Guia do Freela

Os golpes freela continuam os mesmos? + dúvidas sobre freela

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Sabe aquelas dúvidas sobre freela que você procura as respostas, mas não encontra? Então, esse post foi feito para isso! 🤗

De tempos em tempos, tanto aqui no Guia do Freela quanto no canal do YouTube, temos um quadro chamado FAQ Freela. Nele, os inscritos fazem perguntas para que eu (tente 😅) responder.

Assim, ao longo dos anos, já tivemos 3 edições de FAQ Freela, que você pode conferir clicando em um dos links abaixo:

E o FAQ Freela mais recente, que deu origem a esse post, você pode conferir dando o play no vídeo a seguir! 👇

[VIDEO]

Então, sem mais delongas, vamos responder algumas perguntas!

O ano de 2022 foi mais produtivo?

pergunta sobre trabalho freela

Dessa forma, começamos essa lista de dúvidas sobre freela com uma questão bem pertinente sobre o ano de 2022.

Particularmente, 2022 foi um pouco mais “parado”, especialmente agora para o final do ano – que pode ter relação com as eleições, a Copa do Mundo e o próprio Natal e ano novo.

Já é normal que as empresas contratem menos nessa época de final do ano. Com eventos como esse que citei anteriormente, contratações foram ainda mais escassas.

Apesar disso, não foi um ano ruim para mim. Entretanto, boa parte dos meus clientes atuais já estavam comigo em 2021. Ou seja, eu mantive quem já era parceiro de trabalho.

Além disso, em 2022 eu também dei um passo extra na carreira, eu abri uma empresa de criação de sites, a Pixel Perfect, junto com meu marido. Isso também fez com que eu tivesse menos tempo disponível para projetos novos de design ou redação.

Golpes atualizados?

Entre as dúvidas sobre freela, eu diria que essa é uma das mais importantes! Afinal, os golpes que estão aplicando em freelancers continuam os mesmos ou foram atualizados?

Infelizmente, ainda vemos acontecer com certa frequência os mesmos golpes que compartilhei há mais de um ano no canal e aqui no Guia do Freela 😪. Por isso mesmo, eu nunca gravei uma atualização – porque as pessoas continuam caindo nesses golpes antigos.

Mas existe uma explicação! Isso acontece porque muita gente começa a se aventurar como freela todos os dias. E são sempre esses freelancers novatos que os golpistas focam, porque na maioria dos casos, as pessoas não tiveram tempo de entender direito o que é suspeito e o que não é.

De fato, entre os golpes mais recorrentes, o golpe do depósito de segurança é o líder.

Quase toda semana eu recebo mensagem de um freela perguntando se é normal um “cliente” solicitar um depósito para liberar o pagamento. E em comum, a maioria das pessoas começou como freela há pouquíssimo tempo.

Sobre a outra das dúvidas sobre freela, se tentaram aplicar um golpe em mim esse ano: não rolou, mas eu queria muito 😬.

Afinal, se um golpista me “selecionar” eu posso mostrar o passo a passo de como esse golpe se desenrola em vídeo e post.

O que eu posso adiantar é que recentemente consegui entrar em contato com um desses golpistas e, em breve, teremos um conteúdo focado nesse golpe! 👀

Como fazer para as propostas serem aceitas?

dúvidas sobre freela

Para responder essas dúvidas sobre freela, vou inverter a ordem das perguntas.

Começando sobre as propostas ativas no Upwork. Infelizmente, isso é normal de acontecer.

Dezenas de clientes que usam sites freela abrem uma vaga e, por algum motivo, desistem dela. Entretanto, como anunciar não custa nada para eles, muitos clientes deixam a vaga aberta eternamente no site. Ou seja, não dão retorno para freelancer nenhum.

Além disso, pode ser que o cliente tenha contratado alguém ou esteja falando com outra pessoa, o que faz com que suas chances de ser aceito caiam muito!

Para saber se esse é o caso, você pode usar o próprio Upwork. É um caminho confuso, mas siga os passos abaixo para descobrir:

  1. Acesse a área de Propostas da sua conta
  2. Selecione a proposta que você quer checar o andamento
  3. Localize um pequeno link, logo abaixo da descrição da vaga, chamado View Job Posting. Clique sobre ele
  4. Role a página para baixo até localizar a área Activity on this job. Ali, você vai descobrir com quantos freelancers o cliente está conversando e até se já contratou alguém em “Hired”.

De fato, muitas vezes, o Upwork não exclui o anúncio quando o cliente já fechou com outro freela.

Já a pergunta sobre como fazer suas propostas serem aceitas, eu noto que tem muito a ver com a sua carta de apresentação.

Quando você enviar a mensagem de proposta para o cliente, tente sempre personalizar o texto, falando sobre como você poderia solucionar o problema dele.

E claro, escolha bem as vagas que você quer se candidatar é muito importante. Nesse vídeo, eu dou algumas dicas sobre fazer um filtro inicial nos anúncios dos sites freela.

Formatos aceitos no Upwork

Dúvida sobre freela no Upwork

Essa é uma daquelas dúvidas sobre freela bem técnicas, certo?

Na verdade, o Upwork aceita todos os formatos de arquivo para envio via chat. A única restrição é que esses arquivos precisam ter menos de 1GB.

Nesses casos, quando os arquivos são muito pesados, você pode carregar o documento no Drive e enviar somente o link para o seu cliente.

Quanto ao formato em si, ele sempre vai se relacionar com o que o próprio cliente pediu. Então, sempre converse com o cliente para entender em qual formato ele prefere receber a entrega. 😉

Como eu começaria do zero?

Dúvidas sobre freela

Finalmente, a última das dúvidas sobre freela é um “combo”!

Para começar, se você não conhece minha história, precisa saber que da faculdade até meus 25, 26 anos, eu era contra trabalho freela.

Assim, se eu falasse com “aquela Bruna, eu diria apenas para ela manter a cabeça aberta antes de ter uma opinião tão fechada. Estar aberta para as coisas que são diferentes, mas que podem ser muito boas, é um aprendizado para a vida! 🤗

E se eu fosse começar do zero hoje, eu não faria nada muito diferente. Isso porque, na minha transição de CLT para freelancer eu fui muito cautelosa.

Na verdade, talvez eu só teria trabalhado um pouquinho mais no meu portfólio, assim como manteria atualizado, que é algo que eu falho sempre.

E também investiria em sites freela diferentes, porque eu uso muito o Upwork. Mas seria interessante ter criado contas e testado outras plataformas além dessa.

Tem outras dúvidas sobre freela?

Essas foram as perguntas que apareceram no canal do YouTube. Você pode me seguir por lá para sempre saber quando eu abro esse tipo de comentário.

E claro, se você tem alguma outra dúvida sobre freela, não deixe de comentar nesse post! Eu vou tentar te ajudar da melhor forma possível.

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como sair do CLT para ser freelancer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *