Guia do Freela

As 7 maiores vantagens em ser freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Muitos profissionais estão migrando a forma como trabalham, saindo de um regime CLT para algo completamente autônomo. Mas porque isso acontece? Quais são as vantagens em ser freelancer?

O “free” de freelancer já diz muito de uma das maiores vantagens: a liberdade em oferecer seus serviços, sem precisar cumprir as regras de um colaborador de carteira assinada.

É claro que essa autonomia para escolher em quais projetos trabalhar, setores ou  horários trabalhar, tem como desafio a busca por clientes, a organização e a autorregulação.

É preciso colocar em uma balança todos os prós e contras dessa modalidade de trabalho. A boa notícia é que é perfeitamente possível conciliar o trabalho fixo e formal, com os serviços freela – especialmente se você não quer escolher somente um deles 👀 

Se você está pensando em atuar de maneira autônoma, descubra as 7 maiores vantagens em ser freelancer! 

1. Aumentar os ganhos rapidamente

As vantagens em ser freelancer, seja como trabalho primário ou conciliando com CLT, é a possibilidade de aumentar os ganhos rapidamente. 

Como pode ser realizado fora do horário comercial, é possível encaixar projetos e ter aumento salarial significativo. E, para quem adota a modalidade como sua principal fonte de renda, assumir mais projetos, alavanca a receita. 💸

É claro que essa é uma das maiores vantagens em ser freelancer,  mas, só é obtida se o trabalho apresentado for de qualidade. 

A garantia de excelência possibilita que um cliente esporádico se torne recorrente. Além de potencializar seu portfólio.

Ao agregar valor ao cliente permite ajustar o valor dos seus serviços, gerando ainda mais ganhos.

2. Liberdade para trabalhar de diferentes locais

Por não possuir vínculos específicos, e com o avanço do acesso à internet, o freelancer pode trabalhar de onde quiser 🌎. Inclusive, um trabalhador pode perfeitamente adotar o trabalho remoto para outros países, recebendo em dólar, por exemplo.

Essa mobilidade expandiu o conceito de nômade digital, que são pessoas que moram e trabalham em diferentes países, e se mudam com frequência. 

Apesar de essa ser uma das imensas vantagens em ser freelancer, é preciso muito planejamento  e organização para aproveitar outro país e conciliar o trabalho. 

Da mesma forma, quem presta serviços para outros locais, precisa estar atento a questões de fuso horário, cultura e demais diferenciais.

Homem sentado em uma ponte de madeira, olhando para seu laptop, que está apoiado em uma mochila. Encostada na ponte está uma bicicleta.

3. Otimizar sua gestão de tempo

Por trabalhar por entregas de projetos, o freela pode escolher como organizar sua agenda e seus horários de trabalho ⏰. 

Há quem prefira trabalhar em atividades específicas pela manhã, outras tem mais foco no período da tarde.

Uma das vantagens em ser freelancer é a flexibilidade de horários. Tem um compromisso? Adiante sua entrega trabalhando um pouco mais em cada dia ou aos finais de semana.

É importante frisar a necessidade de criar uma sistemática para que as tarefas sejam cumpridas e o trabalho organizado. Dessa forma, se evita sobrecargas, procrastinação e estresse desnecessário.

4. Aumento do conhecimento

Todas as vantagens em ser freelancer também requer maior dedicação de aprendizado. Esse tipo de profissional precisa estar em constante atualização, estudando e se dedicando em aprender e renovar os conhecimentos.

A depender das exigências e necessidades dos clientes, o freela precisa buscar conhecimento diariamente. Toda a experiência obtida é incluída em sua bagagem profissional e poderá ser usada em novos projetos. 

E vamos combinar que conhecimento é sempre algo muito bom! 🧠

Mulher lendo um livro e sorrindo, enquanto toma um café.

5. A autonomia é uma das grandes vantagens em ser freelancer

A liberdade do trabalho freela permite que o profissional escolha em quais projetos, trabalhos ou serviços deseja atuar. Assim como, com quem, quando e a quantidade de horas que irá dispender.

É claro que essa autonomia está atrelada ao cliente, as datas de entrega e exigências.

Porém, as questões são facilmente negociadas, diferentemente de um trabalho CLT em que as demandas chegam sem poder de escolha.

Não é à toa que esse é um dos mercados que mais tem crescido e influenciado a economia mundial. 

6. Melhor qualidade na vida pessoal

Indiscutivelmente, o fato de não precisar dispensar horas no trânsito para se deslocar de casa até o trabalho já é uma das vantagens em ser freelancer.

Agora imagine ganhar esses momentos para passar ao lado das pessoas que você gosta. Ou, aproveitar para adicionar um trabalho extra e poder folgar na tarde de sexta-feira. 

Além disso, se em determinado momento do seu dia sua produtividade cair, há total liberdade para parar uns minutinhos, ir tomar um café, brincar com seu pet ou aproveitar o sol na varanda ☕.

7. Regularizar a profissão é muito simples

Todo mundo sabe que a ocupação freela não é informal. Na verdade, existe uma série de vantagens em ser freelancer e possuir cadastro MEI. 

Além da facilidade para emitir notas fiscais, a regulamentação torna o freela mais profissional aos olhos dos clientes, já que possui CNPJ e Inscrição Municipal.

A maior parte da documentação pode ser realizada pela internet, e embora tenha que pagar uma pequena taxa, o valor é destinado ao INSS.

Ou seja, uma garantia de que, no futuro, o profissional poderá se aposentar, além de outros benefícios previdenciários.

Ser freelancer pode ser vantajoso

De fato, a carreira freela não combina com todo mundo. Muitos profissionais preferem a estrutura de um trabalho formal – e não há nada de errado nisso!

Entretanto, ser freelancer também traz algumas vantagens interessantes. Assim, se elas forem atrativas o suficiente para você, você pode considerar trabalhar por conta própria, seja como renda extra ou como trabalho “oficial”.

Se você quer mais dicas sobre como começar nesse universo, o Guia do Freela (este blog) está aqui para te ajudar! 😉 Além disso, você pode garantir o e-book “Como Começar um Negócio Freelance”.

O mais importante é estar bem preparado para aproveitar as vantagens de ser freelancer!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como sair do emprego CLT para ser freelancer?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *