Guia do Freela

Férias escolares: pais freelas e as crianças no home office

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Índice

Posts Populares
Quer começar sua carreira Freelance?

Clique no botão abaixo e receba um checklist com o passo a passo para iniciar!

Pais freelas ou que trabalham em casa enfrentam um grande desafio quando as férias chegam: a presença das crianças no home office. 

Embora essa modalidade de trabalho seja uma realidade cada vez mais frequente, continuar sendo produtivo e eficiente enquanto os pequenos estão em casa requer preparo e adaptação.

O trabalho remoto é capaz de proporcionar melhor qualidade de vida aos profissionais. No entanto, é preciso equilíbrio para atender as demandas diárias do trabalho e as necessidades das crianças.

Infelizmente, nem todos os pais conseguem conciliar suas férias ou períodos de folga, com as férias das crianças. Também tem muita gente que não conta com uma rede de apoio com quem podem dividir as tarefas nesse período.

Se esse for o seu caso, confira algumas dicas para se adaptar às férias das crianças no home office.

A rotina é ainda mais importante

Estabelecer uma rotina para toda a família será muito importante para que o trabalho funcione quando estiver acompanhado de crianças no home office. Ter sucesso sem planejamento com horários é um dos grandes mitos do trabalho freela.

É importante estabelecer horários, principalmente durante as refeições, e impor limites para iniciar e finalizar suas atividades profissionais.

Caso seus filhos durmam até mais tarde, esse é um bom momento para agendar reuniões virtuais ou ligações telefônicas importantes. Assim, você mantém a concentração com reduzidos riscos de interrupções inesperadas.

Crianças demandam atenção e conexão, por isso, inclua pausas mais frequentes e momentos com seus filhos. Dessa forma, fica mais fácil para eles compreendam e aguentem a sua jornada de trabalho.

A previsibilidade gera maior cooperação. Porém, é importante que em seus momentos de pausa, você esteja inteiramente presente ao momento. O famoso tempo de qualidade, onde alguns minutos de plena atenção são imensamente valiosos.

Inclua seus filhos em suas atividades

Não estamos falando de apresentar as crianças enquanto você realiza uma reunião online. Mas, há atividades do próprio cotidiano que vocês podem realizar juntos.

Sempre que possível, inclua as crianças em atividades domésticas. Essa prática, além de contribuir para que desenvolvam habilidades para o futuro, proporciona momentos de cooperação conjunta.

Dessa forma, a criança se sente parte integrante e importante para a família.

Pai e filho na mesa de trabalho

Tenha um ambiente isolado para trabalho

É bastante complexo conseguir manter o foco quando há crianças demandando atenção durante o período de trabalho. 

Uma prática que pode auxiliar nessa situação é ter um ambiente próprio para realizar suas atividades profissionais. Além de proporcionar maior organização, as crianças passam a entender que, quando você estiver em determinado cômodo, não pode ser incomodado.

Dependendo da idade da sua criança, uma boa conversa é o suficiente para explicar que em determinados momentos sua atenção estará voltada para o trabalho.

Crie atividades para entreter as crianças

Entreter crianças no home office é a chave para conseguir dar conta das suas atividades profissionais com maior tranquilidade. 

Uma alternativa é disponibilizar horários para uso de telas. Porém,  esse recurso pode ser bastante prejudicial no desenvolvimento de bebês e crianças, e exige cuidado dos pais para administrar o tempo.

Para evitar que as crianças se irritem com a ociosidade, prepare brincadeiras e atividades como pintura, desenho, leitura, atividades, entre outros.

Aproveite para fazer uma rotação entre os brinquedos. Troque os brinquedos acessíveis a cada semana. Assim, é mais fácil manter a concentração, o interesse e a criatividade. 

Quebra-cabeças, peças de montar ou encaixar, brinquedos e livros de interação retém a atenção das crianças por mais tempo.

Você pode até criar um mini escritório em que as crianças no home office podem brincar de trabalhar como o papai ou a mamãe.

mãe e filha no home office

Crianças no home office: tenha flexibilidade

É claro que, por mais que haja planejamento e rotina, crianças no home office é sinônimo de flexibilidade. Afinal, as coisas poderão não acontecer conforme o planejado.

Trabalhar com os filhos no mesmo ambiente requer compreensão de todos os envolvidos. Por mais organizado que seja, intempéries como interrupções em reunião podem acontecer.

Mantenha a calma e encare as situações com leveza e bom humor. Manter a saúde mental durante esse processo de férias pode ser desafiante, mas respire fundo.

Seja compreensivo consigo mesmo, e entenda que seus filhos também estão passando por um processo de adaptação. Eles também estão com a rotina mudada, afastados da escola, dos amigos e exigindo atenção que nem sempre podem receber.

Da mesma forma que acolhe os sentimentos das crianças, acolha os seus. Quando estiver enfrentando momentos complexos, aproveite para passar alguns minutos na companhia dos seus filhos. Um abraço apertado é capaz de renovar as energias e acalmar um momento turbulento.

Dica extra: conversem

Mesmo que muitos adultos duvidem da capacidade cognitiva das crianças, se usada uma metodologia ou um linguajar que elas entendam, haverá compreensão. Por isso, converse sobre as mudanças, as rotinas e como está se sentindo.

E mais importante, quando seus filhos estiverem falando, realmente escute com atenção o que está sendo dito. 

Aproveite o momento para mostrar que você também é falho, que está cansado e vulnerável. Os dias de criança no home office são excelentes oportunidades de conexão profunda entre pais e filhos. 

E claro, se puder, peça ajuda às pessoas que confia. Se um familiar puder ficar com as crianças para que você possa resolver questões importantes, isso aliviará sua tensão e deixará os dias mais leves.

No mais aproveite, tudo é apenas uma fase, e logo seus filhos irão crescer e você sentirá falta desse período de férias.

Vem me acompanhar nas redes sociais:

Canal no YouTube: /BrunaMarzarotto

Instagram: /guiadofreela_

Obrigada e até a próxima!

Leia também: 5 dicas para montar um home office

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Bruna Marzarotto
Bruna Marzarotto
Designer e redatora freelancer, apaixonada por viajar. Compartilho as delícias (e umas poucas dores) de trabalhar como freelancer e o que você pode fazer para ter esse estilo de vida.
Posts Relacionados
Homem com semblante preocupado enquanto olha para a tela do notebook. Com uma mão ele segura o mouse, e com a outra apoia a cabeça. Ele está sentado em uma cadeira, em frente a uma mesa. Ao fundo, uma sala de estar.
Carreira freela
Não consigo freelas, e agora?

Você preparou seu portfólio, se cadastrou em sites freelancers e, ainda assim, está dizendo “não consigo freelas”? Calma, tem solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *