual, mas deve continuar estudando para enriquecer seu currículo.

Com um currículo mais completo e uma boa base de conhecimento, fica mais fácil se destacar da concorrência e se tornar um freelancer administrativo com clientes!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 7 atividades de administração que você pode fazer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *