Quantas vezes você começou a trabalhar em um projeto e não conseguiu manter o foco? 🤔
Saiba que isso pode acontecer ao trabalhar na “hora errada”, ou seja, quando você não escolhe sua hora mais produtiva. ⏱
Saber identificar sua hora mais produtiva é uma das coisas mais importantes se dar bem no mercado freelancer.
No vídeo a seguir, você confere uma explicação sobre o que é a hora produtiva, como se beneficiar dela e como descobrir o seu melhor período.
Mas você também pode acompanhar o conteúdo neste post, para ver em detalhes todas as dicas! Preparado (a)? 😉
O que é hora mais produtiva?
Os seres humanos compartilham entre si uma série de características. Uma delas é o relógio interno de 24 horas.
Esse relógio biológico é o que nos faz sentir sono, ter fome, ficar cansado ao longo do dia, enfim – tudo isso em um dia.
Espalhados nessas 24 horas, temos picos de energia e criatividade, e entre esses picos, existem períodos em que o cérebro cansa e precisa parar por algum tempo, baixando a produtividade.
E aqui está um segredo essencial para quem trabalha como freelancer: saber qual é o seu período mais produtivo permite montar uma rotina que aproveita esses picos de energia. ☝️
Além de impactar na hora que você acorda, ao conhecer seu horário mais produtivo é possível programar a agenda, considerando o quanto de energia e foco cada tarefa exige.
Por exemplo, se você trabalha com criação de redação e precisa estar bem atendo nesse tipo de projeto, pode reservar seu período produtivo para a tarefa.
Em momentos em que você não tem picos de energia, pode fazer atividades secundárias, como compromissos pessoais.
A divisão de produtividade
Se você pesquisar pela internet, vai encontrar uma divisão de produtividade em pessoas diurnas e noturnas.
Mas, a verdade é que poderiam existir três grupos: pessoas produtivas pela manhã, pela tarde e pela noite.
Nesse caso, quem é da turma da manhã, gosta de acordar cedo, consegue ter mais disposição ao levantar-se, está mais consciente para tomar decisões e resolver problemas até o meio-dia.
Quem é da tarde, não gosta de acordar tão cedo, demora um certo tempo até “ligar” o cérebro, mas consegue sentir sono e cansaço conforme a noite chega.
O pessoal noturno é quem gosta de acordar tarde, troca o dia pela noite, costuma ser mais ativo na madrugada e sempre tem ótimas ideias quando todo mundo está dormindo.
Se identificou com uma dessas descrições? 🤗 Para muitas pessoas, somente essa definição já ajuda a entender sua hora mais produtiva.
Entretanto, se você não tem certeza ou se você oscila entre um tipo e outro, existem 3 formas práticas de descobrir qual o seu horário mais produtivo! 👇
Como descobrir seu horário mais produtivo?
Método 1: acompanhe sua energia por uma semana e anote tudo!
Para isso, você vai precisar de uma planilha ou de uma agenda. 📝
Então, é só trabalhar normalmente e anotar quais os horários você sentiu que teve mais energia.
Pode dar uma nota pelo seu nível de produtividade para manhã, tarde e noite.
Ao final dessa semana, você vai ter uma visão de qual faixa de horário se saiu melhor, identificando um período produtivo.
Método 2: faça testes a cada três dias.
Nesse método, a cada três dias, você vai testar uma faixa de horário, sendo elas manhã, tarde e noite. 📅
Assim, nos primeiros três dias, você vai testar a manhã, acordando cedo e trabalhando com foco e atenção até o meio-dia.
Posteriormente, por outros três dias, você vai experimentar acordar um pouco mais tarde, organizando a sua rotina para esse período.
Lembre-se apenas de não ir dormir de madrugada. Seu dia deve encerrar antes da meia noite.
Por último, tente o horário da noite, acordando próximo do meio dia, fazendo tarefas mais simples na parte da tarde, para produzir ao máximo enquanto a maioria das pessoas dormem.
Ao experimentar cada faixa de horário, você vai conseguir sentir qual momento se sentiu mais ativo e mais disposto para os trabalhos.
Método 3: Faça um teste
Por fim, você também pode fazer um teste publicado no jornal The New York Times, que eu encontrei no blog da Caroline Mazzochin.
O teste é composto de 8 perguntas, sendo que cada alternativa equivale a um número de pontos. Como resultado, é só somar a pontuação para encontrar o seu resultado!
Você pode fazer o teste ao clicar neste link e fazer o download, em um PDF especial que preparei! (Spoiler: tem até um pedacinho no e-book Como Começar um Negócio Freelance nele)
O que fazer com minha hora produtiva?
E depois de saber qual sua hora mais produtiva, o que exatamente você faz com isso? 🤔
Minha dica é sempre colocar as tarefas que exigem mais da sua atenção ou da sua disposição no seu horário mais produtivo.
Por exemplo, quem trabalha com arte e é mais produtivo de tarde, deve deixar essas tarefas para a faixa que vai das 14 às 18h.
Coisas da rotina ou tarefas que você faz para você, como treinar, deixe para um horário em que seu corpo e mente já não estão tão dispostos.
Do mesmo modo, uma coisa que deve ser dita é que, ao longo da vida, o seu horário produtivo pode mudar.
Muitas vezes, uma pessoa que preferia trabalhar na madrugada quando jovem, acaba adquirindo hábitos diurnos à medida que envelhece.
Por fim, com sua hora produtiva em mente, faça o possível para estabelecer uma rotina, com hora para acordar, começar a trabalhar e parar.
Por mais que pareça chato ter rotina, ela é essencial para que você consiga ser produtivo, dormir as horas de sono adequadas e ter uma vida mais saudável.
Hora de encerrar o post!
Espero que esse artigo te ajude a definir sua hora mais produtiva e, a partir disso, que você monte uma estrutura de trabalho mais eficiente!
Para quem quer trabalhar como freelancer, não deixe de conhecer um e-book especial sobre o tema, com um guia completo para seus primeiros passos.
✨
Vem me acompanhar nas redes sociais:
Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto
Instagram: /bmarzarotto
Linkedin: /brunamarzarotto
Obrigada e até a próxima!
✨
Leia também: Como é o dia a dia de um freelancer?
Uma resposta