Guia do Freela

5 conselhos para quem está começando uma carreira freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Se você pudesse dar conselhos para quem está começando uma carreira, seja ela freelancer ou como CLT, o que você diria? 🤔

Eu fiz essa pergunta a mim mesma. E, aos poucos, comecei a me lembrar de algumas dicas essenciais, que eu mesma gostaria de saber quando estava iniciando a minha jornada.

Para quem não me conhece, eu sou a Bruna Marzarotto 😊. Atuo como freelancer há mais de 5 anos e, depois de tanto trabalho, acho que posso contribuir com a carreira de outras pessoas!

Por isso, reuni meus melhores conselhos para quem está começando no vídeo abaixo! 👇 Você também pode conferir todos eles ao continuar a leitura do artigo.

Conselhos para quem está começando

Eu acredito que a melhor maneira de aprender algo, especialmente as lições dolorosas, é pela experiência de outras pessoas. Por isso, sempre gostei de ouvir (e dar) conselhos.

Recentemente, estava navegando pelo Linkedin quando vi a publicação da Aline, da I Am in Canadá. No post, ela se propôs a compartilhar conselhos para quem está começando na carreira de professor particular.

Na hora, eu achei a ideia genial! 💡 E resolvi (mesmo sem ninguém pedir) selecionar 5 conselhos que eu daria para alguém que está começando a ser freela agora.

De fato, tudo o que eu escrevi veio das minhas vivências. E, desde já, eu deixo o convite para outros freelas: os comentários estão abertos para você acrescentar conselhos a partir das suas experiências! 🥰

Dito isso, vamos começar?

Conselho 1: Regularize a sua situação perante a lei

Muita gente acha que, por você ser freelancer, você não precisa fazer nada. Não precisa criar um CNPJ, não precisa pagar impostos, é literalmente o “free” de freelancer 😅.

Mas a verdade é que se regularizar perante a legislação é muito importante.

Aqui, eu estou falando de coisas como: você pode se enquadrar como MEI? Você vai ter um CNPJ ou emitir notas fiscais individuais na prefeitura? Como você vai declarar imposto de pessoa jurídica e física?

Infelizmente, todas essas coisas são “chatas” ou burocráticas. Entretanto, além de transmitir seriedade para os seus clientes, é essencial para que a sua “eupresa” seja sustentável a longo prazo.

Assim, um dos conselhos para quem está começando e não sabe direito se abre um CNPJ ou não: procure informações!

Pesquise sobre pessoa jurídica, abra um MEI, se regularize. Além disso, busque sempre emitir notas fiscais pelos seus serviços.

Atue com a seriedade que uma empresa exige – porque como freelancer, você É uma empresa.

Conselho 2: Organize as finanças

Todo mundo sabe que ter uma vida financeira bem organizada é essencial 💵. Como freelancer, você precisa de organização tanto nas finanças pessoais quanto empresariais.

De fato, no começo da carreira freela é muito comum que tudo vire uma grande mistura.

Em determinado momento, você não sabe o que é dinheiro da empresa, o que é seu dinheiro, o que você precisa gastar e o que reservar. Para ajudar, existe a instabilidade, que pode te causar vários momentos de pânico se não tiver uma boa administração de recursos.

conselhos para quem está começando dinheiro

Tudo isso pode ser superado com organização nas finanças.

Hoje, não tem desculpa para não se organizar: facilmente você encontra conteúdos, desde vídeos sobre o tema, até planilhas prontas e aplicativos.

Se você não tem atualmente uma forma de controlar as finanças, pare tudo e veja isso o quanto antes!

A atenção que você dedica a essa parte administrativa vai ser essencial para que você tenha uma carreira mais sólida.

Conselho 3: Pense no seu futuro.

Sim, esse é um dos conselhos para quem está começando que já é “batido”. Certamente, você já ouviu essa frase de várias pessoas, seus pais, seus avós, tios, enfim.

Mas existem conselhos que são bons de verdade.

Pensar no futuro para um freelancer envolve várias coisas. Para começar, envolve se planejar para os próximos meses, porque pode ser que seus rendimentos sejam muito variáveis.

Também significa ficar de olho no que acontece dentro do seu nicho. As coisas mudam muito rápido, e é possível que você precise se atualizar ou fazer uma entrega no futuro que você ainda não consegue fazer.

E claro, a longo longo prazo, pensar no futuro também significa pensar na sua aposentadoria. Por que, como freela, é bem possível que você não pague o INSS por conta.

Por mais que o MEI permita a aposentadoria, você não vai receber tanto – isso considerando que tenha aposentadoria na nossa vez, porque é possível que nem tenha 🤭.

Pensar no futuro é tentar fazer um planejamento realista para os seus próximos anos. Sempre tente manter em mente a pergunta do que você quer fazer ou onde você quer chegar. Depois, pense em metas para alcançar esses sonhos.

De certa forma, esse conselho se “mistura” com a dica da organização financeira. Afinal, para você ter uma velhice mais confortável, você vai precisar se organizar desde já.

E você pode me dizer: “Ah bruna, mas eu não sei se vou chegar até a velhice”.

Pois trago notícias: a expectativa de vida dos brasileiros é de 77 anos. Você precisa considerar esse cenário no seu futuro!

Conselho 4: Nunca pare de estudar

A verdade é que se você depender só do que você aprendeu em um curso de faculdade ou no ensino técnico, você não vai para frente.

O mundo muda o tempo todo. Novas técnicas e ferramentas são lançadas mensalmente. Quem para de estudar, fica parado no tempo.

Se manter estudando

Esse é um dos conselhos para quem está começando que eu dou sabendo que não é algo fácil. Particularmente, eu tenho dificuldade em parar e estudar, mesmo entendendo que é preciso.

Mas eu tenho me esforçado, estabelecido horários, para garantir que eu vou me manter atualizada, não só no design, mas em coisas que eu quero aprender porque são importantes em outras áreas da minha vida.

Pode ser um curso, pode ser um livro, pode ser um podcast, pode ser um vídeo do Guia do Freela: qualquer coisa que acrescente para a sua mente é muito importante!

E, por vezes, são esses estudos extras que vão te abrir oportunidades com clientes e projetos.

Conselho 5: Você tem uma vida além do trabalho

Normalmente, quem opta por ser freelancer gosta de fazer o que faz. Junta isso com a necessidade de pagar os boletos, temos como resultado uma pessoa que acaba trabalhando muito mais horas que o normal.

Para piorar, sendo freela e trabalhando em casa, a rotina fica muito confusa. Você tem trabalho, mas dá um tempo para fazer o almoço, depois você quer descansar a mente, mas tem trabalho pra fazer.

E apesar de o trabalho ser muito importante, a vida é mais do que isso ✨. Você tem mais coisas ao seu redor do que somente o trabalho!

Reserve um tempo para cuidar de você e da sua saúde. Faça exercícios físicos. Busque se alimentar da melhor forma possível, manter um sono de qualidade.

Não vire uma pessoa reclusa, que não se envolve com outras pessoas. Mantenha amizades, se esforce para conversar com seus amigos e familiares pelo menos um pouquinho por dia.

Tudo isso, que não tem ligação com o seu trabalho, faz o seu trabalho fluir melhor. Porque se você não estiver bem, seja no físico ou no mental, não vai conseguir fazer entrega nenhum.

Para o seu trabalho funcionar bem, você precisa ter uma vida pessoal de qualidade.

E quais são os seus conselhos?

Como você viu, esses foram os meus cinco conselhos para quem está começando a ser freelancer agora.

Eu te convido a fazer uma reflexão: dentro da sua área e da sua experiência, quais são os conselhos que você daria? Se quiser, compartilhe nos comentários!

E para quem está começando, deixo a dica de ouvir com atenção quem já passou pelo que você está passando. Sempre podemos aprender muito por meio das outras pessoas.

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Coisas que eu odeio em ser freela

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *