Porque ser freelancer? 7 boas razões

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo para conhecer o e-book Como Começar um Negócio Freelance 2.0! 

Se você chegou até esse conteúdo, provavelmente quer ingressar em uma nova carreira e busca saber porque ser freelancer. 

Bom, existe uma série de boas razões para mudar a trajetória da sua vida profissional. De antemão, já adianto que um dos maiores benefícios em ser freela é a flexibilidade de horário, projetos e locais de trabalho.

Como não tem vínculo empregatício, quem opta pela carreira freela pode atuar com diferentes empresas e usar formas de pagamentos variados.

A cada dia, novos profissionais estão adotando esse estilo de vida tanto pela liberdade de atuação, como pela crescente oferta por trabalhos autônomos.

Então, se você ainda precisa entender ou ser convencido porque fazer freelancer, acompanhe essas 7 boas razões listadas a seguir!

Os melhores motivos de porque ser freelancer

Antes de te convencer do porque ser freelancer, você precisa saber que esse mercado cresceu muito!

Hoje, essa modalidade de trabalho não pode ser vista apenas como um “bico”, mas como uma área de atuação. Inclusive, com a possibilidade de realizar tarefas para grandes empresas.

Dito isso, vamos as boas razões para que você se torne um freelancer!

1. Horários flexíveis

Não há como começar essa lista de razões sobre o porque fazer freelancer sem ser com a flexibilidade de horário.

Como o trabalho é realizado por projeto, o profissional precisa cumprir o prazo de entrega. Se, para isso, você  irá trabalhar de manhã, à tarde, à noite, ou aos finais de semana, fica a seu critério.

Assim, nada te impede de ir à academia no meio da tarde, se esse não for seu período mais produtivo. Ou, tirar uma quinta-feira de folga, se tiver trabalhado no domingo.

A agenda de um freelancer é muito variada. No entanto, é altamente recomendado ter uma rotina e manter o profissionalismo para garantir que as entregas sejam feitas conforme combinado, e no dia determinado.  

2. Trabalhar de onde quiser

Ainda voltado para a liberdade proporcionada, um freelancer, na grande maioria das vezes, precisa apenas de um computador e conexão com a internet para executar suas atividades.

Ou seja, você pode trabalhar de onde quiser. Pode ser em um coworking, em um hotel, em um cafeteria, na casa de familiares, é você quem decide.

É claro que, onde quer que esteja, esse local precisa garantir condições básicas de trabalho, como um espaço apropriado e silencioso. 

O que justifica a sua lista de porque ser freelancer, a possibilidade de ser um nômade digital. Já pensou em trabalhar enquanto olha um cenário espetacular de qualquer lugar do mundo?

Essa oportunidade está tão atual, que há países oferecendo vistos especialmente para freelancers que adotam esse estilo de vida viajante.

3. Aumento na produtividade

Profissionais que optam por encarar a vida freela tendem a escolher uma área que gostam ou tenham facilidade. Consequentemente, quando se trabalha com algo prazeroso, a produtividade aumenta.

Além disso, uma das razões de porque fazer freelancer é a possibilidade de escolher os projetos de atuação. Diferentemente do ambiente corporativo onde tudo é imposto, se o profissional souber mostrar seu valor, poderá escolher onde quer trabalhar.

E claro, por ter um espaço específico para o trabalho, sem interrupções, como o telefone de colegas tocando, reuniões intermináveis ou conversas paralelas, o foco é total na atividade desempenhada.

4. Menos gastos e mais renda

Essa razão é um tanto quando objetiva. Trabalhando de casa, e como preferir, você não precisará se deslocar até o local de trabalho, economizando com combustível ou transporte público. E, poderá planejar sua alimentação, evitando o gasto com restaurantes, por exemplo.  

Imagino que você esteja pensando sobre os gastos de energia elétrica, internet, entre outros. Em resumo, com um bom levantamento de custos, esses valores devem ser rateados e incluídos no preço dos seus serviços.

Encare o trabalho freela como uma verdadeira empresa. Se precisa de internet e luz para realizar o trabalho, esse valor precisa ser contabilizado e adicionado ao preço do seu trabalho.

Em relação ao aumento da renda, a razão de  porque ser freela é que você mesmo monta a sua agenda. Ou seja, se adicionar mais demandas em um mês, sua renda será maior. É claro, os prazos e qualidade precisam ser preservados.

5. Maior conhecimento

O trabalho de maneira autônoma exige atualização e informações constantes. Para se tornar referência no campo de atuação um freela precisa desenvolver seu trabalho com excelência.

Além de adquirir conhecimento pelas plataformas de freela, cursos e até redes sociais, o networking é uma grande fonte de crescimento profissional.

Freelancers que optam por usar um coworking têm a oportunidade de conhecer outros profissionais, mercados e áreas de atuação. 

Essa variedade de pessoas e atuação traz muito mais conhecimento do que o dia a dia dentro do escritório de uma empresa. 

6. É muito fácil ser um freela legalizado

No porque fazer freelancer também é preciso adicionar as questões legais e até burocráticas.

Quem ingressa no mundo do trabalho autônomo pode ter receio quanto às questões legais, como emissão de nota fiscal, ou o pagamento do INSS, por exemplo.

No entanto, o cadastro como Microempreendedor Individual, o MEI, é o maior aliado para quem busca se legalizar como freelancer.

Feito de maneira rápida e totalmente online, um MEI tem CNPJ e pode emitir nota fiscal sem custo adicional. Isso demonstra maior profissionalismo ao cliente que irá contratar seu serviço.

Sem contar que sendo um MEI, o freelancer passa a ter direito aos benefícios previdenciários.

O pagamento é uma pequena taxa mensal que tem ajuste conforme o salário mínimo, e você pode pagar até o dia 20 de cada mês. 

7. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Por último, mas com certeza, não menos importante, um dos grandes porque ser freelancer é a harmonia entre a vida pessoal e profissional.

Atualmente há uma constante busca pela vida mais saudável, menos estressante e mais proveitosa. Atuando como freelancer, você pode ter mais contato com seus familiares, ou ter hobbies e atividades que gosta de fazer.

Diferentemente da rotina de um empregado comum, você pode ter momentos de lazer ou fazer pausas para priorizar a saúde mental.

É claro que, para que esse equilíbrio aconteça é preciso planejamento e disciplina. Se quer tirar umas semanas de folga junto com as férias escolares, terá que planejar o financeiro para reduzir as demandas ou ajustar os prazos de entrega com os clientes.

No entanto, com disciplina, metas e objetivos profissionais e pessoais definidos, esse balanço é totalmente possível.

Vida de freela

Como você viu, a vida do freelancer é, sem dúvida, adaptável e ajustável nos mais diferentes âmbitos. Por isso, as razões de porque ser freelancer são muitas, tendem a aumentar cada vez mais.

Mas lembre-se: qualquer carreira ou modo de trabalho que você escolher conta com desafios. Não espere que viver de freela seja um “mar de rosas”.

Na verdade, é possível que você encontre problemas diferentes do que aqueles que profissionais CLTs se deparam.

Que tal começar a vida de freelancer? Realize um planejamento e aproveite todos os benefícios e vantagens do porque ser freelancer!

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: Como começar a ser freelancer!

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Picture of Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *