Guia do Freela

5 erros comuns de freelancers iniciantes

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Toda nova carreira traz seus desafios, e isso também acontece para quem quer ser freela. Seja por desconhecimento, por ingenuidade ou até por inexperiência, alguns erros comuns de freelancers poderiam ser facilmente solucionados se o profissional se preparasse melhor.

São vários os erros cometidos, que vão desde a dificuldade em colocar um preço adequado no seu serviço, até a falta de preparo para os altos e baixos da vida de freela.

Você está pensando em trabalhar por conta própria? Então, conheça 5 erros comuns de freelancers iniciantes, para estar atento e fugir dessas ciladas!

Erro 1: Subprecificação

Um dos erros comuns de freelancers iniciantes é a subprecificação de seus serviços.

Isso porque, freelas novatos frequentemente concordam em trabalhar por tarifas muito baixas, na esperança de atrair mais clientes.

No entanto, isso pode prejudicar sua carreira a longo prazo. Afinal, a subprecificação não apenas deprecia seu trabalho, mas também pode levar a dificuldades financeiras.

Além disso, quando você não cobra o valor justo, acaba sentindo que está trabalhando muito tempo, e tendo pouco retorno. Então, o sonho de ser freelancer fica cada vez mais distante de ser real!

erros comuns de freelancers: subprecificação.

A Solução:

Antes de mais nada, pesquise o mercado para entender quanto outros freelancers estão cobrando por serviços semelhantes. Também calcule seu preço com base em suas habilidades, experiência e custos de vida.

Aqui no Guia do Freela, temos um artigo completo que mostra algumas maneiras de precificar os seus serviços. Não deixe de conferir!

E lembre-se de que é melhor ter menos clientes que pagam bem do que muitos clientes que não valorizam seu trabalho.

Erro 2: Má Comunicação

A comunicação inadequada é outro erro que pode prejudicar a reputação de um freelancer.

Nesse sentido, estamos falando da falta de comunicação regular com os clientes, respostas tardias a mensagens ou a incapacidade de explicar claramente o andamento do projeto.

Uma má comunicação pode levar a mal-entendidos, insatisfação do cliente e projetos mal executados. Pior ainda: pode ocasionar em retrabalho, com muitas “idas e vindas” até que o serviço encomendado seja efetuado.

Gif vila sezamo falando

A Solução:

Estabeleça uma comunicação eficaz desde o início do projeto.

Defina as expectativas com seus clientes, seja proativo em atualizações e esteja disponível para responder a perguntas ou preocupações.

Use ferramentas de colaboração e gerenciamento de projetos, como e-mails, mensagens instantâneas e aplicativos de compartilhamento de arquivos, para manter todos informados.

Se você tem dificuldades em fazer esse papel “social”, busque por ferramentas específicas, como cursos, treinamentos e afins.

Erro 3: Não Definir Limites

Outro erro comum que freelancers iniciantes cometem é não definir limites claros no trabalho.

Nesse sentido, essa falta de definição pode surgir de diferentes maneiras. Por exemplo, alguns freelas iniciantes sentem dificuldade em colocar horários para trabalhar.

Na prática, muitos profissionais se sentem tentados a trabalhar o tempo todo, o que pode levar ao esgotamento e à deterioração da qualidade de vida.

Também é preciso falar sobre a falta de limites para com o cliente. Muitas vezes, os clientes não são educados e profissionais com o freela, enviando mensagens e exigindo respostas em horários nada pertinentes!

Criança em dúvida

A Solução:

Para começar, estabeleça as “bases” do seu tipo de trabalho. Como você gostaria de trabalhar? Em quais horários? Quais serão os canais de comunicação com seus clientes?

Definidos esses elementos, esforce-se para cumprir. É claro que ser freela traz como vantagem uma certa liberdade, mas isso nunca deve se tornar um fardo ou uma permissão para que terceiros se aproveitem de você.

Erro 4: Falta de Contrato

A ausência de um contrato sólido é um dos erros comuns de freelancers iniciantes. Muitas vezes, esse erro acontece por medo de exigir uma formalização e acabar perdendo o cliente.

No entanto, um contrato protege tanto o freelancer quanto o cliente, definindo expectativas, prazos e termos de pagamento.

Sem um contrato, os desentendimentos podem surgir, deixando ambas as partes em desvantagem.

Bob sponja lendo carta

A Solução:

Sempre utilize contratos claros e abrangentes. Especifique os detalhes do projeto, incluindo escopo, prazos, taxas, condições de pagamento e cláusulas de cancelamento.

No cenário ideal, esse contrato deve ser elaborado por um advogado. Entretanto, se você não puder arcar com esses custos em um primeiro momento, busque por modelos de contrato que podem ser personalizados.

Apenas tenha em mente que ter um contrato em vigor é fundamental para garantir que todas as partes estejam cientes de suas responsabilidades.

Erro 5: Não se Preparar para os Altos e Baixos

A vida de um freelancer é repleta de altos e baixos. Pode haver meses de muito trabalho, seguidos por períodos de escassez. E isso é algo que qualquer freelancer mais experiente pode compartilhar!

Infelizmente, um dos erros comuns de freelancers iniciantes é não se preparar para isso, tanto financeira quanto emocionalmente.

Over it

A Solução:

Se você ainda não é freelancer e tem um trabalho fixo, é extremamente aconselhável que você junte economias antes de fazer essa transição de carreira.

Para quem já é freela, a dica é se esforçar para criar um fundo de emergência para lidar com períodos de baixa demanda e ter um orçamento para enfrentar essas flutuações.

Além disso, esteja sempre em busca de novos clientes e oportunidades, mantendo uma rede de contatos sólida. Diversificar suas habilidades e serviços também pode ajudar a garantir um fluxo constante de trabalho.

Do ponto de vista emocional, considere buscar diferentes ferramentas para manter sua mente “forte”. Isso pode ser alcançado com terapia, atividades físicas, convívio social ou até meditação.

Freelas sem erros!

De fato, ser freela é uma forma gratificante de construir sua carreira. Afinal, além da liberdade, você tem a possibilidade de trabalhar em diferentes projetos, em qualquer momento e lugar.

Porém, é fundamental evitar os erros comuns que podem prejudicar seu sucesso. Como você viu, a subprecificação, má comunicação, falta de limites, ausência de contrato e despreparo para os altos e baixos são desafios que podem ser superados com ações práticas.

Aprender com esses erros e implementar as soluções sugeridas, os freelancers iniciantes podem construir uma carreira mais estável. Sim, o sucesso como freela requer compromisso, mas evitando alguns erros comuns essa trajetória se torna mais simples!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 3 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a ser freelancer

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *