Guia do Freela

4 cursos gratuitos para freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Provavelmente, você já ouviu na sua vida a seguinte frase: “a gente nunca para de estudar”. No caso de quem é autônomo, além de saber sobre sua área específica, existem assuntos que precisam ser estudados – e alguns estão em cursos gratuitos para freelancer.

De fato, muita gente gostaria de encerrar seus aprendizados com o colégio ou a faculdade. Mas a verdade é que a gente precisa continuar buscando conhecimento o tempo todo.

A pessoa que quer trabalhar por conta própria precisa ter em mente que vai precisar se informar sobre diferentes assuntos ao longo de sua carreira. E alguns desses temas, que são essenciais para qualquer freela, são: finanças, marketing e vendas, organização e produtividade.

Isso porque, estes são assuntos que vão estar no seu dia a dia, mesmo que você não queira. Afinal, como freelancer você precisa saber administrar seu dinheiro. Também precisa se anunciar de forma correta, para prospectar mais. Para fazer suas entregas no prazo correto, vai precisar entender de organização. E, para aproveitar ao máximo o seu tempo, precisa entender de produtividade.

Mas olha, antes que você se preocupe em fazer investimentos em dinheiro para poder se preparar nesses assuntos, saiba que existem alguns cursos grátis para você se especializar. No vídeo a seguir, apresentei uma lista de 4 cursos gratuitos para freelancer! 👇

Mas, caso você prefira fazer uma leitura, os 4 cursos áreas essenciais para qualquer freelancer (tudo sem pagar um centavo) estão logo abaixo. Vem conferir! 😊

Curso de finanças

Primeiramente, para abrir essa lista, temos o curso de Gestão financeira, oferecido pelo SEBRAE. Ele é um curso rápido, de cerca de 3 horas, com conteúdo focado para Microempresa e Empresa de pequeno porte – ou seja, para você, freelancer.

A proposta do curso é ensinar as bases da gestão financeira, para que você consiga administrar o dinheiro que entra de forma saudável 💸. O curso também ensina como fazer a análise e o controle das atividades financeiras da sua empresa.

Além disso, vale frisar que na área de cursos online do Sebrae existem dezenas de opções interessantes, incluindo cursos de outros temas, que vão além finanças.

Um curso extra que merece ser citado é o Aprender a Empreender. Este curso é bacana porque ela traz módulos sobre Mercado, Finanças e Empreendedorismo, em um conteúdo que dura cerca de 16 horas.

É uma opção bem interessante, especialmente para quem está começando no trabalho autônomo. 😉

Mulher freelancer estudando

Curso de marketing

A próxima indicação da nossa lista de cursos gratuitos para freelancer é na área do Marketing, algo que todo freelancer precisa compreender, ainda mais porque ajuda a vender o seu produto ou serviço.

Como o trabalho freela geralmente é relacionado com serviços que podem ser oferecidos pela internet, a dica que é o Curso de Marketing de Conteúdo, da Rock University.

Nesse curso, feito pela Rock Content, o estudante vai aprender como se beneficiar do marketing de conteúdo para alcançar mais potenciais clientes. O curso dura 3 horas e meia, e ensina desde a definição de persona do seu cliente, até práticas para fazer e-mails, SEO, e como ranquear bem nos mecanismos de buscas.

É um curso bem interessante, que pode te ajudar a estruturar uma estratégia de marketing online, por meio de conteúdo, sem precisar depender tanto das plataformas de trabalho freela. E, assim como os cursos do Sebrae, dá certificação ao final do curso.

Curso de organização

Uma terceira área que os freelas podem aprender, para ter um aproveitamento maior de seus recursos, é a organização. Afinal, ser desorganizado pode te trazer uma série de problemas, desde a falta de cumprimento de um prazo até passar uma imagem não muito profissional para seus clientes.

Nesse sentido, um dos cursos gratuitos para freelancer que você pode fazer é o curso de Organização Pessoal, da Fundação Bradesco. Nesse curso, que tem 10 horas no total, os estudantes entendem as vantagens de ser organizado e como fazer pequenos ajustes na rotina para ter mais ordem na realização de tarefas.

Além disso, algo bem legal da Fundação Bradesco é que existem outros vários cursos gratuitos, e o site até sugere trilhas de aprendizado – ou seja, um curso que complementa o outro por serem de assuntos ou áreas semelhantes. Dá até de aprender programação sem pagar nada por aqui! 😱

Curso de produtividade

Para fechar essa lista de cursos gratuitos para freelancer temos uma opção, de uma área bem importante para os autônomos: a Produtividade. Afinal, boa parte dos freelas trabalham prestando serviços e, quanto mais produtivo você for, mais dinheiro você vai ganhar.

Nesse sentido, a indicação é do curso de Produtividade, da Pensar Cursos. A Pensar Cursos oferece uma série de conteúdos grátis, entretanto, são cursos sem certificado. Assim, se você quiser o certificado digital, terá que pagar uma taxa – mas para aprender, não precisa pagar nada!

O curso de Produtividade tem carga horária de 20 horas, e traz uma visão sobre os vilões da produtividade. Além disso, ensina como parar de procrastinar, como ser mais produtivo, hábitos positivos, enfim. Várias orientações práticas que podem te ajudar a produzir mais.

É o tipo de conteúdo que pode te dar um caminho sobre o que fazer para ser mais produtivo, de uma forma saudável e sustentável.

Além desses 4 cursos, preciso “aproveitar a deixa” para te lembrar que eu tenho um e-book bem bacana que fala sobre Como Começar um Negócio Freelance. No e-book, eu trago um apanhado geral sobre ser freela, com dicas práticas para você começar a trabalhar como autônomo.

É só clicar na imagem abaixo para conhecer este conteúdo!

E-book para freelancer

Programe-se para estudar

Nessa lista, eu trouxe 4 dicas de cursos gratuitos para freelancer. Mas a verdade é que quem tem internet, hoje, tem um mundo de informação e preparo em mãos.

Em uma pesquisa rápida pelo Google, você consegue encontrar muito material de qualidade grátis, sem contar no próprio YouTube, que tem cursos completos de diferentes profissionais.

Eu sei que na correria do dia a dia, estudar parece ser mais uma tarefa em uma lista enorme. Mas é uma forma de continuar investindo no seu futuro. Por isso, vale até criar um cronograma para desenvolver o hábito de estudar (isso é algo que eu mesma faço e funciona muito).

Se você souber de outros cursos grátis, deixe nos comentários para ajudar mais freelas! E daqui, eu desejo à você bons estudos! 🤗

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como fazer um bom portfólio

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *