Guia do Freela

Como lidar com a ansiedade para o primeiro freela?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Depois de se preparar para virar freelancer, juntar uma reserva financeira e finalmente se aventurar nesse universo, você vai precisar encontrar projetos e clientes. Mas lidar com a ansiedade para o primeiro freela pode se tornar um grande problema 😥.

Afinal, por vezes essa espera por uma oportunidade parece uma “tortura” – especialmente se você nunca teve uma experiência freela.

Mas uma coisa é certa: quando a ansiedade vai a mil, ao invés de te ajudar, esse sentimento tem tudo para te atrapalhar!

Então, antes que você comece a ficar desesperado porque quis se arriscar como freela, mas ainda não conseguiu nenhum projeto, vamos conversar sobre ansiedade! Dá o play no vídeo ou vem comigo neste artigo! 🤗

A ansiedade para o primeiro freela

Quando você está saindo de uma experiência CLT para se tornar freelancer, toda preparação é bem-vinda. Justamente por isso, muitos profissionais optam por tentar pegar freelas antes mesmo de largar o trabalho convencional.

De fato, esse talvez seja o cenário ideal para uma transição tranquila. Entretanto, não é todo mundo que consegue viver esse processo, de CLT para freela com clientes garantidos.

Na verdade, muita gente se vê “obrigada” a virar freelancer por situações da vida, como uma demissão, por exemplo.

O grande problema de começar a ser freela sem nenhum tipo de suporte financeiro é que a ansiedade costuma aparecer com força. Cada dia sem um projeto fechado aumenta o medo de não conseguir lidar com as contas que chegam.

Freelancer com ansiedade para o primeiro freela

Mas para que você não “pire” nessa fase, com a ansiedade para o primeiro freela lá no alto, existem algumas dicas práticas que você pode seguir 😉.

E antes de começar com as dicas, vamos esclarecer algo: a ansiedade que eu falo aqui é o sentimento, não o transtorno psicológico ⚠.

Ou seja, as dicas vão ser efetivas para pessoas que estão lidando com o sentimento, e não aquelas que possuem o transtorno.

Se você sente que lidar com a ansiedade é algo muito complexo, que te impede de dar passos na sua vida ou mesmo que te traz sintomas físicos, você precisa procurar ajuda médica! A ansiedade é um transtorno tratável e gerenciável.

Quando surge o sentimento

Para falar de ansiedade para o primeiro freela, vamos “desenhar” um cenário para você imaginar.

Imagine que você saiu do seu trabalho tradicional CLT porque você foi demitido. Aproveitando esse momento, você resolveu tentar atuar como freelancer.

Todos os dias, você acessa sites freela, envia propostas, responde comentários em grupo, e nada acontece.

Dia após dia, você se esforça, se dedica, mas não tem bons resultados. Às vezes, um cliente ou outro até fala com você, mas a negociação não evolui.

E aí vem os pensamentos: como é que todo mundo consegue e eu não? Como eu vou pagar minhas contas? Será que meu dinheiro está acabando? 🤯

De fato, existe um peso que essa escolha profissional pode trazer. É por isso que falar sobre ansiedade é tão importante!

Pensando nisso, preparei uma lista com dicas para lidar com a ansiedade para o primeiro freela. Confira!

1. Entenda que o sentimento é normal

Antes de se sentir culpado ou frustrado, não pense que esse sentimento é anormal.

Na verdade, é muito comum que, no começo de uma carreira freelancer, a pessoa encontre dificuldades em conquistar clientes e projetos. A maioria dos freelancers passam por isso.

Ter noção dessa realidade é importante por diversos motivos. Primeiro, porque você para de sentir que todo mundo consegue algo menos você – algo que afeta demais a sua autoestima.

Segundo, porque te mostra que existe uma jornada, um caminho a ser percorrido. Ou seja, se você fizer um bom trabalho, em breve você vai conseguir o seu tão sonhado freela 😊.

2. Trabalhe para evitar pensamentos negativos

Nesse sentido de ansiedade para o primeiro freela, algo comum é que quanto mais uma pessoa demora para conseguir um projeto, mais frequentes são os pensamentos negativos.

Sim, sabemos que não é fácil apenas ignorar os pensamentos 😐. Por isso, existe uma técnica que muitos psicólogos ensinam que é desconfiar desses pensamentos, “se questionar”.

Sempre que vier um pensamento negativo, tente retornar a si mesmo questões que contra argumentem essa linha de raciocínio.

Assim, se você pensar “meu projeto freela nunca vai dar certo”, pergunte-se: “porque não daria certo?”, “o que me indica, neste momento, que tenho chances de fracasso” 🤔.

Continue até que esses pensamentos “se cansem” e sumam da sua mente.

Mulher fazendo uma auto análise

3. Meditação como ferramenta

Outra dica que pode te ajudar bastante a lidar com a ansiedade para o primeiro freela é meditar.

Existem dezenas de benefícios que já foram comprovados pela ciência. Mas para quem está ansioso com a necessidade de encontrar projetos, meditar pode ser especialmente útil para acalmar os pensamentos.

Caso você nunca tenha meditado, a sugestão é seguir vídeos e áudios de mindfulness, ou escolher um app de meditação para as suas práticas.

Dicas para o trabalho freela em si

Até aqui, você conferiu algumas dicas para lidar com o sentimento de ansiedade para o primeiro freela. Mas enquanto você aplica todas elas, você pode colocar em prática outras ações que são úteis para o seu trabalho como um todo.

Afinal, lembre-se que o tempo que você NÃO está trabalhando em um projeto de um cliente é um tempo que você TEM livre: ideal para trabalhar na sua carreira freela! 🤗

Assim, aproveite esse tempo sem projeto para estruturar de verdade o seu portfólio. Ao invés de apenas separar algumas coisas que demonstram o seu serviço de forma aleatória, identifique quais são as peças que você quer manter como uma vitrine do que você faz.

Caso você note que faltam coisas, que seu trabalho poderia ser melhor, use esse tempo para estudar, evoluir suas técnicas, desenvolver coisas novas que podem entrar no portfólio.

Você também pode dedicar algum tempo para fazer os textos que vão aparecer nesse portfólio, utilizando as técnicas SEO e boa legibilidade.

Além disso, esse também é um bom momento para trabalhar na sua carta de apresentação. Se você não está convertendo propostas, talvez o problema esteja na carta não estar atrativa o suficiente. Estude, faça versões, teste coisas diferentes.

Também pense em criar contas em sites, redes sociais e usar ferramentas que podem te ajudar a levar o seu trabalho mais longe.

Acredite, em algum momento você vai ter tantos projetos, que fazer ajustes na carta de apresentação ou no seu portfólio não será uma possibilidade tão simples.

Algo para estar atento

Pra finalizar, algo que não vai te ajudar a lidar com a ansiedade para o primeiro freela, mas pode diminuir esse tempo de espera desse projeto inicial, é aprender a “ler” as vagas de sites 🔍.

Nem todas as vagas de sites freela são boas de verdade. Além daquelas que são golpes, existem vagas com requisitos básicos que não valem a sua interação.

Coisas que você pode sempre conferir em uma vaga antes de se candidatar são:

  • A descrição do serviço está pagando um valor justo pelo projeto ou está alto demais?
  • Existem mais de 15 freelas concorrendo a essa vaga (ou seja, alta concorrência)?
  • A empresa que está anunciando tem um histórico ou abriu a conta agora?
  • Existe algum requisito básico que eu não cumpro?

Ter esse olhar criterioso permite que você dedique o seu tempo e as suas “moedas” em sites freelas em vagas que realmente podem virar um negócio para você.

Quanto antes você aprender a ter essa visão crítica, melhor!

Diminuindo a ansiedade

Conseguir o primeiro freela pode ser angustiante 😢. Dessa forma, a intenção dessas dicas é te ajudar a passar por essa fase da melhor forma possível.

E assim como a lógica de toda primeira vez na vida, a partir do momento que você consegue o primeiro projeto, tudo fica muito mais simples. Os próximos vêm com mais facilidade!

Por isso, não desista agora! Se esforce para lidar com a ansiedade, cuide com atenção do seu portfólio e da sua carta de apresentação, e fique atento às boas vagas.

Com o tempo e a dedicação, os tão sonhados “jobs” vão chegar! 🤗

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Linkedin: /brunamarzarotto

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como encontrar boas vagas em sites freelas?

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *