Guia do Freela

5 sinais que a carreira freela é para você!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Antes de tomar a decisão de trabalhar como freelancer, muita gente se sente em dúvida se esse é um estilo de vida que realmente combina com suas preferências e necessidades. Se você está passando por isso, saiba que existem sinais que mostram que a carreira freela é para você! 🤗

Esses sinais nada mais são do que aspectos que favorecem uma carreira freelancer, que vão além da profissão que você exerce. Afinal, mais do que um meio de trabalhar, ser freela é também um estilo de vida.

Ao saber se você se enquadra nas principais características da carreira freela, você consegue se sentir mais seguro para decidir se quer mesmo seguir por esse caminho. Então, vamos falar dos sinais?

1. Você tem uma profissão favorável para atuar como freela

A verdade é que nem toda profissão pode ser realizada de maneira autônoma. Por mais que você queira trabalhar por conta própria, existem alguns ramos que não permitem esse tipo de estrutura.

Por exemplo, pessoas que constroem carreiras bancárias: não há como ser um bancário freelancer. Da mesma maneira, farmacêuticos, caixa, ferramenteiro, entre outras profissões mais tradicionais, também não conseguem ser autonômos.

Porém, se você é de uma área que permite uma certa flexibilidade, especialmente em não precisar cumprir com regras específicas de conselhos (como conselho de medicina ou odontologia), você pode ter uma carreira freela!

É muito comum que os freelas sejam de áreas relacionadas à tecnologia, como design, criação, programação, tradução e afins. 🤓

Gif profissioes tecnologicas

Aqui no Guia do Freela existe um conteúdo que traz algumas opções de profissões freelas para você conhecer. Mas, se você já tem uma ocupação, basta se questionar se você conseguiria atender seus clientes por conta própria, sem vínculo com uma empresa ou instituição.

Se a resposta for sim, você já tem um sinal positivo para a carreira freela! ✅

2. Tem o desejo de “empreender”

Não é à toa que o empreender deste tópico está entre aspas – “empreender”. Afinal, por si só, um freelancer não pode ser visto como um empreendedor no conceito tradicional, como uma pessoa que abre uma empresa e emprega outras.

Mas de acordo com o blog da Contabilizei, “empreender é usar o tempo e as suas melhores competências técnicas e comportamentais (soft skills) com autonomia para criar valor, assumindo riscos e aceitando desafios”. Ou seja, uma descrição que combina com o freelancer, né?

Assim, se você tem esse desejo de realizar algo próprio, um empreendimento seu, saiba que preenche mais um requisito para construir sua carreira autônoma! ✅

3. Tem senso de auto gerenciamento

Auto gerenciamento é a capacidade de gerenciar suas atividades, para que elas sejam feitas da melhor forma possível. E quando você é freelancer, tudo está em suas mãos! 🤲

Não existe um chefe ou um colega de trabalho para te cobrar: somente clientes, que podem cancelar contratos caso haja uma falta da sua parte.

Por isso mesmo, se você é uma pessoa desorganizada, que não consegue cumprir com prazos e responsabilidades, tem um sinal vermelho para entrar nessa carreira. É melhor repensar!

Agora, se você tem um senso de auto gerenciamento aguçado, que te faz ser capaz de realizar as atividades mesmo que não tenha alguém te cobrando, focado em gerar valor para o seu cliente, a carreira freela é para você! ✅

4. Quer fugir de padrões

Não há como negar: a estrutura tradicional de empregos não funciona para todos.

A maioria das pessoas precisou se adaptar ao mercado convencional, do jeito que conhecemos. Muita gente até gosta de seguir uma estrutura já estabelecida, o que faz com que um trabalho CLT seja mais indicado – especialmente para quem se sente “seguro” nesses ambientes.

Porém, existem pessoas que simplesmente não se encaixam nesse padrão. Se você não gosta de fazer parte de algo hierárquico ou quer fugir do tradicionalismo que existe no mundo corporativo, a vida de freela pode ser uma boa ideia. 😉

Gif cansada de trabalhar

Isso porque, sem a estrutura hierárquica de uma empresa, você pode estabelecer as diretrizes do seu trabalho da maneira que preferir.

É claro que você provavelmente vai precisar adaptar alguns comportamentos, como definir um horário de atendimento para os seus clientes ou mesmo um padrão de qualidade nas entregas, mas tudo pode ser feito da maneira que você achar mais interessante. ✅

5. Facilidade em estar sozinho

Por fim, o último sinal de que a carreira freela é para você é: não se sentir mal por passar várias horas sozinho.

De fato, o trabalho freela é bastante solitário. Por vezes, você vai passar horas sem falar com outra pessoa. E, em muitos casos, essa comunicação com os outros será por e-mail, o que é um canal bastante impessoal.

Quem gosta de atuar sozinho, sem colegas por perto, tende a viver a vida de freela com mais facilidade. Mas pessoas que sentem a necessidade de ter alguém próximo, seja para compartilhar histórias ou tirar dúvidas, precisam considerar que ser freela é como remar sozinho na praia.

E aí, se a solidão for um problema que você não souber lidar, seu projeto freelancer tem poucas chances de sucesso.

A carreira freela é para você?

A pergunta que fica ao final dessa lista é: você descobriu se a carreira freela combina com você?

Se a maioria das respostas para as perguntas anteriores forem negativas, talvez você só goste da ideia de ter mais liberdade, mas ainda não está totalmente pronto para isso.

Mas, se você deu “match” com a maioria dos conceitos, então pode considerar começar a sua carreira freela!

Como fazer isso? Bom, daí você tem o Guia do Freela para ter as informações que precisa!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: O primeiro passo para ser freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *