Guia do Freela

Como lidar com um bloqueio criativo?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Ninguém gosta de passar por esse tipo de situação, mas a verdade é que existem momentos em que será preciso lidar com um bloqueio criativo! 😔

Muitas vezes, o bloqueio vem nos piores cenários: quando você está com um prazo apertado ou precisa lidar com outras demandas urgentes.

De fato, é preciso aceitar que a quebra no fluxo criativo não vai deixar de existir. Entretanto, você pode encontrar maneiras de lidar com um bloqueio criativo de forma estratégica.

Nesse sentido, confira dicas de como lidar com um bloqueio criativo na prática!

Crie um moodboard

Também conhecido como Painel de Inspirações, o moodboard pode ser uma ótima forma de romper com o bloqueio criativo.

O moodboard funciona como uma ferramenta de organização de ideias, estilos e conceitos. Assim, é útil em qualquer nicho freelancer e em infinitos projetos.

Na verdade, com a popularização dessa forma de organizar ideias, diversas plataformas já apresentam modelos prontos de painéis para serem personalizados.

Esse é o caso da plataforma de design gráfico Canva, muito famosa pela sua facilidade de uso e diversidade de opções. Além disso, o Miro também é uma boa opção para construir moodboards.

Para além dos modelos de moodboard prontos, redes sociais como o Pinterest ganharam grande espaço. Nesse espaço, as pessoas podem compartilhar fotos e salvá-las em diferentes pastas de acordo com seu interesse.

Como ponto positivo do Pinterest, a plataforma já funciona como um próprio painel de inspirações, pronto para você se inspirar e vencer o bloqueio criativo!

E algo bacana: fazer um moodboard é uma dica complementar no plano de negócios freelancer!

Exemplo de moodboard, com fotos de pessoas, texturas, natureza e desenhos.

Faça uma pausa e troque o foco

Muitas vezes, basta parar e respirar, observar o ambiente ao seu redor e desacelerar para retomar com o fluxo criativo.

Por outro lado, para algumas pessoas, a melhor opção para lidar com um bloqueio criativo é se movimentar. Que tal fazer uma caminhada? Sair para passear com seu pet? Fazer uma série rápida de exercícios?

Além disso, para muitas pessoas também funciona fazer uma limpeza geral no seu espaço. Seja uma rápida faxina ou organizar sua mesa de trabalho, é certo de que ao final você se sentirá melhor.

Nesse sentido, uma dica final é não fazer nada, tirar um cochilo e remover seu foco da atividade em questão.

Todas essas atividades podem te ajudar a sair daquele estado de frustração do bloqueio criativo.

Pesquise sobre o que é semiótica

De início, essa dica pode parecer estranha. Estudar semiótica seria uma boa opção para romper com o bloqueio criativo? Sim! 😬

A semiótica é uma ciência voltada para o estudo dos signos e seus significados. Mas não esqueça: este signo não tem relação com os signos do Zodíaco ♐. 

Nos estudos de semiótica, um signo é usado para representar uma outra coisa.

Por exemplo, quando pensamos na palavra Nubank, é certo que você imaginou a startup financeira. Ou que você também lembrou da cor roxa, certo? Sempre associada à imagem da empresa e seu cartão, o famoso “Roxinho”.

Toda essa ligação que fazemos em segundos, são estudados na semiótica como diferentes tipos de símbolos.

Quando entendemos a riqueza dos signos, também fica mais fácil quebrar o bloqueio criativo. Afinal, conectar a dimensão de significados por trás dos signos traz mais originalidade ao seu trabalho.

Busque por referências

Uma das formas de retomar o fluxo criativo é buscar referências.

É importante lembrar que as referências não precisam estar diretamente relacionadas com o tema ou área em questão. Você pode começar por outra perspectiva: o público.

Que tal pesquisar e entender mais sobre o público para quem você está direcionando seu trabalho?

Buscar referências por meio desse ponto de vista pode te ajudar a enxergar novas possibilidades, e consequentemente quebrar com o bloqueio criativo.

Além disso, é interessante pesquisar por referências de pessoas que atuam na mesma área que você. Essa é uma maneira comum de ter inspiração. Afinal, ninguém forma bases próprias sem ter outros modelos em mente.

Para recuperar o fluxo criativo, lembre-se de que se inspirar em algo é uma ação conjunta e não individual.

Homem usando o smartphone, sentado em uma mesa de escritório, com um laptop aberto à sua frente.

Tenha contato com diferentes formas de artes

O campo das artes é um dos mais ricos que existem. Se você busca por uma inspiração ou forma de lidar com o bloqueio criativo, certamente deve procurar por exemplos artísticos.

Mas não fique preso somente a uma única forma de arte. Pelo contrário, existe uma diversidade enorme de filmes, séries, novelas, músicas, artistas plásticos, galerias e museus espalhados por todo país.

Inclusive, existem museus nacionais e internacionais que contam com visitas virtuais. Assim, você pode vivenciar essa experiência sem se deslocar.

Seja presencial ou virtualmente, você irá encontrar alguma coisa interessante! E isso também pode se tornar um material futuro a ser usado no seu trabalho.

Ainda que o acesso à cultura seja muito limitado por inúmeros aspectos, também existem muitos eventos gratuitos ou promocionais.

Use essa oportunidade ao seu favor e livre-se do bloqueio criativo!

Monte estratégias para lidar com o bloqueio criativo

Você já deve ter percebido que é impossível não ter momentos de bloqueio criativo.

Porém, isso não precisa ser o fim do mundo! O mais importante é você saber lidar bem com esses momentos de quebra no fluxo criativo. 😊

Descubra as estratégias que mais te ajudam a vencer um bloqueio criativo. Experimente uma dessas dicas e monte suas próprias técnicas.

Assim, você saberá exatamente o que fazer para lidar com um bloqueio criativo o mais rápido possível!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 4 bons livros para quem quer ser freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *