A leitura é sempre uma ótima ferramenta para ganhar conhecimento. Assim, se você está pensando em trabalhar por conta própria, precisa saber que existem bons livros para freelancer, com dicas práticas e orientações claras.
A verdade é que não existe uma carreira em que alguém consiga crescer sem estudo e dedicação. E é nessa hora que o conhecimento diversificado pode te ajudar. Afinal, adquirir novos conhecimentos nunca é demais.
Por meio de livros, você pode obter aquela inspiração que faltava para a sua produção de conteúdo. Ou mesmo encontrar uma dica que te incentive a organizar seu tempo como nunca foi pensado antes.
Pensando nisso, selecionei 4 livros para freelancer 📚, ótimas leituras que podem se tornar seu novo livro favorito, confira!
1. Roube como um Artista
É quase impossível indicar livros sobre freelancer sem citar a criatividade. Por isso, a obra “Roube como um Artista” de Austin Kleon é indispensável nessa lista!
Isso porque, o livro é uma espécie de guia, que reúne dicas essenciais para o processo criativo.
Já de início, Kleon demonstra que nada consegue ser 100% original. Toda ideia é repleta de referências e influências que culminam em uma obra final.
Dessa forma, o autor enfatiza como é interessante e benéfico para todos se inspirarem em seus artistas favoritos para obter novas ideias.
Além disso, Kleon também discorre sobre ser necessário não sentir medo de imergir completamente em sua arte. Afinal, não se pode esperar estar no tempo “certo” para ser um artista, a experiência deve ser adquirida em prática.
2. O poder do hábito
Uma segunda indicação de livros para freelancer é a obra “O poder do hábito“, escrita por Charles Duhigg, que é bastante conhecida pelo mundo afora.
No livro, o autor divide o conteúdo em três hábitos, sendo eles: hábitos das pessoas, hábitos das grandes organizações e hábitos sociais. Nesse sentido, para chegar nesta divisão, Duhigg utilizou um estudo do século passado realizado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
No estudo, percebeu-se que existe um ciclo neurológico na criação de qualquer hábito. A partir da análise desses estudos, o autor demonstra como os hábitos e rotinas também refletem nos nossos negócios.
Assim, Duhigg a todo instante traz a relação dos hábitos com a vida e o trabalho, e como é possível mudar de hábito quando você tem esse entendimento.
3. Trabalhe 4 horas por semana
Até aqui, você já encontrou duas boas opções de leitura. Mas outra indicação indispensável de livros para freelancer é o “Trabalhe 4 horas por semana” de Timothy Ferriss.
No livro, o autor fala sobre novas perspectivas de vida e de trabalho. Assim, de acordo com Ferriss, precisamos usufruir dos bons momentos da vida nesse instante e não somente quando a aposentadoria chegar.
Por isso, Ferris aponta para os “Novos Ricos”, pessoas capazes de usar tempo e mobilidade da maneira correta, para aproveitar sua vida dos sonhos no presente.
Além disso, o autor também propõe uma reflexão sobre a qualidade do tempo que investimos no trabalho: será que o tempo gasto equivale a produtividade?
Afinal, ao analisar tempo gasto com tempo produzido, o autor mostra a importância de investirmos todo o nosso potencial produtivo em obter resultados efetivos.
Se sabemos que trabalhar 8h não equivale exatamente à produtividade, talvez possamos ser mais produtivos por 2h de foco total!
4. A arte de fazer acontecer
Agora, se você procura livros para freelancer com foco na produtividade, essa famosa obra do consultor e coach David Allen é ideal!
Afinal, quantas vezes não desejamos que o dia tivesse mais de 24h para fazermos tudo com calma? Para o autor, no livro “A arte de fazer acontecer“, nossa mente precisa estar livre para ser criativa e não simplesmente reter uma enxurrada de informações a todo instante.
Por isso, ele faz uso de conceitos como “mente como água”. Assim, o consultor demonstra que devemos nos reorganizar a todo instante – fluídos como a água.
Nesse livro, Allen traz também o método de gestão Getting Things Done (GTD), que em tradução livre seria “faça as coisas acontecerem”. Esse sistema consiste em um conjunto de estratégias voltadas produtividade e organização de tarefas.
Em algumas etapas, temos uma proposta de como podemos coletar informações, avaliá-las e organizá-las de acordo com o que pode ou não ser feito, e posteriormente executá-las.
Invista na leitura
Por fim, vale sempre o lembrete: é preciso investir na leitura em qualquer área de atuação! Mesmo se você optar por trabalhar por conta própria.
É claro que investir nesses livros para freelancer, indicados na lista, é somente uma das formas de ampliar seus conhecimentos. Para continuar numa carreira que possa obter resultados concretos, um bom profissional precisa saber que o estudo não tem fim!
✨
Vem me acompanhar nas redes sociais:
Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto
Instagram: /guiadofreela_
Linkedin: /brunamarzarotto
Obrigada e até a próxima!
Leia também: Cursos grátis para freelancer