Guia do Freela

7 ideias de freelancer para você trabalhar

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Talvez você não saiba, mas existem várias possibilidades para quem quer trabalhar por conta própria, ou seja, “fazer um freela”. Entretanto, muita gente acha difícil pensar em ideias de freelancer, em serviços ou produtos que pode oferecer para potenciais clientes.

Nesse sentido, é fundamental conhecer suas habilidades e atuar em áreas que você possui experiência ou afinidade, ou até mesmo que deseja começar a estudar. Fazendo essa análise inicial, você poderá ter insights preciosos sobre um possível serviço.

Mas, se mesmo com essa análise você não encontrar um serviço ou produto para oferecer, ou se você quiser apenas ver quais são as suas opções atuais, essas 7 ideias de freelancer para você trabalhar podem ser bem úteis. Confira! 🤗

Consultoria Online

Primeiramente, como uma opção inicial, temos a Consultoria Online, que é ideal para quem quer ser freelancer aproveitando o que fez antes.

Um consultor é aquele que “guia” outras pessoas ou profissionais, que estão em busca de suas próprias metas. A procura por orientações online de especialistas tem crescido cada vez mais, o que também aumenta a demanda bons profissionais, que sejam confiáveis.

Marketing digital, coaching empresarial e tráfego pago são algumas áreas em que as consultorias são conhecidas. Mas você pode aproveitar qualquer saber prévio, que seja útil para o mercado, para vender.

Nesse sentido, saiba que você pode trabalhar em parceria com sites ou apps que oferecem serviços de consultoria. Além disso, você também pode criar sua própria empresa de consultoria online.

ideias de freelancer: consultoria online

Redação Web

A produção de artigos e textos para redes sociais é uma das ideias de freelancer mais conhecidas.

São inúmeras as áreas de atuação, desde a escrita para blogs e sites, posts para redes sociais, produção de copys e ghostwriting. Sem dúvidas, essa é uma das áreas mais buscadas pelos autônomos. 😊

De fato, sempre há procura por pessoas que saibam escrever bem no mercado. Então, se você possui uma boa escrita e consegue falar sobre temas diversos, pode ser um bom caminho a seguir.

Dentro da redação web, você pode se especializar em escritas acadêmicas, técnicas ou até científicas. Também pode criar textos para um nicho específico de clientes.

Além disso, esse tipo de trabalho é bem popular em plataformas de freelas – lembrando que vale sempre procurar por sites confiáveis para ter mais segurança nas negociações.

Edição e revisão textual

Enquanto a redação web é focada na criação de textos, existem profissionais pagos para revisar um artigo com cuidado e atenção.

Nesse sentido, para atuar na edição e revisão, a experiência com escrita e um amplo domínio da língua portuguesa são diferenciais.

Muitas empresas contam com uma equipe de redatores e outra de revisores textuais. Mas há também aquelas que buscam alguém que possa atuar das duas formas.

Se você possui sabe o básico de edição textual, busque aperfeiçoar suas habilidades com cursos livres ou online. Afinal, nunca é demais agregar novos conhecimentos, em qualquer área!

Programação Web

A área de TI e Programação também é muito requisitada nesse meio, e é uma das ideias freelancer que você pode cogitar.

Nesse sentido, não importa se a sua formação foi por meio de uma graduação, de um curso técnico ou por conta própria: o que as empresas buscam é um profissional freelancer qualificado e que tenha muito domínio de programação.

Um programador pode atuar de várias maneiras, como na programação de sites, ou de sistemas e apps. Além disso, o campo é grande e os investimentos são altos, o que torna essa área bem atrativa.

E mesmo que você já estudou programação, não deixe de fazer cursos online para melhorar suas habilidades.

Programar freelancer é uma das ideias de freelancer

Gestão de E-commerce

Ainda na área de tecnologia, todo o setor de comércio eletrônico no Brasil tem crescido. Por isso, aumentou a demanda por profissionais que possam dar assistência a cada domínio, fazendo a manutenção de uma loja virtual.

Seja para um loja virtual no Instagram, no Twitter ou em site próprio, contar com um profissional para pensar nas melhores estratégias de venda para um negócio online pode fazer toda a diferença.

Quem acha fácil fazer a gestão e se interessa pela área do comércio, deve considerar essa entre as ideias de freelancer. É um mercado cheio de chances, ou seja, você sempre encontrará clientes precisando de ajuda em suas lojas virtuais. 😉

Marketing de Instagram

Se você utiliza muito as redes sociais e domina a maioria das funções, uma das ideias de freelancer ideal para você é o marketing digital para Instagram. 

Dentro do marketing digital, temos o trabalho em conta empresarial nas redes sociais. Dessa forma, essa conta é especialmente útil se o seu objetivo é vender mais produtos.

Afinal, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários e é um dos apps mais importantes na hora de conquistar a confiança dos clientes.

Saber como utilizar essa rede social, com marketing digital, pode trazer bons resultados para uma empresa, assim como pode ser uma ótima oportunidade para você trabalhar como freelancer.

Escrita Jurídica

Para as pessoas formadas em direito, que querem uma opção aos escritórios de advocacia, trabalhar como autônomo é possível.

Entre as possibilidades de atuar como freelancer na área de direito, a escrita jurídica é uma das mais interessantes. Isso porque, atuando nesse ramo, você pode fazer peças processuais, como petições, apelações, embargos, contestação, contratos, etc.

E saiba que já existem plataformas de lawtechs que fazem o intermédio entre profissionais de direito autônomos.

Comece a trabalhar como freelancer

Essas foram algumas das ideias de freelancer que existem no mercado, mas a verdade é que as possibilidades são imensas.

O importante é reconhecer suas habilidades e utilizá-las da melhor forma possível, seja em redação, consultoria ou programação web.

E que tal começar a montar seu portfólio ou currículo para investir em umas das áreas aqui citadas? Você pode se surpreender com o trabalho freela e obter resultados muito satisfatórios, basta começar!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como começar a trabalhar como freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *