Guia do Freela

Como trabalhar pelo Instagram

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Abrir o Instagram, rolar o feed ou acompanhar um story. É bem provável que tudo isso faça parte da sua rotina, algo que você faz em algum momento do dia.

Mas você já imaginou trabalhar pelo Instagram?

Pois é, por mais diferente que pareça, tem muito freelancer conseguindo encontrar bons projetos dentro dessa rede social. E tudo o que a pessoa precisa fazer é ficar atento a alguns detalhes. 👀

Pensando nisso, fiz um vídeo com passos práticos para conseguir trabalhar pelo Instagram. Dá o play! 👇

E claro, o mesmo conteúdo você encontra aqui no Guia do Freela, neste artigo. São 5 dicas básicas que você deve seguir para conseguir freelas no Instagram. Essas dicas são um mix de experiências próprias e de um artigo do Medium.

Preparado(a)? 😉

Dica 1: Uma conta confiável

Primeiramente, você deve pensar na sua conta do Instagram como um espaço em que você se mostra um profissional confiável.

Nesse sentido, não estou falando em parecer uma conta comercial, mas apenas demonstrar que você é real – não uma conta fake.

Assim, o básico que você precisa fazer é:

  • Colocar uma foto sua no ícone do seu perfil;
  • Escrever na sua bio o que você faz exatamente;
  • Ter algumas imagens no seu perfil que mostram você trabalhando, projetos que você já fez, enfim.

Além disso, se você tiver um portfólio online, pode colocar o link na bio para que as pessoas consigam clicar e ver mais do que você faz.

A seguir, veja o exemplo do meu próprio perfil:

trabalhar pelo Instagram - Conta otimizada

Vale também começar a perder a vergonha de aparecer e, às vezes, falar sobre seus projetos, o que você tem visto ou aprendido. Mas se você não se sentir à vontade em falar para a câmera, tente stories escritos ou publicações no feed.

Dica 2: Onde você quer atuar

A segunda dica para trabalhar pelo Instagram é definir um nicho que você gostaria de trabalhar em uma parceria.

Por exemplo, na redação: existem alguns temas que um redator tem mais facilidade de escrever do que outros, porque o seu interesse em um tema torna um assunto mais fácil de desenvolver e mais interessante para ele.

Entre escrever sobre investimentos financeiros ou dicas de decoração, existem redatores que vão preferir o segundo tema.

E como é algo que a pessoa se interessa de forma genuína, o freelancer consegue entregar um produto que realmente atinja as expectativas do cliente.

Por isso, tente listar quais são as áreas que você gostaria de trabalhar, temas que você se interessa.

Você não precisa focar em um só, mas tente encontrar coisas que você realmente gosta de falar ou pensar a respeito.

O segredo é encontrar nichos que você sabe que poderá trazer um valor a mais com suas habilidades, algo que você sinta motivado em colaborar em projetos.

Dica 3: Busca de hashtags

A próxima etapa é usar a busca de hashtag a seu favor.

Para isso, você vai fazer pesquisas com a hashtag de um nicho que você escolheu, com a possibilidade de adicionar a cidade que você mora ou que você quer atuar.

Usando o exemplo anterior, um redator que quer escrever artigos sobre decoração pode buscar a #DecorPortoAlegre. Você não precisa limitar sua pesquisa à cidade que você mora: nada impede que você busque outros municípios depois do “Decor”.

Nesse exemplo de pesquisa, é possível encontrar algumas publicações, como você pode observar na imagem abaixo.

Pesquisa de hashtag para trabalhar pelo Instagram

Agora, é preciso acessar o perfil que utilizou a hashtag e verificar se há algo que você possa oferecer.

Na redação, você poderá analisar se o conteúdo dos posts ou mesmo do site está bom. Para desenvolvedores, o foco pode ser a página online em si. Cada área freela deve observar aspectos específicos.

Dica 4: Entrar em contato

Nesse momento, você vai precisar deixar a vergonha de lado e enviar uma mensagem para esse possível cliente que você encontrou.

Na mensagem, você deve se apresentar, pode dizer que estava pesquisando pelo tema e encontrou a pessoa. Na sequência, você passa para o famoso “notei que você não tem X coisa” e diz que você pode fazer o serviço.

Uma dica extra é analisar BEM o perfil da pessoa, para já trazer na mensagem algum ponto de melhoria que você poderia fazer. Assim, a conversa fica personalizada e gera interesse no cliente.

Vale também falar que nesse mês você está com preços especiais para negócios locais ou empresas pequenas, e deixar aberto para conversa caso a pessoa tenha interesse.

Se você tiver tempo e quiser se destacar, principalmente para clientes maiores que você quer muito trabalhar, pode enviar um projeto pronto para o estilo daquela pessoa.

Por exemplo, se você é designer, pode enviar a arte de um post para o Instagram da pessoa, demonstrando como seria trabalhar com você.

Apenas tenha em mente que você vai receber vários nãos, até ter um sim – é normal.

Mas você também pode aproveitar essa oportunidade para ir testando seu modelo de mensagem de apresentação. Neste vídeo eu compartilho a minha carta de apresentação para sites freelas, algo que pode ser útil para conseguir trabalhar pelo Instagram.

Dica 5: Interação

E para fechar, a última dica para conseguir trabalhar pelo Instagram é interagir com as pessoas.

Nesse sentido, existem diferentes coisas que você pode fazer.

Para começar, você pode acompanhar hashtags da sua área, como #redacaofreelancer.

Além de encontrar influenciadores que podem te dar dicas, você também vai encontrar grupos dentro do próprio Instagram para acompanhar.

Quando você visualizar alguma dúvida sobre sua área, interaja com as pessoas respondendo a questão. Isso vai te ajudar a se mostrar entendido de um assunto e gerar autoridade para você.

Fique de olho também em empresas ou pessoas que podem precisar do que você oferece. Viu uma oportunidade? Mande uma mensagem na hora!

Trabalhar pelo Instagram é possível

Então, depois dessas dicas, você considerou usar o Instagram para prospectar clientes?

A verdade é que qualquer site pode ser um bom ambiente para encontrar freelas, e o Instagram não seria diferente.

Não deixe de colocar essas dicas em prática para descobrir se o Insta funciona para você! Além disso, aproveite para me seguir por lá também, no link abaixo!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /bmarzarotto

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 3 sites freelas brasileiros

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *